O Poder da Meditação

26/03/2020 11:16

Ao contrário do que muitos pensam, meditar não é uma atividade exclusiva aos grandes mestres budistas, monges ou pessoas com grande disciplina emocional.

A técnica é considerada bastante acessível para todos e, ultimamente, vem sendo muito utilizada em favor de seus benefícios, uma vez que impactam diretamente na saúde e no bem-estar das pessoas.

Esta prática ancestral e muito poderosa trabalha com exercícios de foco e concentração, de modo que os lóbulos cerebrais sejam ativados capacitando ainda mais a mente humana.

Neste artigo, você vai conferir as principais razões para inserir de diversas maneiras a medição em sua rotina e, assim, atingir um estado de consciência saudável, prevenindo-se de inúmeros transtornos decorrentes dos maus hábitos do dia a dia.

O que é meditação?

O poder da meditação

A meditação é conceituada por muitos como o despertar do homem para a conexão com o seu interior.

Ela nada mais é do que um estado de consciência.

Para estudiosos, a meditação se ramifica entre a abordagem da atenção focada e a do monitoramento aberto.

A atenção focada, como o próprio nome diz, enfatiza a concentração voluntária em algo muito específico, como um objeto, a respiração, imagens, palavras e sons.

Já o monitoramento aberto, contribui para a observação não-reativa de uma ideia ou uma experiência que ocorre em dado o momento.

Qual a importância de meditar?

Como inesgotável oportunidade de autoconhecimento, a meditação permite que o ser transborde!

Isto porque, revela as dificuldades mais íntimas, mas também as potencialidades e as aquisições sutis da alma.  

Quando nos permitimos acessar o silêncio interior, podemos ouvir outras vozes que educam nossas emoções e nos conduzem ao desenvolvimento do autocontrole.

Este, fatalmente, nos presenteará com a conquista da saúde mental, física e espiritual.

Estar atento ao momento presente é um exercício constante.

Afinal, o mundo nos distrai, nos retira a importância da plenitude diante das valorosas experiências, das relações e da interioridade.

Nos tempos atuais onde nos é exigido coragem, determinação e administração das emoções, a meditação será, pois, um instrumento infalível para acalmar a mente, revigorar as energias e  florescer novas ideias com tranquilidade, lucidez e equilíbrio.

Os resultados práticos percebidos pelo ato de meditar são tão valiosos que a técnica milenar ultrapassa gerações, de modo que o indivíduo se alinha com a própria essência, encontra contemplação e paz interior. 

Meditar é encontrar com o seu verdadeiro EU.

Quais os benefícios de meditar?

Vivemos numa sociedade de consumo acelerado que implica ações compulsivas e, consequentemente, a falta de controle da mente.

Por isso, comprovamos o aumento de casos de depressão e de transtorno da ansiedade.

Estes transtornos, que são considerados como mal do século, apresentam sintomas clássicos de irritabilidade, tensão, nervosismo, descontrole, falta de concentração, falta de ar ou respiração ofegante, fadigas crônicas, surtos, síndromes do pânico e, principalmente, a dificuldade para dormir.

Diante desse cenário, a busca por alternativas que nutrem nossa mente com hábitos saudáveis, revelam que a meditação pode ser um caminho para reverter e curar tais sintomas, pois fortalece a capacidade de concentração e de contemplação.

Além disso, meditar possui outros pontos muito relevantes que são importantes para a saúde psicológica, tais como:

  • Purifica as energias;
  • Eleva a espiritualidade;
  • Aumenta a capacidade de compreensão;
  • Melhora o bem-estar;
  • Ajuda a conter a raiva e o estresse;
  • Tranquiliza e promover a paz interior;
  • Motiva;
  • Aumento da produção de hormônios;
  • Ajuda a superar traumas;
  • Desperta a mente;
  • Aumento da produtividade, concentração e segurança.    

Tipos de meditação

O poder da meditação

Há diferentes formas de meditar. Cada classificação terá como objetivo principal acalmar a mente, mas a técnica determinará outros objetivos a serem alcançados.

Vejamos as que o público mais gosta de praticar:

Meditação Budista

Tem por filosofia a busca pela purificação, o foco na vida e a compreensão da condição humana. Nessa prática, há subdivisões que se aplicam na forma e no resultado que se deseja alcançar:

Zazen (Zen-Budista)

Ela é praticada com a pessoa sentada, de pernas cruzadas, em posição de lótus. Seu foco será a exclusiva movimentação do ar.

Vipassana

Oferta ao indivíduo um olhar realista de tudo o que nos cerca: relações, sentimentos e objetos. Seu objetivo é alcançar um estado mental equilibrado, onde se liberta das frustações.

Consciência plena

Esta é a adaptação das principais e mais tradicionais práticas budistas, onde busca concentrar intencionalmente o momento presente.

Meditação Hindu

As práticas espirituais da meditação no Hinduísmo, tem por objetivo levar a unicidade com o Divino Brahman, através da quietude da mente.

Mantra

Os mantras são palavras ou sons simples que equivalem a um sentido positivo a quem pratica, por isso ajudam na concentração, mantendo a respiração controlada, a reduzindo palpitações e a pressão arterial, aumentando a endorfina e eliminando as preocupações.

