Compartilhar

     

Benefícios da Corrida | Fitmoda

     

Veja que correr pode ser uma excelente alternativa para quem quer começar a se exercitar.

     

É sempre assim, a gente vive prometendo que vai fazer diferente e começar de imediato a praticar atividades físicas, mas nem mesmo as segundas-feiras têm resistido as eventualidades, não é mesmo?

Se você também faz parte desse grupo indeciso que ainda não escolheu o treino que mais combina com você, a gente tem uma dica: Que tal começar a correr?

Sabemos que nos dias atuais, as pessoas vivenciam uma rotina exaustiva e super agitada e por isso, muitas das vezes não há disponibilidade de tempo e também financeira para enfim se exercitar.

Contudo, a corrida se apresenta como um dos esportes mais democráticos do mundo. Isso porque, ela acolhe a todos os públicos, ambientes e horários a serem praticados. Além disso, correr não exige grandes recursos financeiros.

Correr é um ato libertador, visto por muitos atletas como uma das melhores formas de cuidar da mente e do corpo simultaneamente. Sendo assim, é uma das formas mais simples de proporcionar a si próprio uma melhor qualidade de vida.

Bateu a curiosidade se deve ou não optar pela corrida? Calma, a gente te ajuda a conhecer um pouco mais sobre esse esporte.

No artigo de hoje, listamos uma série de benefícios, curiosidades e cuidados que qualquer corredor, ou aspirante a corredor, precisa saber. Confira!

     

Quais são as vantagens de correr?

     

Benefícios da Corrida | Fitmoda

     

ALIVIA O ESTRESSE

 

Correr é uma forma de pôr para fora todo o estresse acumulado no dia a dia e mudar completamente o astral.

Ao movimentar o corpo em grande intensidade, os famosos hormônios da felicidade (endorfina e a dopamina), são liberados no cérebro, fazendo com que o humor mude em questões de segundos, desfazendo toda a pressão cotidiana.

Além disso, o ambiente da corrida também tem o poder de influenciar no estado de espírito do praticante. Ar fresco, lindas paisagens, são responsáveis por facilitar todo esse processo.

O hábito de correr ajuda a combater as dificuldades no dia a dia, já que prolonga o bem-estar. Por isso, quanto mais você correr, mais facilmente seu corpo se acostumará com as sensações de prazer e logo, evitar o estresse se tornará uma tarefa mais fácil.

 

MELHORA A CONCENTRAÇÃO

 

Correr exige foco, disciplina e determinação para superar os obstáculos do sedentarismo, a fadiga e controle da respiração.

Ainda, quando você percorre um trajeto, especialmente ao ar livre, precisa se concentrar nos seus movimentos por conta de todas as adversidades que os itinerários urbanos dispõem.

Desta forma, você agrega como resultado desses esforços praticamente involuntários, uma melhora na concentração na vida cotidiana.

O cérebro passa a treinar a enxergar cenários mais abrangentes, em vez de apenas considerar os pontos pequenos e negativos, além de melhor administrar as suas emoções para superar desafios.

 

ATIVA A CIRCULAÇÃO SANGUINEA

 

A corrida pode ser considerada um dos melhores treinos de cardio.

Este é um dos melhores benefícios adquiridos por corredores, pois beneficiam pessoas com hipertensão, diabetes, colesterol alto ou taquicardia, sedentárias ou acima do peso, e até mesmo pessoas com problemas cardíacos.

Embora, nestes casos de transtornos cardiovasculares é necessário consultar um especialista para receber as orientações necessárias para fazer a atividade.

Por ser uma atividade aeróbica, a corrida melhora a capacidade cardíaca, isso porque o coração é um músculo que, como os demais, precisa de estímulo para se fortalecer.

Sendo assim, corredores experientes possuem um coração mais saudável porque o órgão se esforça mais para bombear sangue durante a atividade.

Durante o repouso, a frequência cardíaca é mais baixa, já que o coração não precisa trabalhar para transportar grande demanda de sangue para o restante do corpo.

A falta de atividades de cardio tem o efeito contrário, o coração bate mais rápido em repouso, podendo aumentar o risco de doenças cardiovasculares.

 

RELAXA A MENTE

 

Já reparou que quando você tem muitos pensamentos, seus músculos ficam tensos e o coração mais acelerado? No fim do dia, pode até ter reações como a enxaqueca devido à tanta obrigação.

A corrida tem o efeito de auxiliar quando o assunto é relaxar tanto o corpo quanto a mente.

Em parte, essa sensação de calmaria que tende a se manifestar logo após a atividade física está diretamente ligada à liberação de endorfina e a dopamina no cérebro.

No entanto, o fato de você se desligar do mundo por um tempo, focando toda a atenção na corrida, também contribui para um estado mental mais tranquilo.

 

MELHORA A ATIVIDADE CEREBRAL

 

Sabemos que o cérebro funciona melhor com atividades físicas constantes. Isso porque as conexões entre a rede frontal-parietal e outras áreas, as quais estão associadas à memória e ao autocontrole, se tornam mais fortes.

