Top ou Sutiã Para Malhar: Como Escolher o Modelo Ideal

15/11/2019 09:30

Top ou sutiã para malhar? Essa é uma das dúvidas mais frequentes para quem quer começar ou é iniciante quando o assunto é academia.

Considerado por muitas como um acessório indispensável de uso habitual, os dois dividem opiniões quanto às suas funcionalidades.

As mulheres acabam optando, na maioria das vezes, por um modelo mais bonito no momento da escolha. 

Mas afinal, como escolher e qual a importância dessas peças no dia a dia e durante as atividades físicas?

Neste artigo você vai conhecer tudo sobre as utilidades que o top e o sutiã oferecem em diferentes situações. Confira todas as nossas dicas exclusivas para não errar na hora de escolher top ou sutiã para malhar!

O que acontece com os seios durante os exercícios físicos?

Antes de decidir o modelo ideal, precisamos entender o que acontece com nosso corpo na hora da atividade física, não é mesmo? Então vamos lá.

Durante os exercícios físicos, os seios tem o costume de oscilar conforme o movimento e impacto. 

A partir disto, o centro de massa da mulher sofre alterações, que exigem maior carga de força e controle muscular para que se mantenha em equilíbrio.

Isto é, os seios apresentam os planos de movimento vertical, horizontal e lateral durante os exercícios, podendo deslocar em até 21 cm. 

Tal impacto força os ligamentos de Cooper que são a única sustentação natural das mamas. Daí a importância de escolher a peça correta na hora de malhar.

Qual a importância de escolher a peça certa para malhar?

Em primeiro plano, a escolha adequada da peça tem por capacidade, evitar diversos danos à saúde.  

Os efeitos de uma atividade sem o acessório ou com o uso de um inadequado sem a sustentação correta, podem ser sentidos a curto prazo através do desconforto e de dores. 

Ou seja, os impactos podem gerar um abalo em primeiro momento na sobrecarga da musculatura torácica, podendo levar a um estresse nas articulações da coluna e consequentemente a cervical e a lombar podem sofrer com isso também.

A médio e longo prazos, as avarias podem ser outras, com a perda de colágeno oriunda das oscilações dos exercícios, estrias e flacidez se tornam visíveis. 

Afinal, top ou sutiã para malhar?

A quem deseja executar um exercício de forma correta, é necessário dispor de bem-estar. O conforto começa desde o momento em que você seleciona a roupa a ser vestida. Esta terá total implicação ao resultado final.

O top é a escolha mais assertiva para quem quer malhar. Ele garante a sustentação adequada que permite com que o treino não seja prejudicado por interferências de dor e desconforto.

Mas é preciso estar atento quanto às escolhas de top, cada modalidade de treino exige uma modelagem de top diferente.

Por isso, para cada intensidade de exercício há uma indicação específica, levando em consideração outros fatores como as dimensões do corpo e o tamanho dos seios.

 Acerte no top fitness com os modelos Fitmoda!

Como escolher o top fitness adequado para malhar?

top-ou-sutia-para-malhar-como-escolher-top-fitness-para-malhar

Escolher um top fitness para malhar, não tem lá seus mistérios, mas é preciso apenas se atentar à algumas recomendações: 

Tipos de top

Sabemos que a indústria da moda diariamente lança ao mercado diversos modelos de um mesmo produto para que haja incentivo ao consumo despertados pelo desejo e a necessidade de compra. 

Entre tantos modelos de top com designs modernos, os mais indicados são os que não possuem costura e aro. Além disso, alças largas contribuem para uma excelente sustentação sem que haja reflexos negativos à coluna.

Para que os seios não saiam do lugar conforme o movimento, o apropriado são os tops que protegem por compressão ao apertar o volume contra o corpo. Mas lembre-se, a compressão não deve ocorrer de forma incômoda. 

Além dos tops de compressão existem os tops encapsulamentos, modelo alternativo para quem não se adapta às roupas muito justas. 

Estes apresentam um recorte na base do seio e agem como cápsulas ao envolto do seio ao invés de comprimir os dois juntos contra o peito.

Tecido

Com a tecnologia avançada, o mercado adota diversos tipos de tecidos com tecnologias específicas para finalidades distintas. 

Todavia, os tops que são confeccionados em lycra e supplex são os mais recomendados por especialistas.

 Isso ocorre devido a facilidade que ambos garantem em relação a troca com o calor e a absorção do suor.  

Além disso, o tipo do tecido garante maior flexibilidade e sustentação dos seios, principalmente se o tamanho for considerado grande. 

Dicas para escolher o melhor modelo para malhar 

top-ou-sutia-para-malhar-dicas

Para melhor atender as expectativas de um treino bem-sucedido com comodidade e sem riscos à saúde, é preciso estar em alerta a alguns itens que podem fazer total diferença na hora de escolher o top ideal.

