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Entenda que ao exercitar o abdômen é possível conquistar muito mais benefícios além da estética.

    

Abdomen | Fitmoda

    

Transformar o abdômen em um shape perfeito é um dos maiores desejos entre homens e mulheres de variadas idades. O sonho que não se restringe à grupos específicos, só se torna real com as práticas de exercícios físicos.

Sendo assim, a maioria das pessoas que ingressam em academias possuem com o principal objetivo a mudança de aparência.

Contudo, entre a perda de peso e a tonificação de músculos, a prática de atividades garante outros excelentes favorecimentos à saúde.

Esta zona corporal tão cobiçada é uma das mais difíceis de serem trabalhadas, isso porque toda gordura extra do corpo tende a se acumular nesta mesma localidade.

Ainda que temidos por muitos, os exercícios abdominais são considerados importantes quando realizados com eficácia, isso porque trabalham toda a musculatura abdominal.

Neste grupo estão inclusas camadas musculares internas e externas, divididas por oblíquo externo e interno que são essenciais para manter a postura.

O transverso do abdômen é responsável por fortalece a coluna vertebral, estabilizando a lombar.

Já o reto abdominal e piramidal fortalece a região pélvica e aumentam a pressão intra-abdominal, facilitando a expiração, micção, defecação, entre outras.

Além disso, toda essa musculatura junto com a da lombar formam o famoso cinturão pélvico, que influencia diretamente na estabilização da área lombar e no controle do posicionamento do tronco no determinado ponto.

    

Qual a importância de exercitar o abdômen?

    

Apesar das muitas queixas de dor e de ser um exercício sem muita dinâmica, treinar o abdômen é indispensável, porque atrás da parede abdominal se encontra algumas partes vitais do nosso organismo.

Logo, é necessário manter a tonicidade muscular da região por exercer a função que protege os órgãos internos da cavidade abdominal.

O conjunto da musculatura abdominal possui três funções básicas que estruturam a base corporal ao manter a movimentação da coluna lombar, sustentar as vísceras e manter o equilíbrio e postura.

A estabilização da coluna é a principal, pois previne lesões musculares e discais, visto que se utiliza a coluna a todo tempo, em diversas atividades realizadas ou até mesmo sentados.

A rotação do tronco é mais uma função dos músculos abdominais, considerada como um dos pilares do movimento, destaca relevância tanto nas atividades de vida diária quando na prática de esportes.            

A flexão do tronco é a função mais comum, exercitando os abdominais infra e supra oblíquo e o reto abdominal.

Vale ressaltar a extrema importância em manter esses músculos fortes, já que é na região abdominal que se encontra o centro da gravidade no nosso corpo, e com isso todos os músculos devem ser exercitados por igual, a fim de evitar desvios posturais.

Muitas das vezes, existem queixas de dores ou qualquer outro problema por falta de exercícios que trabalhem o fortalecimento desta área. 

Basta separar um tempinho para realizar esses treinos bem simples que podem ser feitos em casa sem qualquer tipo de impedimento.

A prática que é habilitada para ser feita até mesmo todos os dias, pode ser acompanhada de um bom alongamento.

Sabendo disso, a Fitmoda selecionou uma série de exercícios para você fazer em casa e incluir no seu dia a dia, sem que haja a necessidade nem mesmo de equipamentos específicos.

Assim é possível dar continuidade aos teus objetivos e também bem-estar a quem não costume de se exercitar, sem que haja desculpas de pandemia, tempo ou até mesmo dinheiro.

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Com o seu modelo fitness mais confortável, fique em alerta aos seguintes exercícios para praticar as dicas de treino da semana 2 e melhorar o condicionamento físico de seu abdômen.

 

Abdomen | Fitmoda

Exercício 1:  A elevação pélvica trabalha os glúteos, o abdômen e a lombar.

 

Abdomen | Fitmoda

Exercício 2:  O reto do abdômen é um exercício que visa diretamente o abdômen.

 

Abdomen | Fitmoda

Exercício 3: A prancha expõe foco nas regiões dorsal, abdominal e a do quadril.

 

Quais são os benefícios em ter uma boa musculatura abdominal?

 

Quando a musculatura abdominal está fraca, ela apresenta diversos pontos de interferência na boa saúde e no bem-estar do indivíduo.

 

EQUILÍBRIO POSTURAL

 

A região abdominal conserva um importante papel no equilíbrio postural da coluna, essencialmente na região lombar. Uma musculatura abdominal forte é capaz de equilibrar ou compensar problemas como uma híper-lordose.

 

SUSTENTAÇÃO VICERAL

 

A capacidade do ser humano de se manter em pé aumenta a pressão intra-abdominal, por isso é fundamental ter uma boa estrutura de parede abdominal.

 

EFICIÊNCIA RESPIRATÓRIA

 

Durante o processo respiratório, principalmente na fase de expiração, momento em que ela é mais forçada, a influência de uma boa musculatura abdominal capacita o aumento da eficiência respiratória.

 

EFICIÊNCIA NO PROCESSO DIGESTIVO

 

Uma musculatura abdominal forte com tonicidade facilitará a defecação durante o processo digestivo.

 

PREVEÇÃO CONTRA AS DIÁSTASES

 

Existe uma teoria que se baseia na veracidade de que músculos abdominais trabalhados ou fortes impediriam o aparecimento de diástases em gestantes.

 

PREVENÇÃO CONTRA TRAUMATISMOS NO BAÇO E NO FÍGADO

 

Em esportes de contato, como artes marciais, na qual, pancadas na região do tórax e abdominal são comuns, a musculatura abdominal trabalhada atuaria como uma cinta protetora para as vísceras, evitando a ruptura destes órgãos.

 

PROTEÇÃO E PREVENÇÃO AO APARECIMENTO DE HÉRNIAS

 

Na região abdominal, mais especificamente na linha alba (aponeurose que divide o reto abdominal em direito e esquerdo), e na cicatriz umbilical, é o local onde ocorre a maior incidência de hérnias.

Assim, presume-se que um músculo abdominal, com o tônus que é elevado, dificilmente permitiria à sua aponeurose um afastamento.

 

MELHORIA ESTÉTICA

 

Este é o fator que recebe grande atenção e busca nos exercícios abdominais através dos programas de treino, embora atrás dessa razão, se conquiste outros benéficos importantes para a saúde.

 

Conclusão

 

Agora que você sabe da grande valia de exercitar os músculos do abdômen, que tal investir nas dicas aqui aponta pela Fitmoda para treinar em casa?

Como a maioria dos desafios que a vida nos propõe, todos exigem esforço e dedicação, assim como a regularidade de treino do abdômen.

Seja qual for a meta, é necessário focar com disciplina, praticar exercícios regularmente, além de ter uma dieta balanceada para acompanhar as finalidades.

Não tenha medo de tentar, por mais que essas metas demandem força e condicionamento, os resultados são muito satisfatórios e valem super a pena, não apenas para o seu visual, mas também para a sua saúde!

A Fitmoda sempre estará ao teu lado para que você alcance os seus maiores propósitos e conquiste cada vez mais o conforto de ter qualidade de vida.

Gostou do nosso artigo? Então aproveite e veja também:

Dicas de exercícios para fazer em casa

Agachamento [Exercícios para definir glúteos e pernas]

Bumbum na Nuca

Treinamento funcional do CORE

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