Alguns estudos apontam que correr demanda uma maior capacidade cognitiva. Foi possível atestar essa informação nos corredores de longa data, que apresentam uma melhora nesta.

Outra pesquisa revela que após um longo período de corrida, aproximadamente dois meses, a flexibilidade cognitiva do corredor aumenta.

Logo, ele passa a ser capaz de se adaptar a mudanças muito rapidamente e executar diversas tarefas ao mesmo tempo.

 

DESPERTA A CRIATIVIDADE E A PRODUTIVIDADE

 

Dar uma caminhada e espairecer quando se encontrou diante de um problema aparentemente sem solução, não é apenas um conselho sem fundamento.

Quando estamos diante de percursos, além de mudar o foco das pendências e ser capaz de enxergar detalhes que passaram despercebidos frente a correria do dia a dia, é possível se encher de energia para produzir.

Ter mais disposição, significa maior produtividade em todos os âmbitos. É assim que pessoas fisicamente ativas conseguem organizar compromissos em suas agendas lotadas nos horários antes e depois das obrigações.

 

REDUZ O CANSAÇO

 

Pode parecer estranho, uma vez que você faz mais esforço físico, mas correr alivia sim o cansaço.

A explicação é bem simples, quando você se dispõe a correr, consequentemente fica mais cansado e precisará descansar mais. 

Todavia, é preciso contar com a informação que corredores cansam menos, pois ficam são mais preparados fisicamente para a rotina exaustiva.

Sempre presente, os hormônios da felicidade são os maiores responsáveis por isso. Além do bom humor, soltam uma bomba de energia no corpo, capaz de torná-lo produtivo por muito mais tempo.

Outro motivo é uma frequência cardíaca melhora numa escala absurda, aproximadamente 60 bpm.

Pessoas sedentárias precisam de mais batimentos cardíacos para o sangue circular. Assim, o organismo trabalha mais e a fadiga se torna uma constante na vida dos sedentários.

Há outros fatores, também presentes devido a um estilo de vida livre de exercícios, que colaboram para a sensação de estar sempre cansado. Uma maior produção de melatonina, hormônio do sono, é um deles.  

 

MINIMIZA DOS SINTOMAS DE ANSIEDADE

 

Recomenda-se que pessoas ansiosas pratiquem alguma atividade física. S escolha pela corrida é uma das melhores alternativas para ajudá-las a cuidar da saúde mental, já que sabemos que a atividade acalma a mente, produz hormônios bons e reduz o estresse.

Como a ansiedade cresce com pensamentos caóticos e mau humor, faz todo o sentido querer tirar os velhos tênis do armário e já começar a correr.

Uma dica para os ansiosos é começar a atividade de forma solitária. Atualmente, existem muitos grupos de corredores na internet, porém, o compromisso de encontrá-los e acompanhar o ritmo de pessoas mais experientes pode acabar desestimulando e tornando propenso os sintomas de ansiedade.

Por isso, comece no seu próprio ritmo em um local agradável e, quando estiver confiante em suas próprias habilidades, procure grupos afins para se manter motivado.

 

AUMENTA A AUTOCONFIANÇA

 

Todos que começam a correr percebem não apenas uma melhora no desempenho físico, mas na autoestima e autoconfiança. Além das questões biológicas, à medida que você melhora em uma atividade, conquista também segurança em si mesmo.

Os resultados do ganho de experiência sempre são grandes motivadores! Eles alimentam a vontade de querer mais objetivos, assim que se supera metas anteriores.

A autoconfiança alcançada através da corrida logo se espalha para outras áreas de sua vida.

 

MELHORA O HUMOR

 

Para muitos, o humor é algo difícil manter no dia a dia, uma vez que as situações rotineiras provocam oscilações no estado de espírito.

Neste caso, a melhor alternativa para a saúde mental é através da corrida. Uma vida bem humorada é emocionalmente e fisicamente mais saudável, já que sem estresse, todo tipo de risco de doença é reduzido.

Correr afasta o mau humor, possibilitando que você cultive um estado emocional mais equilibrado. Com uma quantidade razoável de hormônios da felicidade no cérebro, fica mais fácil dar a devida importância às coisas boas da vida.

 

NASCEM NOVOS NEURÔNIOS

 

Pouca gente sabe, mas a corrida pode tonificar também nosso cérebro.

Segundo pesquisas, o exercício físico aumenta o processo de criação de células cerebrais e de conexões entre neurônios, o que pode melhorar a atenção e a concentração.

 

Cuidados ao correr

     

Benefícios da Corrida | Fitmoda

     

Gostou dos benefícios de uma corridinha, né? Mas é preciso ter alguns cuidados, pois nem tudo é tão simples no treino de corrida.

Por ser uma atividade de altíssimo impacto, é importante que pessoas com problemas nas articulações busquem a orientação de um profissional especializado para poder praticar.

