Mercado fitness: por que revender roupas fitness?

18/04/2020 02:47

    

O estilo de vida saudável que alia prática de exercícios físicos à alimentação balanceada tem estado cada vez mais presente na vida das pessoas pelo mundo inteiro. No Brasil não é diferente. O mercado fitness está em alta, por isso revender roupas para esse segmento é uma excelente oportunidade de renda extra ou até mesmo de atividade profissional principal.

Apesar dos benefícios de revender roupas fitness, muitas pessoas ficam em dúvida sobre as vantagens, como ter sucesso no ramo e como acertar na escolha das peças. Se esse é o seu caso, não se preocupe! Estamos aqui para ajudar.

Neste post, vamos mostrar um pouco sobre esse mercado que está em ascensão e trazer muitas dicas para que você tenha sucesso revendendo roupas para prática esportiva. Ficou curioso para aprender conosco? Então é só continuar lendo!

    

Quais são as principais vantagens de revender roupas fitness?

    

Mercado Fitness

    

Se você está interessado no mercado fitness e na revenda de roupas, nada mais justo que iniciar este artigo mostrando algumas das principais vantagens de entrar nesse mercado. Preparado para saber quais são elas? Confira tudo a seguir!

     

Entrar em um mercado crescente

    

Mercado Fitness

    

Conforme relatório publicado pela IHRSA (Associação Internacional de Saúde, Raquete e Clube Esportivo), o Brasil é o segundo país com mais academias no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. São mais de 34 mil estabelecimentos espalhados pelo território nacional, que atraem quase 10 milhões de praticantes.

Esses dados, por si só, já fazem o mercado de roupas esportivas ser promissor. Há ainda aquelas pessoas que não frequentam academia, mas praticam inúmeras outras atividades esportivas como o crossfit e o treinamento funcional e, portanto, utilizam o mesmo tipo de roupa.

Por conta do conforto das peças fitness, muitas pessoas também costumam comprá-las para vestir no dia a dia. Assim, revender roupas esportivas torna-se um grande negócio em razão do número amplo de clientes.

    

Trabalhar com uma margem de lucro alta

    

Mercado Fitness

    

Além do mercado crescente, a revenda de roupas esportivas traz a possibilidade de ganhar um bom dinheiro, já que a margem de lucro trabalhada pode ser alta. Isso significa que o revendedor tende a ganhar um valor considerável em cada peça, já descontando todos os seus custos.

Revender produtos com uma margem de lucro alta permite também uma maior negociação em momentos ruins. Ou seja, quando for necessário baixar o valor do produto, devido à sazonalidade ou períodos ruins, ainda assim o revendedor conseguirá obter benefícios em cada peça repassada.

    

Correr riscos menores

    

A margem de lucro alta nos leva a segunda grande vantagem: correr um risco menor. Como vimos, em momentos de crise, é possível adaptar a margem de lucro e ainda assim continuar ganhando dinheiro.

Além disso, o risco menor também é positivo para quem está entrando no negócio e não tem muito capital disponível. Essas pessoas podem começar a revenda de roupas com um investimento inicial baixo. Isso diminui os riscos de perda caso algum imprevisto aconteça, já que o valor investido no negócio não foi tão alto.

    

Vender um produto de grande procura e fácil aceitação

    

As roupas utilizadas em academias e práticas esportivas são produtos de grande procura no mercado, devido ao alto número de adeptos à atividade física. Por isso, é relativamente fácil encontrar uma pessoa que queira comprar alguma peça e isso faz com que o produto seja de grande procura.

Além disso, elas são peças, na maioria das vezes, insubstituíveis, já que para treinar é necessário vestir uma roupa adequada e confortável. Sendo assim, há uma fácil aceitação das roupas fitness no mercado que, somada à grande procura, tem aumentado a concretização de negócios e consequentemente o lucro do revendedor.

    

Como ter sucesso no ramo de revenda de roupas fitness?

    

Agora que você já sabe o quanto é vantajoso revender roupas fitness, chegou o momento de aprender a ter sucesso nesse ramo de negócio. Veja as nossas dicas a seguir para vender muito!

    

Conhecer as tendências

    

Dizem que um bom vendedor é aquele que conhece muito bem o seu produto. Por isso, a nossa primeira dica para ter sucesso é conhecer as tendências de moda que envolvem o universo fitness.

Você deve estar atento ao que as pessoas estão usando no mundo todo para se exercitarem. Uma as principais maneiras de fazer isso é participar das redes sociais! Siga pessoas que tenham influência nessa área, que criam tendências e que façam os seus clientes querem adquirir determinados produtos.

Se você souber previamente quais são essas peças, você sairá na frente da concorrência e ainda conseguirá manter o seu público satisfeito, oferecendo produtos que eles querem comprar.

    

Fazer parcerias com academias

    

Mercado Fitness

    

Os alunos das academias são potenciais clientes para o seu negócio. Por isso, uma grande dica de sucesso é fazer parcerias com esses estabelecimentos. Você pode combinar diversas formas de negócio.

Uma delas é marcar eventos em dias específicos na academia para mostrar os seus produtos aos alunos. Neste caso, você levaria todas as suas peças, montaria uma apresentação e deixaria os clientes à vontade para experimentar e escolher.

Outra opção é deixar algumas peças expostas em algum local da academia. Para essa opção seria necessário ter um espaço dentro do local especialmente para isso. Como você não estará presente e outra pessoa fará o serviço de venda, você deve combinar previamente como será feita a recompensa para a academia. Você pode pagar uma quantia já estabelecida por mês, ou um valor por cada peça vendida, por exemplo.

