Compartilhar

Se o corpo é a principal ferramenta que nos permite movimento e expressão, temas como qualidade de vida e hábitos saudáveis se tornam evidências. Sendo assim, a prática de atividades físicas, torna-se rotineira sem limitar gênero tampouco idade.

Com o passar dos anos, a identificação por exercícios deixou de ter apenas foco estético, para assumir também o importante papel de melhorar do condicionamento físico. 

Cada vez mais, as pessoas compreendem que uma boa alimentação junto à prática de exercícios proporciona benefícios para uma vida melhor e duradoura.

Sendo assim, é preciso se manter ativo por toda a vida a fim de conter problemas específicos e desfrutar de uma vida mais plena e feliz.

Neste artigo, iremos abordar a importância de praticar atividades físicas na terceira idade e dar dicas de como adotar esses métodos que podem transformar a vida de quem já se encontra na melhor idade. Continue a leitura e confira!

     

Conheça aqui os melhores looks Fitmoda para inserir a atividade física na sua rotina e ganhar mais qualidade de vida!

     

Envelhecimento saudável 

     

Envelhecer é uma característica natural e involuntária da vida como um todo. Tal processo sofre transformações irreversíveis ao decorrer do tempo, de forma que se faz necessário a busca por um equilíbrio entre o envelhecimento biológico e psicológico. 

O envelhecimento na maioria das vezes não é visto com boa aceitabilidade, por ser considerado por muitos como uma fase estritamente inválida da vida. Esse ponto de vista se dá, devido às limitações se tornam mais aparentes comparadas as fases anteriores. 

É no envelhecimento que ocorrem as transformações mais perceptíveis. O corpo começa a apresentar perda de massa e força muscular, além de minimizar a produção hormonal junto com a falta de reflexos e a lentidão no poder de reação. 

Sendo assim, a prática de exercícios físicos é vista como uma oportunidade de retardar os efeitos desta fase, garantindo maior capacidade funcional para as pessoas de terceira idade consequentemente a melhora da qualidade de vida dos mesmos.

     

Qual a importância da atividade física na terceira idade?

     

Musculação | Fitmoda

     

Os exercícios na terceira idade se mostram relevantes, uma vez que assegura uma série de benefícios em favor da saúde do idoso. As vantagens são diversas entre os campos físico, mental e social de forma a contribuir com uma rotina mais ativa dessas pessoas. 

Logo, é de suma importância se exercitar para que haja uma manutenção efetiva dos sistemas e assim fazer com que a etapa do envelhecimento transcorra de forma bem-sucedida para amenizar os efeitos mais severos dessa fase da vida.

Em vista disso, confira os principais benefícios da prática de exercícios físicos na terceira idade na lista abaixo:

     

  • Melhora do condicionamento físico e consequentemente a disposição
  • Melhora da qualidade do sono
  • Diminuição da ansiedade e do estresse
  • Ampliação do contato social
  • Controle do peso
  • Melhora na mobilidade e no equilíbrio
  • Melhora no controle da pressão arterial
  • Preservação dos ossos e articulações
  • Melhora dos quadros de dor em geral
  • Promoção da independência e autonomia
  • Prevenção de doenças causadas pelo sedentarismo

     

Como começar a se exercitar?

     

Conforme já visto, são numerosos os incentivos para iniciar uma atividade física.

Os resultados se demonstram sempre positivos, de modo que nunca se é tarde para começar a usufruir desses benefícios.

Aos que não estão adeptos à uma atividade regular, primeiramente devem ser submetidos a uma avaliação médica a fim de checar e levantar diagnósticos de todo o panorama da saúde.

Após a ficha médica de acordo com o aval do profissional, o praticante poderá procurar por aulas experimentais para descobrir o seu verdadeiro interesse pela a atividade do mesmo modo se tal exercícios atendem suas necessidades e aptidões físicas.

Outra dica é iniciar com moderação qualquer exercício, respeitando os limites para atingir os progressos dos exercícios com cautela.

Apostar em uma boa alimentação, ingerir bastante líquido e dormir bem são outros pontos básicos para quem deseja atingir a meta de se cuidar e atingir a longevidade.

Portanto, não se esqueça de realizar qualquer atividade com acompanhamento especializado, de profissionais como educadores físicos, fisioterapeutas, nutricionistas ou até mesmo médicos especializados, para que se evite desconfortos, dores e lesões.

     

Quais são os exercícios mais indicados?

     

As atividades recomendadas para o público da terceira idade, não são limitadas a poucas opções.

Com a orientação e vigilância de um profissional, é possível encontrar algum tipo de esporte que se direcione a uma prática mais eficaz e segura.

Veja a seguir algumas seleções:

     

Caminhada

     

Musculação | Fitmoda

     

Considerada por muitos como o exercício ideal, pela facilidade de execução e seus benefícios, a caminhada ajuda a prevenir problemas como a obesidade, por ajudar a reduzir os níveis de colesterol.

