DESCUBRA TUDO SOBRE O YOGA

25/05/2019 18:00

A arte milenar descrita como uma técnica que compreende aos campos espiritual, físico, ético, moral, mental e meditativo invadiram aos novos hábitos ao redor do mundo. O Yoga é um conceito referente às tradicionais práticas físicas que são naturais do norte da Índia. Basicamente, os exercícios consistem em um caminho de reconhecimento de nossa natureza em tudo e com todos. É uma filosofia que se comprova com sua prática. A palavra yoga significa controlar, unir e está associada aos costumes medievais que eram relacionados a uma fonte de exercício.

Apesar de não existir estudos comprobatórios, é comum ouvirmos falar que o yoga está completamente enraizado no Hindu, entretanto a tradição religiosa que se originou no subcontinente indiano, evoluiu apenas tempos depois, acrescendo alguns dos costumes do yoga.

Desde então, a tradição do yoga foi sendo passada de geração em geração, se tornando uma atividade fundamentada na experiência de muitos grupos ao longo dos milhares de anos.

À medida em que se foi tendo ciência dos benefícios de sua prática, o yoga foi se popularizando e hoje é recomendada para muitas pessoas com risco de doenças cardíacas, dores nas costas, artrite, depressão e outras doenças crônicas.

O yoga apresenta três pilares constituintes, o exercício, a respiração e o da meditação.

Os exercícios por sua vez, tem como objetivo comprimir os sistemas glandulares do corpo, a fim de aumentar a eficiência dos mesmos. A respiração quando controlada, melhora os funcionamentos do corpo e da mente. Ambos, ordenam a estrutura física para o processo de meditação, permitindo o encontro como o próprio eu através do silêncio e amenização de respostas excessivamente descontroladas, que acabam por desestruturar a mente e o corpo.

yoga índia

Para executar todas as etapas de forma adequada do yoga é necessário operar os exercícios conforme as instruções dos professores, mantendo uma boa postura, respeitando os limites de acordo com a sua idade e o seu estado de saúde. A respiração natural e profunda também faz parte e toda a diferença na técnica do yoga, junto ao pensamento positivo lúcido que consequentemente leva ao relaxamento correto. A partir disso, atualmente, existem muitas variações de estilos de se praticar yoga:

Iyengar Yoga

Focado na permanência durante a execução das posturas e no alinhamento de cada um dos movimentos, o que garante que as aulas tenham um ritmo mais lento e mais pessoal, já que o praticante passa a se concentrar mais em si mesmo e na sua prática.

Kundalini Yoga

Éum tipo de yoga mais voltado para o trabalho espiritual e para a conexão entre corpo, mente e espírito através da realização de atividades físicas. É um estilo mais contemplativo, reflexivo e individual de yoga.

Hatha Yoga

Considerado como yoga clássico,se tornou um dos tipos mais populares do ocidente porque a prática é focada no condicionamento físico, no fortalecimento do corpo e no aumento da flexibilidade.

Raja Yoga

Também é um tipo de yoga voltado para o lado espiritual do praticante. Não à toa, também é chamado de Yoga Real, porque volta-se para o interior, para o desenvolvimento pessoal da pessoa e não para o esforço físico.

Power Yoga / Vinyasa Yoga

É um dos tipos de yoga mais graciosos de todos. Isso porque a sua prática se baseia na execução de posturas em flow, ou seja, seguindo uma sequência de movimentos que se juntam quase como em uma coreografia, estabelecendo um fluxo contínuo de posições.

Tantra Yoga

Essencialmente, a prática tem, por objetivo, o desenvolvimento integral do ser humano nos seus aspectos físico, mental e espiritual.

Bhakti Yoga

É motivado principalmente pelo poder do amor e vê Deus como a personificação do amor. Ele se dá a Deus através da oração, louvor e ritual, canalizando e transmutando suas emoções em amor incondicional ou devoção.

Laya Yoga

É uma técnica de sedação da emotividade, que leva o praticante a um estado de relaxamentoprofundo, muito parecido com o estado de sono REM (Rapid Eye Movement). Com esta técnica, a pessoa vai paulatinamente dissolvendo as marcas negativas registradas no subconsciente e no inconsciente, causadas pelo estresse, por traumas, frustrações, decepções e aborrecimentos do dia a dia.

Astanga Yoga

O Ashtanga é uma prática para aqueles que buscam atividades físicas mais estimulantes e mais intensas e seus principais benefícios estão associados ao ganho de força, à flexibilidade , ao equilíbrio, à consciência corporal e ao alinhamento.

O yoga pode contar com diversos benefícios de acordo com a evolução do praticante. Após uma aula já é perceptível a melhora da função cerebral, a redução dos níveis de stress, a alteração da expressão genética e o aumento da flexibilidade. Depois de alguns meses de prática disciplinada de yoga, a redução de dores crônicas é mais efetiva assim como o melhoramento as funções sexuais por auxiliar o aumento da excitação, desejo, orgasmo e satisfação sexual. Os meses contínuos também podem proporcionar o controle dos níveis de açúcar no sangue em diabéticos e da pressão arterial, o alívio da ansiedade, a melhora do equilíbrio e o aumento da capacidade pulmonar. Estudos demonstraram que a prática permanente por anos de yoga é resultante de características como o fortalecimento dos ossos, o equilíbrio do peso saudável e a redução de riscos cardíacos.

yoga