A Fonte da Juventude? Ela Pode Estar em seu Prato

22/01/2015 00:00

Quem de nós não gostaria de ouvir:

“Você tem 60 anos? Eu não acredito!

Pois bem, a indústria da beleza, aliada à alta tecnologia, tem conseguido verdadeiros feitos na área da estética.

Mas, pense bem: se você pudesse cuidar, não só da parte de fora, mas, também, do interior, não o faria?

Pesquisas recentes apontam os causadores do envelhecimento precoce, bem como os aliados na luta contra eles. Vamos conhecê-los.

Radicais Livres – Livre-se deles!

Nós ouvimos muito falar sobre quão prejudiciais são os Radicais Livres.

Mas, talvez, não entendamos bem como são formados e sua participação no processo de envelhecimento.

Imagine o funcionamento de um carro.

O motor funciona a combustão, processo que se dá pela queima de combustível.

Esse processo gera refugo, o Dióxido de Carbono, que não se é aproveitado depois que o combustível é consumido.

Todos nós sabemos que esse gás faz mal à saúde e ao meio ambiente.

Podemos comparar o nosso corpo ao automóvel; nosso combustível é o oxigênio.

O refugo, ou que sobra da utilização do oxigênio, são os Radicais Livres.

Eles reagem com outras moléculas do nosso corpo, causando doença e provocando o envelhecimento, ou oxidação, das células.

Assim como o carro precisa de um catalisador para amenizar os efeitos do Dióxido de carbono, nosso corpo precisa de aliados que reduzam a produção e a atuação dos Radicais livres.

Esses aliados são os Antioxidantes.

Coma bem e fique jovem

Pessoas com a mesma idade, não raro, têm a aparência bem diferente no que diz respeito à jovialidade.

Genética? Sim, tem influência.

Mas nada é mais efetivo do que a alimentação na busca de uma aparência jovial.

Os antioxidantes estão presentes em muitos alimentos.

Mas, infelizmente, estes alimentos têm sido substituídos por comidas ricas em sódio, gordura e conservantes.

O que você pode fazer para reverter essa situação e colocar a “Fonte da Juventude” no seu prato?

O questionário abaixo vai te ajudar

O que encontramos em frutas e hortaliças vermelhas e de cor laranja como as cenouras e a abóbora, nos vegetais verde escuros como o espinafre, a couve, o agrião e o brócolis e também na batata doce, no melão, manga e pimentões amarelos e vermelhos?

  • Respota: Beta caroteno. É convertido em Vitamina A. Tem propriedades antioxidantes. Segundo alguns estudos, a Vitamina A tem papel importante na prevenção de doenças cardíacas, pois pode diminuir a oxidação do colesterol ruim, o LDL.

Como os grãos integrais, cereais, leite, ovos, fígado, carnes, aves, peixes e verduras podem nos auxiliar?

  • Resposta: Possuem vitaminas do complexo B, reponsáveis pela saúde da pele.

O que encontro na laranja, limão, tangerina, acerola, kiwi, caju, pimentões e batatas?

  • Resposta: Vitamina C. Poderoso antioxidante e anticatbólico. É reposnsável pela produção de colágeno, molécula ligada à elasticidade da pele.

Qual o papel da castanha do Pará, carnes, leguminosas, peixes, frutos do mar e laticínios?

  • Resposta: Selênio. Mineral que trabalha com a vitamina E contra o envelhecimento.

Porque consumir cereais integrais, grãos, nozes, óleos vegetais, germe de trigo e abacates?

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  • Resposta: Possuem vitamina E. Serve como antioxidantes para os glóbulos vermelhos e brancos

O que encontro nas ostras, mariscos, carnes magras, frutas secas, pães e outros cereais integrais?

  • Resposta: Zinco. Auxilia na cicatrização da pele e o no processo de cura e prevenção da acne.

Então, quer chegar aos 60 com cara de 40?

Não é só uma coisa, mas um conjunto de coisas que torna isso possível.

Não tenha pressa.

Começe com o que dá prazer – comer.

Mas faça isso de uma maneira que torne possível viver mais e melhor.