Além disso, ela favorece a melhorar as articulações, ativando a circulação sanguínea que consequentemente ajuda na capacidade cardíaca e pressão arterial, prevenindo de ataques e problemas do coração. 

Ao caminhar diariamente é possível tonificar os músculos e fortalecer os ossos, aumentando a energia, controlando o peso, atingindo uma qualidade de sono que proporciona o bem-estar físico e mental.

     

Dança

     

Musculação | Fitmoda

     

Além dos prazeres com ao se manter em contato com a música, a dança permite o exercício de muitos grupos musculares objetivos e que propiciam agilidade, coordenação motora e aeróbica, flexibilidade e equilíbrio.

Muitas vezes na companhia de um parceiro ou por ser pertencente a um grupo social, a prática pode estimular o convívio que permite maior interação com pessoas de outros ciclos, que pode refletir na autoestima do idoso ao alcançar estados emocionais positivos. 

     

Musculação

     

Musculação | Fitmoda

     

Condicionar exercícios aeróbicos com exercícios de musculação contribui positivamente para a saúde. 

A musculação ajudar a aumentar a massa óssea e a força ao tonificar os músculos e também soma para todo o desempenho físico em geral.

Como resultado, a atividade ajuda a prevenir o avanço de limitações do corpo e ainda contribui para o alívio de dores crônicas provenientes da idade. 

Mas vale ressaltar, que a musculação deve ser feita com a supervisão de um profissional da área que irá designar quais exercícios devem ser feitos para atingir os objetivos de acordo com o praticante. 

     

Alongamento

     

Musculação | Fitmoda

     

O alongamento também aparece na lista como opções simples e eficaz para melhorar a qualidade de vida dos idosos. A atividade contribui para a flexibilidade, o equilíbrio e o fortalecimento da musculatura.

Uma opção é o pilates, método que já conquistou a muitas faixas etárias, por trabalhar o corpo com movimentos que fortalecem a musculatura e a estrutura óssea.

A atividade pode ser realizada em estúdios específicos para a prática, sob a supervisão de um profissional capacitado.

O yoga é outra atividade que envolve o alongamento é exercícios de respiração com a finalidade de equilibrar a mente, as energias sutis através do alimento dos centros de forças, os chakras.

     

Atividades aquáticas

     

Musculação | Fitmoda

     

Os famosos exercícios físicos na água são a verdadeira atração para o público em específico.

A natação e a hidroginástica, propiciam o fortalecimento dos músculos e melhoram a saúde cardiovascular e respiratória.

A água pode ser um grande aliado visto que têm como vantagem o impacto reduzido pela durante a prática.

Elas também podem diminuir em grandes proporções o estresse nas articulações.

     

Profissionais especializados

     

Musculação | Fitmoda

     

Devido as características que se apresentam durante a fase do envelhecimento, o aconselhável é sempre procurar o auxílio de profissionais especializados, para que se evite problemas futuros que podem ser irreversíveis.

Atente-se às roupas adequadas

     

Musculação | Fitmoda

     

Já sabemos que aquela malha mais antiga, não é o look ideal para praticar atividades físicas. Com o desenvolvimento das indústrias têxteis, se exercitar ficou ainda melhor com os recursos que previnem a saúde e também reforçam o conforto da liberdade dos movimentos.

Conheça os produtos Fitmoda e inicie já o projeto que irá melhorar a qualidade dos seus dias!

     

Conclusão 

     

Musculação | Fitmoda

     

Atualmente, com os novos modelos de vida, temos o conhecimento do quão enriquecedor para a saúde física e mental é se manter ativo através dos exercícios físicos.

As atividades que por muitos eram consideradas apenas para finalidades estéticas, ganharam vez no cotidiano das pessoas que buscam uma melhora da qualidade de vida através do bem-estar, prazer e saúde.

Nós da Fitmoda nos preocupamos em fornecer materiais de qualidade, com modelagens confortáveis e design moderno a fim de participar cada vez mais da sua rotina.

Não deixe melhorar o seu condicionamento físico, busque sempre cuidar da sua saúde! 

A expectativa de vida cada vez mais cresce com qualidade, com o auxílio dos bons hábitos adotados que envolvem uma vida ativa e uma alimentação sadia.  

Os exercícios físicos não limitam-se aos grupos da terceira idade, pelo contrário, eles fazem parte de uma fase da vida muito mais alegre! 

Continue aprendendo aqui sobre os benefícios das práticas dos exercícios e os aspectos que complementam sua prática. Leia também esses outros artigos que separamos para você:

Alongamento da coluna

Confira o que comer antes e depois do treino

Parecem saudáveis, mas não são!

Os Benefícios dos Chás

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Artigos Relacionados
Recomendamos para você
Glossário
Segurança
  • Norton Secured
Formas de Pagamento
Credibilidade
Abrir Whatsapp