Aquecimento e Alongamento: Diferença, Importância e Benefícios

13/09/2019 10:30

Ao contrário do que muitos pensam, o alongamento e o aquecimento não são sinônimos. Eles apresentam funções distintas e são de extrema importância quando associados à atividade física. 

Portanto, para alguns especialistas, estes exercícios podem ser entendidos como funções complementares, uma vez que são orientados a serem executados com preferência antes de qualquer exercício físico

Considerando que um não substitui a atuação do outro, vamos entender no que consistem tais diferenças e todas as relações benéficas de ambas as atividades para o nosso corpo no dia a dia. 

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O que é aquecimento e alongamento? Para que servem? 

Agora você já sabe que cada exercício tem uma função diferente e são complementares, confira as características e particularidades de cada um:

Alongamento

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O alongamento é um conjunto de posições que exigem que o indivíduo permaneça por um determinado tempo em uma postura de forma que o músculo solicitado se mantém em extensão máxima. 

Eles podem ser intensificados com a ajuda de uma força externa atuante. 

Sendo assim, o alongamento possui amplas vantagens para a manutenção do corpo, que favorecem o modo com que conduzimos nossas rotinas, possibilitando assim usufruir de uma vida com melhor bem-estar. 

Seu objetivo é preparar e aperfeiçoar a flexibilidade muscular, proporcionando ao atleta um maior desempenho nas articulações.

Dentre as suas funções, o alongamento apresenta diferentes técnicas entre os exercícios identificados por estático, dinâmico, isométrico e passivo.

  • Dinâmico - exercícios realizados com a presença de movimentos.

  • Estático estes priorizam a flexibilidade e devem ser executados apenas após o aquecimento.

  • Isométrico o alongamento associado à força muscular.

  • Passivo movimentos realizados com força externa. 

Aquecimento

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O aquecimento consiste em uma sequência de movimentos repetitivos, que objetiva alcançar o estado ideal físico e psíquico, aumentando gradativamente a intensidade das atividades físicas, favorecendo os movimentos corporais e prevenção de futuras lesões.

Estas atividades podem ser classificadas em dois tipos, o aquecimento geral e o específico. A partir disso, sabe-se que a o aquecimento específico apenas deve ser feito após o aquecimento geral.

Isso porque, o aquecimento geral possibilita o funcionamento ativo do organismo como um todo, o específico busca dar enfoque às musculaturas específicas que serão exigidas nos exercícios posteriores. 

Desta forma, o aquecimento é imprescindível e sobretudo devidamente importante que seja realizado de forma ordenada e dirigido a todas as partes do corpo.

Apenas desta forma, é de considerar-se efetivamente preparado para qualquer realização de atividade posterior que exige um maior desgaste físico.   

Qual a importância do alongamento e do aquecimento?

O alongamento e o aquecimento são de fundamental importância para o preparo prévio do corpo que irá sequenciar uma série de atividades. 

Logo, ambas as funções apresentam diversos benefícios que contribuem não apenas para a execução correta dos treinos, mas para outros resultados satisfatórios, além da prevenção de lesões e bem-estar. 

Quais os benefícios do alongamento?

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Melhorar a postura

Devemos sempre nos conscientizar para estarmos em constante correções dos nossos hábitos mantendo uma postura correta, uma vez que que alongar o corpo regularmente reduz a tensão muscular evitando todo o desconforto que pode surgir decorrente de uma má postura. 

Aumentar a flexibilidade

Tendo em vista que o alongamento é um dos principais fatores na ajuda da flexibilidade dos músculos, o desempenho nas atividades físicas e diárias passam a ficar melhores, resguardando, mantendo e recuperando a elasticidade que geralmente diminui com o passar dos anos. 

Permitir movimentos amplos

Consequentemente, com o ganho de maior flexibilidade, se têm a possibilidade de que os exercícios sejam amplamente duradouros.

Assim, pode-se atingir a meta previamente estabelecida com devido equilíbrio acrescido da alta qualidade dos movimentos executados durante todo o processo.

