Compartilhar

    

6 receitas fáceis

    

A oportunidade de alongar a coluna, garante ao praticante inúmeros benefícios para a sua manutenção corporal. Deste modo, os exercícios específicos são considerados de suma importância para uma rotina que requer bem-estar.

O alongamento nada mais é do que um conjunto de posturas que exige um posicionamento estático para que o músculo se mantenha em extensão máxima durante a atividade.

Por tanto, para muitos especialistas, o alongamento é visto com um exercício imprescindível não apenas para quem cumpre uma rotina de treinos.

Alongar é dar vida e movimento aos músculos, para que eles se expressem a fim de se precaver de futuras complicações e dores indesejadas.

Considerando que toda a estrutura corporal é sustentada pela coluna, mostraremos a seguir, neste artigo tamanha relevância e benefício de manter regular os exercícios de alongamento de coluna.

Conte com a Fitmoda para ter os melhores looks para os seus exercícios diário de alongamento!

Qual a importância do alongamento para a coluna vertebral?

     

Alongamento da Coluna

     

Pessoas que possuem uma rotina muito intensa, com uma jornada em que se trabalha muito tempo em pé, as que pegam muito peso ou até mesmo as que dispõe de maus hábitos posturais, tendem a causar dores crônicas além de deformações definitivas na coluna vertebral.

Nestes casos, o alongamento busca aperfeiçoar e preservar a flexibilidade muscular, pois ao realizar a prática diariamente, há a contribuição para o estiramento das fibras musculares. Tal processo se dá através da temperatura dos músculos.

Quanto mais se pratica o alongamento em uma determinada região específica do corpo, maior será a flexibilidade daquele local. Isso ocorre uma vez que o exercício de alongamento estimula o fluxo de articulação.

Sabendo disso, é sempre bom recordar de que existem muitos músculos situados na região das costas. Estes alteram e beneficiam a postura e também são responsáveis por movimentar membros como braços, ombros e pescoço.

     

Prevenção de lesões

Executar regularmente o alongamento, é fundamental principalmente para quem pratica esportes, pois os músculos são preparados para suportar melhor as tensões diárias.

     

Fortalecimento da coluna

Um dos maiores benefícios do alongamento é o fortalecimento da coluna, essa é a principal razão pela qual a atividade que não se restringe somente à atletas.

Recomenda-se à todos que se pratique o alongamento diariamente para que a região seja tonificada, prevenindo de lesões e mal estar, uma vez que a coluna é uma das elementares partes de sustentação do corpo.

     

Reduz tensões musculares

É muito importante que o atleta atinja uma consciência corporal e para isso, ele deve procurar sempre alongar antes do treino para que os músculos fiquem mais flexíveis e consequentemente sejam minimizadas as dores musculares.

Aqui vale a dica de se hidratar em todos os períodos que envolvem o alongamento, ou seja, antes, durante e depois de executá-lo.

     

Melhora da qualidade do sono

Conforme já citado, quando nos alongamos, os músculos são irrigados pelos estímulos ativados através do fluxo das articulações.

Sendo assim, o stress diário que faz com que os músculos fiquem mais rígidos e contraídos, propiciando a tensão é relaxado, facilitando um sono restaurador, tranquilo e confortável.

     

Aumento de energia

Uma das razões para o cansaço e para que nos apresentemos menos dispostos e lentos para algo, são os músculos contraídos.

 Através do alongamento diário, o corpo cria uma espécie de alerta que ativa a mente para que haja o aumento de energia naturalmente durante o dia.

     

Melhora a postura

Com o alongamento diário a coluna se fortalece ajudando na estruturação de uma boa postura, reduzindo a tensão muscular e corrigindo vícios que provocam lesões e dores crônicas naquela região.

     

Ativação da corrente sanguínea

Os alongamentos acabam por potencializar os músculos ao ativarem os fluxos da corrente sanguínea ué irrigam e nutrem os músculos.

 Esse processo é importante para que sejam feitas recuperações breves de lesões de vários níveis e também para que se evite que a carência da boa corrente sanguínea ativa desencadeie uma série de problemas de saúde.

     

Como fazer alongamento para a coluna?

     

Alongamento da Coluna

     

O primeiro ponto que deve ser levado em consideração, é que o alongamento apenas surte efeito quando exercitado constantemente, de preferência todos os dias.

Para os atletas, os exercícios devem ser feitos antes e depois das atividades físicas, salvo a musculação, pois os exercícios reduzem a força do músculo por se apresentarem frios e relaxados.

É comum sentir o músculo esticado, entretanto é preciso se atentar para que não seja forçado além do limite prejudicando a coluna de uma outra forma. Caso sinta dor ou formigamento, é necessário consultar um fisioterapeuta para que ele te indique o tratamento necessário.

- Alongamento para a lombar : Basta sentar com os joelhos dobrados simulando as asas de uma borboleta e inclinar-se para frente encostando o peito nos pés alongando a lombar.

- Alongamento da coluna: Deite-se no chão de barriga para cima e com as pernas esticadas. Após cruze dobrando a perna direita até o joelho, passando por cima do lado esquerdo do corpo, levando o joelho direito em direção ao chão por, pelo menos, 20 segundos em ambos os lados.

- Alongamento para as costas: Para realizar este alongamento é preciso usar algum móvel como base fixa, ele deve ser parecido com as barras de alongar das academias. O primeiro passo é se posicionar em frente ao móvel e esticar os braços. Caso julgue necessário, dobre levemente os joelhos, para deixar as costas bem retas.

