CACAU EM PÓ

04/04/2019 15:00

     Já pararam para se perguntar o porquê quando nós comemos chocolate temos uma sensação de satisfação?

     Estudiosos já chegaram até a afirmar que nosso cérebro interpreta a ingestão desse doce como sensação semelhante ao prazer sexual.

     O chocolate é um alimento muito poderoso, em algumas crenças considerado até como afrodisíaco, sendo uma das iguarias mais consumidas em todo mundo. Entretanto todo esse sucesso não se deve apenas pelas particularidades de suas combinações químicas.

     O doce tornou-se a preferência de muitos, devido ao prestígio provocado por um coadjuvante muito expressivo em sua matéria-prima. Isso mesmo, o cacau é correspondente por ter como característica a produção de um neurotransmissor em nosso organismo chamado serotonina, uma substância do cérebro ligada à sensação de prazer.

    Quando os níveis são de serotonina são elevados, as calorias destacam os teores de endorfina, o que explica o processo da sensação de satisfação destacada pelos consumidores do chocolate. Além disso, essa produção de serotonina influencia na redução dos riscos de desenvolvimento de doenças patológicas.

      O cacau é o fruto da árvore do cacaueiro, originária da Amazônia. Ele é considerado um alimento funcional por desempenhar funções nutricionais e quando consumido adequadamente, traz benefícios à saúde provenientes de um conjunto de substâncias, vitaminas e sais minerais presentes em sua composição descritos abaixo;

      A Feniletilamina é um dos hormônios que age como um neurotransmissor que estimula a produção de dopamina e serotonina, hormônios que são associados ao sentimento de desejo, tal como estar apaixonado, a partir disso vem a fama que o cacau tem de ser afrodisíaco.

     Teobromina é um broncodilatador e vasodilatador que auxilia no tratamento de asma e de doenças cardiovasculares.

     Os Flavonoides são substâncias de propensão antioxidante que ajudam a combater os radicais livres e o envelhecimento precoce. Eles têm características vasodilatadoras contribuintes para a circulação sanguínea e consequentemente favorecem o bom funcionamento cardíaco e das artérias.

     A Cafeína, talvez seja a substância mais conhecida, presente no cacau. Ela tem a função de estimular o sistema central nervoso, prolongando o estado de alerta. Através do cacau, a cafeína promove o relaxamento da musculatura lisa e o estímulo ao músculo cardíaco.

    O Magnésio é um mineral que costuma a se apresentar com deficiência no organismo feminino em fase reprodutiva, sua ausência pode desenvolver sintomas como ansiedade, irritabilidade, insônia, fadiga e dores de cabeça, sensações que são associadas à TPM. E como o cacau é uma ótima fonte de magnésio, explica a compulsão alimentícia pelo chocolate por mulheres em período fértil.

     O cacau vai muito além do aroma e sabor, ele possui diversas vantagens desconhecidas por muitas pessoas como por exemplo:

  • Antioxidante
  • Antidepressivo
  • Anti-inflamatório
  • Antienvelhecimento
  • Beneficia os praticantes de esportes
  • Melhora do sistema cognitivo
  • Diminui o colesterol ruim
  • Protege as células intestinas
  • Controla os corrimentos vaginais
  • Controla a ansiedade
  • Controla a pressão arterial

cacau fruto

ATENÇÃO!

     Como sugestão para um consumo mais frequente, o cacau, pode vir a substituir os achocolatados conhecidos que geralmente são compostos por excesso de açúcar, todavia é preciso atentar-se, pois apesar de todos os benefícios do cacau em pó, a ingestão de alguns componentes em excesso podem gerar efeitos consequentes.

     Há de se considerar por exemplo, a presença de cafeína, que em quantidade excessiva e consumo irregular pode causar resultados indesejados de insônia, agitação e problemas gástricos.

     Além disso, a existência de oxalatos, também pode contribuir para a formação de cálculos renais.

     O cacau além de muito saboroso, apresenta diversos benefícios dos quais não podem ficar de fora dos teus hábitos alimentares.

Vale a pena tentar!