Qual Melhor Tecido Para Roupa Fitness? Escolha o Certo Para Você

01/08/2019 15:00

É fundamental que você saiba qual melhor tecido para roupas fitness antes de comprar a sua. Isso acontece porque ao optar por uma opção não adequada para o seu corpo e tipo de treino, seu rendimento pode ficar abaixo do desejado, por exemplo.

Além disso, a escolha errada de tecido pode ocasionar o acúmulo de suor, provocar o surgimento de doenças de pele e elevar a sua sensação de calor.

Então, se o seu objetivo é alcançar suas metas de treino, é necessário entender qual melhor tecido para roupas fitness.

Nesse artigo, você vai conhecer mais sobre qual melhor tecido para roupas fitness e os principais cuidados que precisa ter com esse tipo de roupa. Confira nossas dicas e faça o seu treino render mais!

Vamos falar sobre: 

  • Qual o melhor tecido para roupa fitness?
  • Quais são os tipos de tecido para roupas fitness?

  • Cuidados especiais com sua roupa fitness

  • Conclusão

Qual o melhor tecido para roupa fitness?

qual-melhor-tecido-para-roupa-fitness

Saber qual é o melhor tecido para roupa fitness vai levar os seus resultados para outro nível. Muitas pessoas não sabem, mas esse pode ser o diferencial entre um treino de alta performance e um com resultados abaixo da média.

Leggings, shorts e tops

Ao optar pelo uso de leggins, shorts e tops, o tecido mais indicado é a poliamida. Com ela, qualquer uma dessas peças se moldam de forma perfeita ao seu corpo. 

Além disso, a poliamida é bastante leve, macia e não impede que o seu corpo realize corretamente o processo de transpiração. Dessa forma, você não retém suor dentro do seu corpo, não prejudicando a sua saúde.

 Bodys, macacões e vestidos

Quando o assunto é qual é o melhor tecido para roupas fitness, o poliéster pode ser uma ótima opção.

Ele é um pouco mais firme e grosso, oferecendo pouca elasticidade, sendo ótimo para a confecção de bodys, macacões e vestidos, por exemplo. 

Além disso, esse tipo de tecido pode ser encontrado em diversos recortes e cores, combinando com qualquer tipo de estilo.

Na Fitmoda você pode escolher o tecido mais adequado para cada tipo de treino!

Quais são os tipos de tecido para roupas fitness?

qual-melhor-tecido-para-roupa-fitness-uai-sao-os-tipos

Há muitas opções, mas é imprescindível conhecer qual é o melhor tecido para roupas fitness e todos os tipos existentes. Dessa maneira, fica mais fácil escolher o ideal para você.

Dry Fit: Poliamida

O tecido poliamida é bastante flexível e macio. Dessa forma, ele confere um conforto maior, além de uma maior mobilidade durante a prática dos seus exercícios físicos. 

Além disso, esse tipo de tecido proporciona uma rápida absorção da sudorese, diminuindo a sensação de calor e cansaço. Ele é ideal para tops e leggings, já que é bastante indicado para momentos de treinos mais intensos ou para locais que fazem muito calor.

Dry Fit: Poliéster

O poliéster, por sua vez, é um tipo de tecido para roupa fitness que confere uma maior segurança para os seus usuários. Por ser mais grosso e rígido, ele possui uma alta durabilidade, sem deixar o conforto de lado.

Além disso, o poliéster tem como característica ser muito versátil e prático, sendo ideal para rotinas de treinos mais pesadas, como é o caso de quem pratica cross fit, por exemplo.

Algodão

Roupas de algodão são bastante conhecidas e utilizadas pelos brasileiros, principalmente por conta da sua alta capacidade de absorção da umidade. 

Porém, apesar de confortável, ele não é muito indicado quando o assunto é absorção de suor, além de ficar bastante marcado em casos de suor em excesso.

Malha Fria Poliviscose (PV)

A malha fria poliviscose (PV) nada mais é do que a junção de dois tipos de tecido. Assim, ela é composta de 33% de viscose e 67% de poliéster.

Por conta disso, ela tem como característica ser leve e não amassar, além de ser bastante confortável. Isso faz dela é uma excelente opção para quem gosta de uma rotina prática no momento de escolher o look para treinar

Dessa forma, esse tipo de tecido para roupa fitness é muito indicado para zumba e musculação.

Viscolycra

Durante o processo de definição de qual melhor tecido para roupa fitness, leve o viscolycra em consideração, já que ele é ideal para quem gosta de elasticidade. Ou seja, ele pode ser esticado até sete vezes, mas sempre acaba voltando ao seu tamanho original.

Além disso, essa opção é bastante resistente tanto ao sal quanto ao sol. Assim, se você gosta de realizar os seus treinos ao ar livre, esse pode ser o tecido ideal, sendo comumente usado na confecção de camisetas e blusas.

Helanca

Normalmente, a helanca é utilizada na confecção de bermudas e calças de ginástica, principalmente por ser bastante resistente. 

Ela é composta por fios de poliamida texturizado por falsa torção, fazendo com que peças feitas com esse tipo de tecido possuam uma elasticidade apenas em sua lateral. 

Tac-Tel

O tac-tel é feito de poliéster, sendo um tipo de microfibra. A estrutura desse tipo de tecido é composta de fios que foram previamente texturizados a ar, conferindo a eles uma grande capacidade de absorção e secagem. 

Dessa forma, o tac-tel é fortemente indicado para a confecção de shorts e calções de banho, por exemplo.

Moletinho e Moletom

Tanto o moletinho quanto o moletom são tecidos cada vez mais usados na confecção de roupas fitness.

O moletinho é mais visto em shorts e bermudas. A diferença básica entre ele e o moletom, é que o primeiro não possui felpos internos. No entanto, ambos são feitos com a junção de poliéster e algodão.

Além disso, o moletom é um tecido mais quente, já que conta com uma camada mais grossa de tecido.

Energy 

Esse tecido é muito indicado para pessoas que gostam de fazer atividades físicas ao ar livre. Isso se dá por conta da sua capacidade de secar rapidamente. Além disso, ele possui proteção UV e uma ótima resistência ao sol e ao cloro.

Cuidados especiais com sua roupa fitness

Depois de saber qual o melhor tecido para roupa fitness, é importante que você saiba como cuidar das suas peças.

Então, é fundamental que você lave as suas roupas depois de cada treino, a fim de remover todo o suor acumulado. Assim, você garante que elas durem muito mais tempo.

Elas precisam ser higienizadas à mão ou lavadas no modo delicado da máquina de lavar. Faça uso de sabão neutro e não as coloque de molho, deixando que elas sequem naturalmente após esse processo.

Conclusão

qual-melhor-tecido-para-roupa-fitness-conclusao

Saber qual o melhor tecido para roupas fitness pode ajudar você a ter um rendimento muito melhor em seus treinos diários. 

Existem diversas opções que podem ser usadas em diferente tipos de peça. Tudo vai depender do seu objetivo e do conforto desejado durante os treino.

A Fitmoda possui peças confeccionadas por todos os principais tipos de tecido, sendo uma opção para qualquer tipo de treino e de atleta. 

Venha conferir todas as nossas coleções!

Não deixe de continuar acompanhando nosso blog para estar sempre por dentro das últimas tendências do mundo da moda! Aqui você encontra dicas e muita inspiração para montar seus looks! 

Obrigado por ler até aqui e até a próxima!