Escolha aqui na Fitmoda uma roupa adequada para você alongar, que possibilite a execução de todos o movimentos necessários!

     

Qual o melhor alongamento para coluna?

Não há como definir um alongamento superior aos demais, isso porque cada alongamento é específico, visando contribuir com as funções que cada área se propõe.

     

Alongamento para a coluna dorsal

     

Alongamento da Coluna

     

Perfeitos para aliviar a dor que afeta o meio das costas trazendo alívio imediato dos sintomas.

A dica para alongar e reduzir a dor é apoiar mãos e joelhos no chão e tentar encostar o queixo no peito e forçar as costas para cima ou, sentar com as pernas dobradas, elevar um braço como mostra a imagem abaixo. Permanecer nesta posição por 20 segundos.

Outra forma de exercitar a coluna dorsal é afastar as pernas do chão, enquanto levanta os braços juntando-os em cima da cabeça, inclinando o corpo para o lado direito e depois para o lado esquerdo sentindo o músculo esticar, ficando 30 segundos em cada lado da posição.

     

Alongamento para a coluna lombar

     

Alongamento da Coluna

     

Recorde de queixas, para quem busca aliviar a terrível dor no fundo das costas que surge devido ao cansaço ou esforço de levantamento de pesos, ou durante a gravidez, deve realizar os seguintes exercícios;

Sentar em cima das pernas com o joelho dobrado, inclinando o corpo para frente encostando o rosto o mais próximo do chão, por 20 segundos.

Outra opção é deitar encostando as costas inteiras no chão, colocando os joelhos dobrados e os pés apoiados no chão e levar um joelho até ao peito durante 30 a 60 segundos, repetindo depois para o outro joelho e finalizando com os dois.

     

Alongamento para a coluna cervical

     

Alongamento da Coluna

     

Essa região da coluna, geralmente, apresenta-se com muita tensão, uma vez que há uma tendência, em muitas pessoas, de curvar a cabeça para frente e consequentemente o pescoço também, levando à uma postura errada e constante.

Por isso, esses alongamentos ótimos para aliviar a dores no pescoço, ombros e na parte superior das costas, que costumam a ficar muito rígidas devido ao cansaço ou esforço do dia a dia.

Um excelente alongamento neste caso, é colocar a mão na cabeça e segurar firme por 30 segundos em cada posição entre a frente, laterais e atrás.

Além da rotação da cabeça, flexão e extensão podem ser exercícios recomendamos neste tipo de alongamento.

     

Alongamento para a coluna torácica

     

Alongamento da Coluna

     

A região torácica da coluna é a parte que engloba maior mobilidade de toda a coluna. Por isso, geralmente é uma região que tensiona com mais facilidade.

 Está área associada com dores localizadas em algumas regiões, sobretudo dor no ombro. Desta forma, quando realiza movimentos os o ombro, ele desliza sobre a caixa torácica utilizando todo o músculo da região.

Pilates é um dos maiores incentivos neste caso, entretanto um exercício indicado que é pode se realizar em casa, é sentar com os joelhos cruzados e elevar os brações esticando o máximo possível.

     

Respeite o seu corpo e peça a ajuda de profissionais

     

Alongamento da Coluna

     

Qualquer tipo de atividade deve respeitar os limites do corpo, sendo assim, com o alongamento não é diferente. O objetivo do alongamento é prevenir e não prejudicar ou agravar qualquer tipo de situação.

Caso as dores persistem ou você tenha algum tipo de lesão, é fundamental que se procure a ajuda de um especialista para que ele possa resolver o problema de forma correta e assertiva.

O alongamento é um dos exercícios iniciais mais utilizados nas sessões de fisioterapia, além disso pode-se contar com a ajuda de outros profissionais com técnicas de fortalecimento muscular entre outras para melhorar o seu desempenho e condicionamento físico.

     

Dica extra

Durante os movimentos não esqueça de inspirar e expirar corretamente, a respiração auxilia um melhor alongamento, fique atento a todo processo do corpo, não bloqueie sua respiração, deixe o ar entrar e sair livremente.

     

Conclusão

     

Alongamento da Coluna

     

O alongamento de coluna é muito indicado por médicos e especialistas, por variabilidade todo o tipo de pessoa que queira mais qualidade de vida e bem-estar na rotina.

A prática tem capacidade além de nutrir o corpo, tem poder de elevar a mente, uma vez que libera toda a tensão no músculo acumulada, deixando as atividades do dia a dia mais leves de serem conduzidas.

Que tal fazer do alongamento um costume no seu cotidiano? O dia pode começar e terminar de uma forma inesperada, porém positivamente!

A Fitmoda continua te apoiando para que você se cuide cada vez mais e transformando seus hábitos em vida feliz e saudável!

Continue aprendendo aqui sobre os benefícios dos exercícios e os aspectos que complementam sua prática. Confira esses outros artigos que separamos para você:

Aquecimento e Alongamento: Diferença, Importância e Benefícios

Tudo sobre o Yoga

Confira o que comer antes e depois do treino

Verdades sobre a Barriga Definida

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Artigos Relacionados
Recomendamos para você
Glossário
Segurança
  • Norton Secured
Formas de Pagamento
Credibilidade
Baixe o APP grátis!
Não vai ocupar espaço no seu telefone.
Abrir Whatsapp