Além das peças físicas, você também pode deixar um panfleto divulgando os produtos e o endereço de páginas na internet para que as pessoas possam conferir cada uma das peças disponíveis.

    

Divulgar nas redes sociais

    

Mercado Fitness

    

Falando em internet, esse é outro ponto chave para o sucesso de um negócio — é necessário estar presente nas redes sociais. O comportamento do consumidor vem mudando a cada ano. Atualmente, as compras on-line têm crescido muito e, por isso, você deve também estar ativa nas principais redes sociais.

Faça uma página no Instagram e no Facebook. Se tiver tempo e disponibilidade invista em um site, um canal no YouTube e até mesmo um blog. Lembre-se que para fazer efeito, a rede social precisa de interação. Por isso, crie apenas aquelas que você consegue dar conta de alimentar.

    

Definir um público-alvo

    

Mercado Fitness

    

Uma estratégia utilizada por vendedores e grandes marcas é a definição de um nicho de mercado que a marca, o produto ou serviço deseja atingir. Embora não pareça, é muito mais fácil definir um público-alvo do que trabalhar com todas as pessoas.

Ao escolher um público-alvo para a sua revenda de roupas, você poderá pensar em estratégias que atendam aquele público. Se você vender roupas só para mulheres, suas ações de publicidade vão ser direcionadas a elas. Se o seu público for idosos, você deverá "falar a língua deles" e assim por diante.

Ter um público-alvo faz com que os clientes se sintam especiais. Isso é revertido em confiabilidade, segurança em realizar a compra e fidelização.

    

Escolher bem o fornecedor

    

Mercado Fitness

    

Além dos clientes, um vendedor de sucesso deve se preocupar também com o fornecedor. Não importa qual seja o seu público-alvo, você sempre deve escolher fornecedores que vendam produtos de qualidade.

A concorrência é muito ampla e você não conseguirá fidelizar clientes e nem fazer crescer o seu negócio se as suas roupas não forem boas. Além da qualidade dos produtos, é preciso verificar a idoneidade do fornecedor e seu atendimento. Escolha aquele que faça você se sentir um vendedor especial.

    

Vender de porta em porta e pela internet

    

Mercado Fitness

    

Já falamos da importância da internet e sabemos que não é possível estar de fora dela para ter sucesso nas vendas. Entretanto, a boa e velha visita à casa das pessoas também é uma ótima maneira de vender roupas fitness.

Durante uma visita, o cliente pode experimentar, olhar o tecido, o tamanho e as cores. Isso aumenta as chances dele se encantar com alguma peça e fazer a compra. Faça um roteiro de visitas por semana e divida as suas funções entre vendas on-line, parcerias com academias e vendas de porta em porta.

Apostar na organização

Nossa última dica para ter sucesso ao revender roupas fitness é apostar na organização. Você até pode ser um empreendedor de sucesso desorganizado, mas, com certeza, isso dará muito mais trabalho.

Se o seu negócio já está ativo e está bagunçado, não se desespere. Comece a organizar aos poucos. Algumas dicas são:

  • ter uma planilha com a descrição de todas as peças de roupas e a data que você adquiriu. Sabendo a data você poderá ter um controle das peças que saem mais;
  • faça um cadastro de clientes, nem que seja em uma planilha on-line ou em um caderno. Anote o que cada um compra, a data e o valor;
  • divida o seu tempo entre divulgação, organização dos produtos, vendas e alimentação das planilhas;
  • não misture o seu dinheiro pessoal com as finanças do seu negócio.

Como escolher as peças ideias?

Você já descobriu o porquê revender roupas esportivas. Agora vamos dar mais uma dica especial para você começar o seu negócio com o pé direito: aprenda a escolher as peças certas!

Saber os gostos dos clientes e as peças mais procuradas

Para acertar na escolha das roupas é preciso conhecer bem o gosto e o estilo dos clientes. Para conseguir isso, nada melhor do que uma boa conversa com os clientes. Procure conhecê-los, faça questionários, observe suas redes sociais etc.

Com esses dados em mãos, observe o que os clientes têm em comum em seus gostos e invista nas peças mais procuradas por eles. Assim, as chances dessas roupas serem vendidas são altas, aumentando a probabilidade de sucesso do seu negócio!

Entender os benefícios de cada peça

Por fim, conhecer o produto vendido é fundamental para aumentar o número de vendas. O cliente percebe quando o vendedor entende do produto e isso faz toda a diferença, pois, nesse caso, eles se sentirão mais confiantes e os aspectos positivos serão levados em consideração.

Em outras palavras, entender os benefícios de cada peça e conseguir passar isso ao cliente diminui as chances de ele sentir que está "sendo enganado". Sendo assim, invista em estudar os seus produtos! Saiba de qual material eles são feitos, quais as vantagens ao optar por eles, quais os benefícios durante a prática dos exercícios etc.

O universo esportivo é um grande aliado dos vendedores. Com inúmeros praticantes, revender roupas fitness é um excelente negócio e tem muitas chances de dar certo, ainda mais agora que você aprendeu todas as nossas dicas sobre como se dar bem nesse mercado.

E então, gostou do post? Se você se interessou em revender roupas de academia e quer saber mais sobre o assunto, confira este artigo sobre como ser um bom revendedor que preparamos para você!