Ativar a circulação sanguínea 

Os alongamentos diários permitem que os fluxos sanguíneos estejam mais ativos de forma a irrigar com maior potencialização os músculos, o que é extremamente importante para a prevenção e recuperação breve de lesões musculares. 

A carência de uma boa circulação sanguínea pode acarretar em diversos problemas de saúde, tais quais:

  • Presença de varizes;

  • Tromboses;

  • Entupimentos das artérias;

  • Úlceras varicosas;

  • Câimbras;

  • Baixo libido ou disfunção erétil;

  • Queda de cabelo e enfraquecimento das unhas;

  • Baixa capacidade de concentração, dentre outros inúmeros problemas.  

Ajudar no relaxamento

Toda vez ao alongar, é liberado em nosso corpo uma sensação de prazer que contribui para o relaxamento do corpo e alívio da tensão muscular. 

Muitas das vezes essa tensão muscular é a principal responsável por dores nas costas, pescoço e cabeça e também proveniente de todo estresse absorvido no dia a dia.

Mas afinal, quando não se deve fazer alongamento?

É primordial lembrar de que o alongamento não deve ser feito antes da prática de musculação, uma vez que os exercícios reduzem a força dos músculos pelos mesmos se apresentarem frios. 

Além disso, não devem ser realizados até que se tenha a sensação de dor, apenas deve sentir um desconforto para que consiga alongar corretamente o músculo. 

Salienta-se também o cuidado com os músculos lesionados ou alguma região dolorida de forma a não agravar o problema. Nestes casos, o alongamento deve contar com a ajuda de um profissional de fisioterapia.

Quais os benefícios do aquecimento?

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Prepara o corpo para o esforço e melhora o desempenho

Bem, como já mencionado, o aquecimento prepara o corpo para o esforço e melhora o desempenho, pois aumenta a temperatura do corporal, influenciando o desenvolvimento da condução dos impulsos nervosos até os músculos.

Assim, acaba por atribuir a minimização da viscosidade muscular que é resultante na redução do atrito entre as fibras musculares, melhorando por sua vez, todo o desempenho.

Reduz o risco de lesões

Ao iniciar um exercício de maneira gradativa, você diminui os riscos de ocasionar um impacto agressivo ao seu corpo.

A proposta do aquecimento é justamente essa de começar por exercícios levemente moderados, para que se possibilite o aumento gradativo da liberação de líquido sinovial.

Este por sua vez, está relacionado à lubrificação das articulações, possibilitando a redução do atrito entre as cartilagens e os ossos, e o risco de desenvolvimento de lesões menores. 

Melhora a preparação mental

Através do aquecimento, a assimilação do fluxo gradual de exercício físico com menor intensidade é feita de forma natural.

Sua condução vai preparando mentalmente a pessoa para execução de cada movimento consciente, de modo a atingir um nível superior de concentração e equilibrar a carga de um esforço maior.

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Então, como fazer um aquecimento e alongamento de forma correta?

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Para evitar possíveis transtornos, o aquecimento e o alongamento devem ser orientados com a ajuda de um profissional especializado

Afim de que ambos exercícios possam ser executados de maneira correta e atingir seus respectivos objetivos, é preciso atentar-se quanto à algumas recomendações. 

Essas devem ser observadas de acordo com a meta estabelecida e o exercício posterior proposto. 

Para isto, se têm a necessidade além do acompanhamento de um profissional, o uso de roupas e tecidos adequados que possibilitem o andamento das atividades.

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Conclusão

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Já sabemos que o aquecimento é de extrema importância para iniciar qualquer atividade, tanto quanto o alongamento se faz imprescindível ao final dos exercícios. 

Em vista disso, os dois podem gerar impactos muito positivos ao longo do dia a dia do praticante.

Assim sendo, a dica é investir em ambos para que os resultados sejam alcançados com sucesso total. 

Apostar em roupas apropriadas também ajuda na busca pelo êxito dos exercícios. 

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Obrigado por ler até aqui!