Priorize o conforto 

Conforme já mencionado, o conforto é essencial para manter qualquer bem-estar para isso, a escolha do top tem que ser feita inicialmente pelo conforto que a peça proporciona ao usuário. 

Compre o tamanho adequado 

Outro fator importantíssimo é se manter cautelosa quanto ao tamanho do top. Esse item influenciará bastante aconchego do corpo com a peça favorecendo outros fatores importantes como a sustentação ideal, troca de calor e a absorção do suor. 

Observe como o top fica em você 

Para que a escolha não seja inadequada e sucedida por dores, é necessário observar qual modelo será o mais adequado para você de acordo com as características do seu corpo e também a atividade a ser praticada.

Neste momento, para que não haja erro, atente-se pelo tamanho do tórax, o volume das mamas e a distância dos ombros e mamilos.  

Conserve e tenha cuidado para preservar seu top 

A conservação dos tops é essencial para que ele não perca características primárias que ajudaram a induzir a escolha no momento de compra. 

Para que isso não ocorra com o seu top, siga as instruções de lavagem e conservação que ele apresenta de acordo com o modelo e o tecido que ele foi fabricado. 

Além disso, siga as dicas para lavar não só os tops, mas as roupas de academia em geral do modo correto:

  • Deixe as peças secarem antes de colocá-las no cesto;

  • Use vinagre sem álcool para tirar o cheiro de suor;

  • Não use amaciante;

  • Não use água quente;

  • Lave a mão ou uso o ciclo de roupas delicadas;

  • Não centrifugue e nem torça;

  • Seque à sombra;

  • Lavar com sabão neutro.

Compre o top certo para você na Fitmoda e arrase no treino!

Mas e o sutiã? Como escolher o ideal?

top-ou-sutia-para-malhar-como-escolher-sutia-ideal

Não existe nenhum mistério para escolher o sutiã ideal. Com vasta opção de mercado, é possível unir sensualidade as necessidades básicas que a peça deve atender para maior conforto e valorização do corpo.

Escolha o sutiã ideal para você

Comprar o sutiã ideal não é uma tarefa difícil, mas para que a escolha se torne ainda mais prazerosa, separamos alguns itens que devem ser levados em consideração.

  • Conforto: esse deve ser fator principal a ser priorizado na hora de escolher um sutiã ideal. Para isto, basta imaginar passar um dia inteiro vestido algo que não atenda às suas necessidades. Seria algo extremamente incômodo, não é mesmo? Unir beleza e conforto é algo completamente possível nesse quesito!

  • Tamanho: o tamanho do sutiã é algo que está diretamente relacionado ao conforto. Antes de comprar, estude o seu corpo para que a peça se adapte ao corpo corretamente.
    A tabela de medidas é a forma mais indicada para visualizar com mais precisão o tamanho ideal de sutiã que comporta ao seu corpo. 

  • Estilo e gosto pessoal: para que a compra seja um sucesso, a sugestão é seguir as dicas acima e apostar, também, no estilo e gosto pessoal.
    Nota-se para a escolha de peças que além de lindas e confortáveis, sejam capazes de favorecer as qualidades dessa parte do corpo e esconder as partes indesejáveis, formando um visual equilibrado e harmônico.

Além de todos esses itens listados acima, os cuidados com sua peça devem ser constantes para que ela se preserve por muito mais tempo. Confira algumas recomendações que separamos para você:

Conservação e cuidados:

  • Não lavar a seco;

  • Lavar com sabão neutro

  • Lave sempre pelo lado avesso para manter a peça com aparência de nova por maior tempo;

  • Não deixar a peça de molho;

  • Não misturar com produtos de outra cor

  • Lavar a mão com temperatura máxima de 40°C; 

  • Não utilizar alvejantes;

  • Não secar em máquina;

  • Não utilizar ferro de passar roupas;

  • Seguir as instruções de lavagem da etiqueta do produto.

Confira os modelos de lingerie Fitmoda que mais combinam com você!

Conclusão 

top-ou-sutia-para-malhar-conclusao

Agora que você já sabe tudo sobre como escolher o modelo ideal entre tops e sutiãs e está super atenta a qual modelo correto escolher para todas as ocasiões, conheça as peças Fitmoda que irão te acompanhar na hora de ir malhar.

Não tenha medo de apostar. Já comprovamos que conforto, beleza e qualidade podem e devem andar juntos, sendo seus parceiros na hora de treinar de verdade. 

Depois de ter esclarecido a dúvida sobre top ou sutiã para malhar conte com a gente para fazer o seu treino ainda mais estiloso e prazeroso

Aqui na Fitmoda você encontra uma variedade de modelos, com diversas estampas que combinam o que você ama e o que você precisa. E o mais importante, contribuem para a manutenção da sua saúde! 

Quer mais dicas? Leia os nossos outros artigos:

Obrigada por ler até aqui e até a próxima!