Planejamento Financeiro Para Revendedores: Dicas e Como Fazer!

07/08/2019 15:00

O planejamento financeiro para revendedores é um dos passos mais importantes para ter sucesso no seu empreendimento. Afinal, é preciso ter controle dos números para otimizar seu desempenho!

Ser empreendedor é um sonho para muitos brasileiros. No entanto, esse pode ser um grande desafio. Por sorte, existem muitos atalhos que você pode tomar para abrir o próprio negócio. Um deles é se tornar revendedor de um produto já estabelecido no mercado. 

Revender é, com certeza, mais fácil e muito menos custoso do que produzir. No entanto, isso não significa que você pode relaxar quando o assunto é o planejamento financeiro do seu negócio. 

Pensando nisso, criamos esse artigo para ajudar você a montar um planejamento financeiro para revendedores perfeito. A seguir, você vai aprender: 

  • O que é planejamento financeiro para revendedores?

  • Quais as vantagens e benefícios de fazer um planejamento financeiro?

  • Mas afinal, como fazer um planejamento financeiro para revendedores?

  • Conclusão

Boa leitura!

O que é planejamento financeiro para revendedores?

planejamento-financeiro-para-revendedores-o-que-e

O planejamento financeiro para revendedores é o primeiro passo para garantir o sucesso do seu negócio de revendas. Ele pode ser feito utilizando softwares especializados para gestão, ou em planilhas. 

O objetivo desse documento é mapear todos os custos e toda a entrada de dinheiro na sua empresa de revendas. Assim, você poderá fazer projeções para o futuro e estabelecer metas. 

Esse tipo de estratégia não só ajuda a melhorar seu desempenho de vendas, como garante que você não está perdendo dinheiro. O planejamento possibilita que você identifique problemas e gargalos e aplique soluções mais eficazes e dinâmicas

Quais as vantagens e benefícios de fazer um planejamento financeiro?

Pergunte para qualquer administrador experiente e ele irá confirmar: a chave para um negócio de sucesso é o monitoramento cuidadoso dos números. Quando o assunto é uma revenda, isso não é diferente. 

O principal benefício do planejamento financeiro para revendedores é a capacidade de visualizar todas as informações de entrada e saída de dinheiro do seu negócio. Assim, você tem um panorama da situação financeira atual, e pode até mesmo fazer projeções. 

Veja alguns outros benefícios de montar um planejamento financeiro para revendedores: 

  • Maior organização do fluxo de capital no negócio; 

  • Identificação de estratégias que não estão dando certo;

  • Identificação de gargalos e oportunidades de crescimento;

  • Controle do retorno sobre investimento. 

Mas afinal, como fazer um planejamento financeiro para revendedores?

planejamento-financeiro-para-revendedores-como-fazer

Agora você já sabe: o planejamento financeiro para revendedores é importantíssimo para o futuro do seu negócio. Mas como preparar esse documento? 

Não se preocupe: é mais simples do que parece. Veja os passos a seguir:

Entenda o fluxo de caixa empresarial

Antes de mais nada, é preciso que você levante os dados sobre a situação atual da sua empresa. Ou seja, identifique custos fixos e variáveis, investimentos necessários, receita com vendas e qualquer outra entrada ou saída de verba.

Quanto mais detalhes você levantar, melhor será seu panorama da situação financeira do seu negócio de revendas.

Separe as contas

Um erro muito comum entre novos empresários é não criar uma distinção entre as contas pessoais e as contas da empresa. Isso não causa apenas confusão: pode acabar fazendo com que você cometa erros no planejamento e gaste mais do que ganha com a empresa. 

Então, mantenha seus planejamentos financeiros sempre separados e organizados. 

Registro de entradas e saídas

Para manter o planejamento financeiro para revendedores exato e eficaz, é preciso fazer registros constantes. Sempre que houver movimentação de dinheiro, você precisa guardar esses dados na sua planilha. 

Assim, você garante que seu planejamento está sempre atualizado e realista.

Estabeleça uma margem de erro – reserva de dinheiro

Não importa o quão perfeito seja seu planejamento financeiro para revendedores - ninguém está isento de imprevistos.

Por isso, é importante considerar algumas possibilidades diferentes no seu plano, além de estabelecer uma margem de erro. Dessa forma, você está preparado para agir de maneira mais eficaz se precisar fazer adaptações.

Estipule um lucro viável

Estabelecer metas é um aspecto fundamental do crescimento de qualquer empresa. Então, você precisa utilizar os dados do seu planejamento financeiro para estipular objetivos realistas e viáveis. Mas não se esqueça de se desafiar um pouco também! 

Seu primeiro objetivo financeiro deve ser cobrir o valor investido inicialmente com a receita da sua empresa. Muitas vezes, para negócios novos, isso pode levar alguns meses. 

Depois disso, você deve visar o lucro. Ou seja, que sua empresa ganhe mais dinheiro do que gasta por mês para se manter na ativa. Finalmente, você pode criar metas para aumentar esse rendimento.

Fique de olho nos impostos

Entre novos empreendedores, é muito comum cometer o erro de não prestar atenção nos impostos. Ou, até mesmo, esquecer completamente de incluir essa variável no planejamento financeiro para revendedores. 

Esses custos podem acumular e prejudicar seu rendimento. Então, fique de olho e sempre leve os impostos em consideração no cálculo. 

Utilize a tecnologia a seu favor

Fazer o acompanhamento financeiro de uma empresa no papel é muito difícil. Mesmo que seja um pequeno negócio. Por isso, o ideal é aproveitar a tecnologia que está a sua disposição para reduzir a possibilidade de erros. 

No mínimo, recomendamos que você utilize uma planilha eletrônica para monitorar os números da empresa. Mas, se você puder investir em uma ferramenta específica para gestão, melhor ainda. 

Esse tipo de software faz a maioria dos cálculos simples automaticamente, e pode apontar possíveis problemas para você. Além disso, é mais fácil manter tudo atualizado e funcionando corretamente.

Para garantir o seu sucesso do seu negócio aprenda, também, como montar uma revenda de moda fitness!

Conclusão

planejamento-financeiro-para-revendedores-conclusao

Ser um revendedor de produtos que já estão tendo um bom desempenho no mercado pode ser um atalho para conquistar o sonho de empreender. Mas lembre-se: é preciso curar um planejamento financeiro para revendedores detalhado. 

Nesse artigo, você aprendeu tudo que precisa para levar seu negócio de revendas para o próximo nível! E se você está procurando o produto ideal para começar a revender, não deixe de conhecer nossas coleções

Seja um revendedor Fitmoda! Clique aqui e conheça as vantagens que oferecemos para nossos revendedores.

Que tal continuar aprendendo sobre como ter um negócio de revendas de sucesso? Confira esses outros artigos que separamos para você: 

Obrigado por ler até aqui!