Além disso, a corrida exige muito do corpo, e por isso acaba provocando perda de massa muscular, o que não é interessante para quem deseja a manutenção do corpo forte com massa e gordura boa ao longo dos anos.

Para alinhar os objetivos, é importante combinar a corrida com outras atividades como musculação, ginástica, pilates ou qualquer outra atividade de força.

E aí, se animou? Se você quer mesmo começar a correr, fique atento nessas dicas que vão ajudar a fazer com que o esporte seja ainda mais prazeroso.

 

Como alcançar os benefícios da corrida?

     

Benefícios da Corrida | Fitmoda

     

Para alcançar todos os benefícios que a corrida traz é preciso correr de 2 a 3 vezes por semana, durante pelo menos um período de 20 a 60 minutos.

No entanto, lembramos que correr mais de 30 km por semana aumenta o risco de lesões musculares e articulares. Para correr grandes distâncias, a orientação é que seja sob acompanhamento de um profissional de educação física.

 

DICAS PARA INICIANTES

 

Para quem quer começar a correr é aconselhado primeiro uma consulta médica para avaliar a saúde em estado geral.

Muitas academias de ginástica possuem um questionário que deve ser preenchido no momento da matrícula, o que ajuda a definir se a pessoa tem maiores riscos de algum mal súbito.

Entretanto, se alternativa é começar a correr sozinho, na rua, deve ter o cuidado de fazer um check-up antes.

A seguir disponibilizamos as melhores dicas para começar a correr e aproveitar todos os benefícios da corrida, sem riscos para a saúde.

 

COMO SE VESTIR

 

Para correr é importante sempre usar roupas leves que permitam a evaporação do suor. Dessa forma é possível manter a temperatura do corpo em níveis desejáveis

Correr sem as devidas roupas, além de desconfortável, pode diminuir o desempenho de corrida.

Use um tênis adequado, com meias. Ao usar um tênis baixo há maior impacto nas articulações e maiores chances de prejudicar a coluna, e por isso deve-se sempre correr com tênis de corrida. 

 

Confira aqui na Fitmoda opções de moda fitness para você iniciar o seu projeto de corrida!

 

DISTÂNCIA E VELOCIDADE

 

Adapte a sua distância e sua velocidade. Indica-se a não se tentar correr longas distâncias nos primeiros treinos.

O ideal é estabelecer um limite para ir se habituando pouco a pouco. Inicie a corrida devagar. Aqueça seu corpo primeiro e gradativamente, vá aumentando o ritmo ao longo dos treinamentos.

Se não for possível manter o ritmo da corrida até o fim não há problema, pode-se caminhar rápido enquanto recupera o fôlego. O importante é não desistir no primeiro obstáculo.

Respeite os limites do seu corpo e interrompa a atividade se sentir qualquer dor ou desconforto.

 

RESPIRAÇÃO

 

A respiração é um dos passos mais importantes durante uma corrida. Para facilitar o treino deve-se inspirar pelo nariz a cada 2 passadas, soltando o ar pela boca.

É normal ficar ofegante nas primeiras corridas, mas com o tempo a respiração correta começa a se tornar mais fácil. O ideal é evitar conversar enquanto corre para não ficar com a dor na costela, que é tão comum em quem não tem muito condicionamento físico.

 

ALONGAMENTO

 

Ao final da corrida, depois de ter chegado à sua meta, é importante fazer alguns exercícios de alongamentos para evitar ficar com cãibras e dores musculares e possíveis lesões.

 

DURANTE O TREINO

 

Se for correr ao ar livre, escolha os horários em que o calor seja mais ameno;

Hidrate-se antes, durante e depois da corrida;

Não corra em jejum. Opte por frutas, sucos ou torradas antes de começar a se exercitar;

Procure variar os tipos de solo. Alterne esteira, asfalto, terra batida e areia fofa, por exemplo. Dessa forma você reduz o impacto e trabalha de forma mais eficiente os músculos da perna.

 

CONCLUSÃO

     

Benefícios da Corrida | Fitmoda

     

Agora que você já sabe tudo sobre o esporte, basta se preparar, procurar um profissional responsável para preparar o seu treino e começar a se divertir!

Nós temos certeza de que a corrida irá garantir grandes benefícios a quem pratica.

Conte com a Fitmoda como a sua melhor companhia de treinos. Aqui temos roupas específicas para garantir melhores desempenhos em busca de grandes resultados.

E aí, vamos começar a correr?

Siga aqui no nosso blog outras dicas sobre os benefícios das práticas dos exercícios e como melhorar seu desempenho para alcançar os objetivos. Confira nesses outros artigos que separamos para você:

Musculação [Manual Completo]

Treino Cardio: Guia completo e Dicas de Exercícios

Shake proteico

Chá de Hibisco: Benefícios, contraindicações e dicas de como preparar.

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Artigos Relacionados
Recomendamos para você
Glossário
Segurança
  • Norton Secured
Formas de Pagamento
Credibilidade
Baixe o APP grátis!
Não vai ocupar espaço no seu telefone.
Abrir Whatsapp