Compartilhar

 

Com o passar dos anos, a mudança de hábitos em busca de uma melhora na qualidade de vida, tem sido um comportamento cada vez mais idealizado pelas pessoas.

Ter uma boa alimentação, praticar atividades físicas e dispor de boas horas de sono são um dos segredos básicos presentes na lista de recomendações. Mas você o poder do alongamento?

A atividade é um tipo de exercício físico orientado que auxilia na manutenção ou na melhora da flexibilidade do corpo.

Indispensável na execução prévia de qualquer tipo de treino, o alongamento é uma espécie de preparação do corpo, uma vez que ele promove o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento e consequentemente, a flexibilidade.

Desta forma, o corpo fica capacitado para maior movimentação das articulações comandadas pelos músculos, interferindo diretamente no bom funcionamento corporal, provocando maior desenvoltura elástica e veloz, além de prevenir lesões.

Essencial para o aquecimento e relaxamento dos músculos, essa deve ser uma atividade incorporada ao exercício físico, mas tapeia o pensamento de que apenas quem treina precisa alongar.

 O alongamento é democrático, por isso qualquer pessoa pode aprender e se habilitar a fazer, independentemente da idade ou flexibilidade que corresponde a uma pessoa ativa ou com um certo nível de sedentarismo.

No artigo de hoje, aprenderemos a devida importância do alongamento diário. Exercícios que que podem ser vistos como simples, mas que atuar diretamente no bem-estar de qualquer pessoa que pratica com regularidade.

 

Como começar a alongar?

   

Alongamento | Fitmoda

   

Não existe mistério, começar a alongar é mais simples do que se imagina! O importante é ter em mente que se a finalidade é conseguir os efeitos positivos, a prática tem que ser constante, de preferência todos os dias.

O praticante deve estar atento à informação de que não é normal sentir dores durante o alongamento. Sendo assim, forçar o exercício potencializa as chances de causar lesões nos músculos e tendões.

Lembre-se, respeitar os seus limites é estar consciente e responsável sendo coautor da própria vida!

A dica é seguir as orientações de um educador físico ou um fisioterapeuta. Tais profissionais possuem total capacitação para instruir a maneira correta de se aplicar os exercícios de acordo com a funcionalidade e resolução das metas pré-estabelecidas.

Alongar é tão importante, pois além de qualificar e gerar aptidão para o dia a dia, seus benefícios são favoráveis à prevenção e de lesões ou até mesmo o reparo das mesmas.

A maneira com que se é conduzido o exercício, indicará se ele está sendo executado de forma correta.

Inicialmente é preciso manter a calma, relaxando o corpo, inspirando pelo nariz e expirando pela boca, até equilibrar tudo.

Além disso, é crucial o uso de roupas adequadas, pois elas são inteiramente responsáveis pela execução com qualidade dos movimentos. A tecnologia dos tecidos de peças fitness permitem um melhor desempenho de qualquer atividade física.

 

Confira aqui looks de moda fitness para começar a alongar!

 

A recomendação é iniciar o alongamento pelos músculos primários que são o superior das costas, peitoral e posterior das coxas e glúteos, pois eles são os que contribuem com mais foco na execução dos movimentos.

Depois alongue os músculos auxiliares ou secundários como os músculos das mãos e dedos e dos bíceps.

Conheça que cada função do alongamento apresenta técnicas específicas entre os exercícios. Estas estão identificadas por estático, dinâmico, isométrico e passivo.

 

  • Dinâmico - exercícios realizados com a presença de movimentos.
  • Estático – estes priorizam a flexibilidade e devem ser executados apenas após o aquecimento.
  • Isométrico – o alongamento associado à força muscular.
  • Passivo – movimentos realizados com força externa.

 

A partir disso, indicaremos a seguir algumas posturas primárias que facilitarão nos métodos adotados para começar a se alongar.

 

Em pé

   

Alongamento | Fitmoda

   

  • Segure um dos pés de encontro ao bumbum, alongando o Quadríceps. Realize em ambos os lados.
  •  De pernas estendidas, leve o tronco à frente, como se fosse encostar as mãos no chão, alongando a parte posterior das coxas, pernas e coluna.
  • Suba num degrau, apoie a metade dos pés forçando os calcanhares para baixo, alongando a parte posterior das pernas.
  • Estenda os braços à frente entrelaçando os dedos e curvando as costas. Assim, você irá alongar os braços e as costas.
  • Passe os braços para trás do corpo, cruzando os dedos e alongando o peito.
  • Puxe o pescoço para o lado, alongando o Trapézio (músculo do pescoço). Troque o lado e repita o exercício.
  • Entrelace os dedos atrás da nuca e force a cabeça para baixo, encostando o queixo no peito. Você irá alongar a cervical.
  • Gire a cabeça para um lado e depois para o outro lado.
  • Eleve o braço para cima e para a lateral, alongando a lateral do corpo.
  •  Estenda um braço à frente e com a outra mão puxe o braço estendido para dentro (em cima do peito), alongando o músculo do ombro.
  •  Estenda um braço à frente com a palma da mão voltada para frente e os dedos voltados para baixo. Com a outra mão, puxe os dedos para trás alongando o antebraço e Bíceps (músculo do muque). Troque o lado.
  • Estenda um braço com o dorso da mão voltado para frente. Com a outra mão, puxe os dedos para você, alongando o antebraço. Troque o lado.

