Você é o tipo de pessoa que consegue ter o privilégio de dormir uma noite inteira de sono? É capaz de cumprir as 8 horas conforme preveem os especialistas, ou simplesmente se satisfaz com pouco tempo de descanso?
Dormir é sem sombra de dúvidas uma das melhores coisas da vida. Além de prazeroso, o sono é fundamental para o ser humano como um todo.
Este é um segredo milenar para ter uma vida mais saudável e duradoura. Logo, concluir boas noites de sono contribui para a melhora do metabolismo, o aumento da disposição e a prevenção de doenças crônicas.
Dormir pouco afeta diretamente as atividades que exigem concentração, causa problemas de memória, aumenta a irritação, o nervosismo, estresse e no fim toda essa congruência acaba por prejudicar as funções do nosso próprio organismo.
Sabendo disso, mostraremos a você através desse artigo, os grandes benefícios de uma boa noite de sono e consequentemente tendo um período harmônico e restaurador de energias.
Nos damos conta de que esta é uma função de extrema importância para o nosso corpo, quando paramos para pesar que cerca de 1/3 de nossas vidas, nós estamos dormindo.
Sendo assim, durante o sono, o corpo entra num estado de repouso. Este processo não o torna totalmente inativo, pois é o momento crucial para todo o refazimento do corpo em todos os níveis, do celular ao geral.
Por horário já habitual, o sono durante à noite apresenta inúmeros benefícios ao nosso sistema orgânico.
Isso porque normalmente estamos acostumados a dormir no período noturno, devido a maioria das atividades de compromisso serem praticadas durante o dia.
Além disso, a noite existe menos incidência sonora e luminosa além de outras interferências que podem atrapalhar o descanso por completo.
Incomum para muitos, mas não menos importante, o sono depois do almoço é muito significativo, dado que durante a ingestão dos alimentos o nosso corpo exerce uma considerável função em que vai diminuindo o ritmo e aumentando a sonolência.
Sendo assim, quando se cochila após o almoço, as energias que foram utilizadas desde o momento em que se coloca a comida na boca até a hora da digestão são respostas aos poucos, nos deixando mais descansados e mais dispostos para dar sequência ao resto do dia.
Aliás, dormir bem propicia uma série de fatores benevolentes à saúde tais como;
- Relaxamento muscular;
- Produção e liberação de hormônios;
- Consolidação da memória e aprendizado;
- Reduz as chances de desenvolver depressão;
- Recuperação energética;
- Fortalecimento do sistema imunológico;
- Ajuda a prevenir doenças do coração;
- Manutenção de boas condições da pele;
- Controle da de fome e aumento da sensação de saciedade;
- Manutenção do estado de bom humor;
- Ajuda no combate à obesidade;
- Regulação da temperatura.
Em geral, é nítido no dia seguinte os resultados de uma má noite de sono, nosso corpo muda completamente o estado físico.
Sabemos o quanto nos é exigido diante da correria do dia a dia, e ainda que não existe possibilidade de ter uma vida plenamente saudável sem ter um sono restaurador com a duração adequada.
A carência ou mesmo a qualidade e quantidade de um bom sono pode levar a uma série de consequências que vão além de uma fadiga no dia posterior, sua privação contribui negativamente em outros fatores que interferem diretamente na saúde:
- AVC;
- Perda cognitiva;
- Depressão;
- Diabetes;
- Pressão alta;
- Insuficiência cardíaca;
- Alteração da saúde da pele;
- Diminuição da libido;
- Problemas cardíacos;
- Problemas de memória;
- Aumento de apetite;
- Déficit de atenção;
- Estresse;
- Mau humor e irritação.
Considere que a prática de exercícios pode ser seu aliado naquela hora de ser comtemplado com um sono revigorante.
Isso porque, estudos têm demonstrado que uma rotina diária de exercício físico impõe que o tempo de sono seja estendido naturalmente, dado que se tem a redução dos níveis de estresse e aumentando o cansaço.
Tais práticas beneficiam outros aspectos aliviando alguns problemas que em sua maioria são oriundos do sono, especificadamente; a apneia do sono, a síndrome das pernas inquietas, acordar no meio da noite e não conseguir mais dormir, juntamente ao contratempo na hora de dormir.
Incluir na sua rotina ainda que em minutos a prática de exercícios físicos, já incide em grande diferença na qualidade do sono.
Os horários da manhã e tarde, certamente são a melhor escolha para quem busca a qualidade do sono através do exercício físico, pois estes horários potencializam os benefícios das práticas físicas para o sono.
Pessoas que atuam nas primeiras horas do dia têm ciclos de sono mais profundos do que aquelas que exercitam nas demais horas disponíveis.
Isto acontece por causa de uma melhor disposição do organismo, já que nesses horários é maior a produção de endorfina.
Outro fator contribuinte é que na parte da manhã, a temperatura corpórea está ligeiramente elevada, o que aumenta a eficiência dos músculos e consequentemente, da ginástica.
Deitar para dormir mais cedo, pode uma das melhores dicas, pois temos maior tempo para entrar num estado que nos faça cair no sono e dormir mais tempo, melhorando a qualidade de vida.
Outra dica para uma noite revitalizante, é tentar acalmar a mente ao deitar, percebendo cada parte do corpo, focando nos movimentos de sua própria respiração.
Evite também o consumo de gorduras e carboidratos simples à noite, estes alimentos alteram o sono e quanto mais tarde forem ingeridos, maior tende a ser interferência no descanso padrão.
Aromas como lavanda produzem comprovadamente o relaxamento na hora de dormir.
Dormir com a televisão ligada comprovadamente engorda, procure deixar todo o ambiente escuro e sem ruído.
Diminua também toda a luminosidade da casa 1 hora antes de se deitar e ainda que os novos smartphones possuem essa função, evite o uso de celulares na hora de dormir, pois eles dificultam o início do sono.
Ingerir algo que contenha a substancia de cafeína próximo ao horário do descanso, também será prejudicial para o objetivo, pois a cafeína fica presente na nossa corrente sanguínea por aproximadamente 9 horas.
Crie uma rotina que preserve um horário certo de ir dormir, que desta forma todos esses fatores irão contribuir para que você cumpra essa meta, assim a sua saúde agradece e anos mais tarde será comprovado os benefícios adquiridos a si próprio.
A diminuição do tempo de descanso é algo muito comum nos dias de hoje, mas como já pudemos observar e avaliar nos tópicos anteriores, ter uma boa noite de sono é sem precedentes.
Não espere que a rotina intensa te sobrecarregue a ponto de apresentar sinais de exaustão, afinal uma noite bem dormida é capaz de transformar não apenas o dia seguinte, mas também o bem estar de toda uma vida.
Organize o seu tempo, para que o cumprimento dos afazeres do dia não interfira nas horas reservadas para descansar. Procure dormir de 6 a 8 horas, sem que se desperte frequentemente durante a noite.
Você logo irá sentir a diferença que um bom sono é capaz de proporcionar!
O sono é uma necessidade fisiológica e sua duração varia de acordo com a idade das pessoas. Não deixe para depois, o que se pode começar desde já. Estabeleça uma rotina regrada, a sua saúde irá agradecer.
Confira também estes outros artigos e saiba mais sobre sua saúde: