COLÁGENO

08/04/2019 15:00

 A palavra colágeno vem do grego que significa cola. Essa definição é muito apropriada em se tratando do papel que ele desempenha em nosso corpo.

 

 O colágeno é uma proteína que dá estrutura, firmeza e elasticidade à pele, às cartilagens e em geral as estruturas do nosso corpo que não precisam da sustentação dos ossos, entretanto, necessitam de um suporte. Essa proteína é produzida naturalmente pelo corpo, todavia pode ser encontrada em alimentos como carne e gelatina. Em cremes hidratantes ou suplementos alimentares em cápsulas ou em pó.

 

A proteína é de suma importância para manter as células firmes e unidas. Além da pele, o benefício se estende aos outros tecidos, assegurando a integridades dos músculos, dos ligamentos, dos tendões e das articulações.

 

A medida em que vamos envelhecendo, a produção de colágeno entra em queda, de modo que as rugas, linhas de expressão e dores nas articulações começam a aparecer. Por isso, devemos ajudar ao nosso organismo com suplementação de colágeno para que os níveis dessa proteína estejam sempre adequados ao nosso corpo.

 

Na derme, ou na camada média da pele, o colágeno tem por função forma uma tela fibrosa de células, sobre a qual novas células podem crescer, além de promover a substituição e restauração das células mortas da pele. Também serve como coberturas protetoras de órgão mais delicados do corpo, como os rins.

Além disso, o colágeno é repleto de aminoácidos como a prolina, glicina, glutamina e arginina.

 

Prolina: Ela faz parte de um grupo de 20 aminoácidos que participam da composição de proteínas, desse modo ela tem por função proteger a integridade dos vasos sanguíneos, melhorar as articulações dentre outros benefícios cardiovasculares. 

Glicina: É um dos aminoácidos codificados pelo código genético, que garante o funcionamento adequado, contribuindo para a construção dos fios de DNA sadios. Também é um dos compostos que formam a creatina, que promove o crescimento muscular saudável contribuindo para a maximização energética durante os treinos.

Glutamina: Com maior abundância no tecido muscular, sua atividade é cooperar com o sistema imunológico debilitado, com baixa energia, diminuindo a ansiedade, tensão, distúrbios do sono, falta de concentração e promove a saúde digestiva.

Arginina: Aminoácido polar básico essencial para a saúde arterial e cardíaca. Melhora a circulação ajudando a fortalecer o sistema imunológico e tem uma influência bem positiva na libido masculina.

colageno

AJUDA A PREVINIR A OSTOPOROSE

O envelhecimento tem um impacto enorme para gerar colágeno e tais níveis baixos pode interferir na criação de matéria, resultando em osteoporose, aumentando o risco de fratura óssea e diminuição da mobilidade.

FORTALECIMENTO DOS CABELOS

Para o cabelo crescer forte e saudável são necessários três componentes. Minerais essenciais, a queratina e o colágeno. Caso o seu cabelo encontra-se quebradiço, com muitas quedas e com muitas pontas duplas, sabia que a causa se deve pela falta de colágeno.

FORTALECIMENTO DAS UNHAS

Unhas fracas, descascando e rachadas pode ser culpa da falta de colágeno, já que a proteína é o bloco das construções das unhas.

CURA CORTES RAPIDAMENTE

O colágeno entra em ação, quando estamos em um processo de cicatrização de uma ferida. Isso acontece porque ele desempenha um papel importante na reprodução de pele e substituição de células danificadas ou perdidas.

REDUZ INFLAMAÇÃO

As dores nas articulações e outras partes do corpo podem ser em decorrência das inflamações. O envelhecimento e a falta de colágeno podem trazer consequências assim, que até são normais em determinada idade. O colágeno pode ajudar a reduzir a inflamação, pois ele ajuda no crescimento de tecidos conjuntivos que mantêm as articulações fortes, diminuindo o atrito que pode levar à inflamação e dor.

MELHORA O SONO

O colágeno hidrolisado contém altos níveis de glicina, aminoácido que diminui a ansiedade e melhora o sono. O processo advém do equilíbrio dos níveis hormonais acabando com a sonolência diurna, e em paralelo promove o sono tranquilo e ininterrupto durante a noite.

REDUZ A ASIEDADE

Outro benefício da glicina é a sua atuação para equilibrar os hormônios do estresse no corpo. Abastecer o corpo com colágeno ajudará a manter o corpo com o humor mais equilibrado e a ansiedade mais controlada.

MNANTÉM OS NÍVEIS HORMONAIS EQUILIBRADOS

Os muito aminoácidos presentes no colágeno desempenham inúmeras funções, a regularização e criação de hormônios em sua maioria são as mais importantes. Testosterona, melatonina, insulina, cortisol e muitos outros hormônios não podem ser produzidos sem que haja colágeno.

PREVINE O ENVELECIMENTO

O colágeno promove uma renovação celular, melhorando a elasticidade da pele e evitando o desenvolvimento ou piora das rugas, além de contribuir de maneira relevante com a eliminação de sinais de envelhecimento e manchas na pele.

MELHORA A DIGESTÃO

O colágeno não apenas protege a integridade da parede intestinal, como também constrói novas vilosidades, que absorvem os nutrientes que ingerimos.

SAÚDE BUCAL

Gengiva sadia, sorriso radiante com dentes brancos, fortes e brilhantes só se é possível por ação do colágeno. Ele é o protagonista que promove a integridade dos dentes e dos tecidos de apoio em torno deles

ACELARÇÃO DO METABOLISMO, AUMENTO DA MASSA MUSCULAR E O RENDIMENTO ENERGÉTICO

Aumentar os níveis de colágeno no corpo pode impulsionar o metabolismo, contribuindo com a massa muscular magra e convertendo os nutrientes necessários para o corpo. Com alta concentração de glicina, o colágeno desempenha a função de auxiliar na formação do tecido muscular, através da conversão da glicose em energia.

Manter essa massa muscular facilita no apoio a postura, a saúde dos ossos e a queima de muito mais calorias.