 

Sentado

   

Alongamento | Fitmoda

   

Sente com as pernas afastadas. Leve o tronco à frente, coluna reta e braços estendidos, alongando a coluna e os músculos adutores (parte interna das coxas).

 

Deitado

   

Alongamento | Fitmoda

   

  • Deite de barriga para cima. Flexione as pernas e cruze uma sobre a outra. Segure a perna de baixo, puxando as duas pernas de encontro ao peito, alongando o glúteo (músculo do bumbum). Troque o lado.
  •  Descruze as pernas. Segure nos joelhos, trazendo-os de encontro ao peito, alongando a coluna.

 

Você sabe quais são os benefícios do alongamento?

   

Alongamento | Fitmoda

   

Para que se entenda tamanha importância, imagine o alongamento antes do exercício como se fosse um elástico.

Se manuseado sem os devidos cuidados, aplicando mais força do que se suporta, expõe vulnerabilidade com grandes chances de arrebentar.

A ideia acontece desta mesma forma em comparação ao nosso corpo. Caso não haja uma preparação prévia, ao se exercitar, os músculos estarão sujeitos a sofrerem um rompimento.

Enfatiza-se que o corpo humano é muito dependente dos músculos para determinadas atividades como locomoção, pensamento, comunicação, linguagem falada, escrita ou corporal.

Assim, umas das suas principais contribuições, é fazer com que o organismo funcione de forma estabilizada, conduzindo energia até as áreas em que eles mais atuam em favor da movimentação e da força.

O alongamento é indispensável para um bom preparo de um corpo que irá sequencia uma série de atividades, mas ele não se restringe aos atletas, pois a atividade coleciona muitos benefícios.

Logo, veja a seguir as vantagens de apostar nos exercícios de alongamento diários em favor de bons hábitos que podem transformar os seus dias garantindo uma maior qualidade de vida.

 

 Melhorar a postura

 

É preciso se conscientizar para adequar e obter melhora nos hábitos de postura. O alongamento regular reduz a tensão dos músculos evitando todo o desconforto que pode surgir decorrente de uma má postura.

 

Aumentar a flexibilidade

 

O alongamento é um dos principais fatores na ajuda da flexibilidade dos músculos, por isso o desempenho nas atividades físicas e diárias se tornam mais satisfatórias.

Assim são resguardados, mantidos e favorecem a recuperação da elasticidade que geralmente diminui com o passar dos anos.

 

Permitir movimentos amplos

 

Com o ganho o ganho de maior flexibilidade, as chances de melhores desempenhos tornando as atividades mais duradouras são maiores.

Desta forma, facilita atingir a meta pré-estabelecida com devido equilíbrio acrescido da alta qualidade dos movimentos executados durante todo o processo.

 

Ativar a circulação sanguínea

 

Os alongamentos diários deixam os fluxos sanguíneos mais ativos, pois irrigam com maior potencialização os músculos, o que é devidamente importante para a prevenção e recuperação de lesões musculares de forma mais rápida.

Por outro lado, a carência de uma boa circulação sanguínea pode acarretar em diversos problemas de saúde.

Problemas como varizes, tromboses, entupimentos das artérias, úlceras varicosas, câimbras, baixo libido ou disfunção erétil, queda de cabelo e enfraquecimento das unhas ou até mesmo a baixa capacidade de concentração, podem ser evitados com o alongamento regular. 

 

Ajudar no relaxamento

 

Durante o alongamento é ativado em nosso corpo uma sensação de prazer que contribui para o relaxamento do corpo e alívio da tensão muscular, que muitas das vezes é a principal responsável por dores nas costas, pescoço e cabeça e também de todo estresse do dia a dia.

 

Conclusão

   

Alongamento | Fitmoda

   

Agora que você já sabe o quanto o alongamento pode ser prazeroso e influente para que se tenha dias melhores, que tal introduzi-lo na sua vida tornando esses exercícios um hábito contínuo?

Com toda a certeza, o seu corpo irá agradecer a esse cuidado, no presente e nos anos futuros!

Separe um pequeno tempo e de preferência, pratique o alongamento pela manhã. Logo, você irá perceber toda a diferença, até mesmo pelo modo em que o dia transcorre. É restaurador!

Não deixe para depois o que se pode começar agora. Escolha aqui o seu look para começar a zelar por sua saúde!

A Fitmoda sempre estará ao seu lado nos melhores momentos, acompanhando passo a passo da sua evolução em favor de uma boa saúde!

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Artigos Relacionados
Recomendamos para você
Glossário
Segurança
  • Norton Secured
Formas de Pagamento
Credibilidade
Baixe o APP grátis!
Não vai ocupar espaço no seu telefone.
Abrir Whatsapp