Seu mantra mais significativo é o OM, uma sílaba que contém os quatro estágios da consciência; a vigília, o sonho, sono profundo e supraconsciência. Além disso, ele contempla os três Deuses supremos Brahman, Vishnu e Shiva, junto com os três tempos; presente, passado e futuro.

Transcendental

Também conhecida como meditação consciente, é uma técnica baseada na repetição de um som particular que acredita-se ter propriedades psicoativas.

A mente transcende e atinge um estado de vigilância tranquila, reduzindo a atividade do cérebro de forma natural. Essa técnica é laica, não envolve mantras. Se tem o costume de realizar duas vezes ao dia por vinte minutos.

Yoga

O Yoga desperta diversos exercícios que auxiliam a uma meditação como o despertar do terceiro olho, meditação dos chackras, trataka – fixação ocular, meditação Kundalini, Meditação do som  e o Tantra.

O Yoga busca investigar as nossas raízes e o princípio para que se possa desvendar o questionamento de autoconhecimento e autorrealização além do desapego material.

Esse tipo de prática exige um condicionamento físico, pois melhora a postura, a força e a flexibilidade, para que todos esses elemento trabalhem em conjunto para um equilíbrio entre os dois mundos interno e externo.

 

Meditação Chinesa

Levada da Índia para a China, a meditação chinesa busca purificar a mente tornando a realidade mais tranquila e fluida.

Taoista

Termo que significa “princípio” ou ainda “caminho” sugere a tradição filosófica que enfatiza a vida em harmonia. Sua principal característica é a transformação e geração de energia interna.

Qigong

Seu foco busca aumentar a vitalidade por meio da Medicina Tradicional Chinesa junto à acupuntura fitoterapia, moxabustão, dietoterapia e o tui-ná (equivalente à ortopedia e fisioterapia).

A prática visa um estado de relaxamento e atenção em busca da manutenção de energia corporal.

Chi Kung

Este nome quer dizer cultivo de energia, a partir de um exercício que fortalece corpo e mente para a busca da saúde pela meditação. Uma técnica um diferente, porque mexe com movimentos corporais lentos, onde o foco continuará no interno e na respiração.

Meditação Cristã

Esta é uma forma de oração estruturada que busca aprender e se comunicar com as revelações de Deus e mais 3 complementos.

Oração Contemplativa

Com a repetição de frases sagradas;

Leitura Contemplativa

Leitura e pensamento sobre os ensinamentos da Bíblia.

Sentado com Deus

Momento em que silenciosamente se concentra a mente na presença de Deus.

 

Meditação Ho’oponopono

A meditação Ho’oponopono é de origem havaiana.

O nome significa "colocar em ordem ou limpar aquilo que não serve" em meio as situações de conflito, de doenças, de desajuste e de condicionamentos viciosos.

Para tanto, são intuídos quatro frases sequenciais: "sinto muito", "me perdoe", "eu te amo", "eu sou grato" ao se mentalizar a situação que se pretende “limpar”, “organizar” e cocriar.

Meditação guiada

É uma prática moderna muito utilizada para iniciantes.

O mediador utilizará música instrumental, sons da natureza para conduzir a percepção do corpo no espaço-tempo, os sentimentos e as sensações que a mente e o corpo sentem durante a narrativa.

Passo a passo para uma boa meditação:

O poder da meditação

  • Realize uma alimentação balanceada – Comer de forma adequada é essencial para que se evite transtornos de má digestão ou fome durante a atividade.
  • Prepare o ambiente – É importante que a prática ocorra em um lugar aconchegante, calmo e longe de distrações.
  • Utilize roupas adequadas – Certifique-se de que elas não irão te trazer incômodo enquanto estiver concentrado.  - Veja modelos em nossa loja!
  • Invista em aromas – Incensos, sprays ambientes e óleos podem deixar a experiência mais agradável.
  • Selecione uma música – Música é cura para a alma! Crie uma atmosfera através da sonoridade de músicas que aclamam e relaxam o corpo.
  • Utilize objetos – Almofadas, velas ou abajur, podem ser super bem-vindos na transformação do local.
  • Escolha um horário – Cada um precisa descobrir o seu melhor momento de arquitetar a mente.

Conclusão

O poder da meditação

A vida contemporânea nos impõe o ritmo acelerado, de competição e de superficialidade, isto é, que valoriza os padrões externos e efêmeros.

Nesse caminhar, a prática da meditação resgatará o encontro com a própria essência (EU SUPERIOR), possibilitará a cura de mazelas e comportamentos cristalizados que ao longo de nossa história acumulamos e, talvez nem nos damos conta.

Não podemos adiar a oportunidade de nos conhecer melhor, de se cuidar verdadeiramente, deixando emergir o nosso potencial divino, por meio do foco da mente e das percepções.

Infalivelmente, a meditação será o caminho onde essas frutíferas experiências poderão fluir.

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Invista em sua saúde, sua rotina logo notará a diferença que o poder a meditação traz para a sua vida.

Separe um tempinho para você e comece já! Seu corpo e sua mente agradecem.

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