Beleza com o que Você Põe na Mesa

22/01/2015 00:00

Uma alimentação variada e equilibrada pode fazer maravilhas pelo corpo. Aqui vão alguns dos nutrientes que mais nos beneficiam em certos quesitos:

Bronzeado:

Alimentos com betacaroteno é empregado pelo organismo para formar a vitamina A e reforçar a coloração do bronzeado, pois estimula a produção de melanina.

A substância também ajuda a barrar uma parte dos raios ultravioleta A, responsáveis pelo envelhecimento precoce e pelo câncer de pele, o betacaroteno funciona ainda como se tingisse a pele internamente, mesmo na ausência de raios solares.

Olheira:

Ela não é apenas reflexo de noites mal dormidas.

Pode ser o resultado de alergia a determinados alimentos, constipação intestinal ou os rins que não funcionam a todo o vapor.

Capriche no consumo de fitoestrógenos, que estimulam o trabalho dos rins e ajudam a manter os níveis de hormônios equilibrados e as fontes de ômega 3 que protege os capilares sanguíneos evitando a vasodilatação dos vasos.

Vasinhos:

Alimentos que contenham vitamina C e flavonóides juntos são eficazes na prevenção dos vasinhos, pois fortalecem as paredes dos vasos sanguíneos impedindo os radicais livres de comprometer a resistências desses vasos, além disso, os flavonóides reduzem a fragilidade e o extravasamento de sangue nos vasos.

A quercetina é um flavonóide eficiente na prevenção de vasos, tendo ação anti-inflamatória.

A bromelaína, uma enzima naturalmente presente em alimento, tem sido usada no tratamento de varizes, pois indivíduos com varizes apresentam “dificuldade” em degradar a fibrina (proteína), sendo então depositada ao redor das varizes.

A bromelaína consegue quebrar essa proteína, diminuindo a deposição ao redor dos vasos.

Reforce também as doses de vitamina E e selênio, importante antioxidantes, que melhoram a circulação sanguínea.

Unhas quebradiças:

Quando elas estão quebradiças ou esbranquiçadas, é um alerta do organismo para carência de cálcio, zinco e magnésio.

Boas fontes desses minerais fortalecem as unhas e as deixam mais bonitas e resistentes.

Gordura localizada e Celulite:

Um segredo para combater a celulite e a gordura localizada está em “neutralizar” os radicais livres produzidos pelo corpo.

Pois, esses radicais livres ao se unirem a homocisteína formam uma ligação incorreta entre o colágeno e a elastina, trazendo danos à pele.

Para combater esses radicais livres é simples, basta ingerir quantidades ideais de vitaminas e minerais antioxidantes, que são os responsáveis por neutralizar os radicais livres.

E quanto à homocisteína, consuma fontes de vitamina B6, B12 e ácido fólico, que irão se unir a este aminoácido impedindo que ele “estrague” a ligação entre colágeno e elastina.

A retenção de líquidos e as alterações hormonais podem desencadear ou agravar o problema.

Para combatê-la, reforce a alimentação com alimentos diuréticos que eliminam as toxinas do organismo.

Lábios rachados:

Sabem aquelas fissuras ao redor dos lábios ou no canto da boca? É consequência da falta de vitamina B2 (Riboflavina ou vitamina G) que é muito importante para o equilíbrio do metabolismo das enzimas.

Flacidez e Estrias:

Tenha uma alimentação rica em proteínas, cobre, lignanas, ômega 3 e silício.

Estas substâncias são responsáveis por reorganizar as fibras de sustentação da pele e regular o metabolismo de vários tecidos, principalmente ossos, cartilagens e tecido conjuntivo. Uma das suas principais funções é a síntese de colágeno.

Atenção ao cálcio, a sua falta enfraquece os tecidos.

Cabelo bonito:

Como os fios são formados basicamente de queratina, para mantê-los saudáveis é importante ingerir boas fontes protéicas e vitamina B12 que atua em sua formação.

Se estiver perdendo cabelo, as causas podem ser hormonais ou falta de ferro, cálcio, potássio, vitamina B6 e Biotina que estimulam a síntese capilar.

Para deixá-los bonitos e brilhantes, recorra aos sais minerais, vitamina A, silício e zinco.

Pés e calcanhares rachados:

A existência é um alerta do corpo de que há aumento de fungos.

Para combatê-los, coma alimentos ricos em biotina (vitamina H), esta vitamina também é produzida pelas bactérias do bem que se alojam no intestino e sua carência está ligada a furunculose, seborreia, eczema e aumento dos fungos no corpo.

Acne:

Dentre os vários nutrientes importantes no tratamento da acne, o selênio (considerado um antimicótico local), zinco, ácido pantotênico, magnésio, vitamina B3 podem auxiliar.

Essas substâncias possuem propriedades antioxidantes e neutralizadoras de radicais livres que podem danificar as células da pele e impedir o crescimento de tecidos saudáveis.

Isso acaba resultando em uma recuperação lenta da pele após o aparecimento da acne.

Já os com ação anti inflamatória como o ômega 3 e o betacaroteno ajudam a combater a inflamação causada pelo excesso da produção de sebo.

Rejuvenecimento e Rugas:

Rechear as refeições de alimentos formadores de colágeno como proteína, cobre e manganês deve ser a estratégia de quem quer retardar o aparecimento das rugas, já que eles ajudam a deixar a pele mais rígida.

Os alimentos fotoprotetores que protegem a pele dos raios UVA e UVB, também são importantes para manter a pele bonita.

O selênio é importante antioxidante que atua contra o envelhecimento celular.

A BELEZA COMEÇA DE DENTRO!