Variar a Velocidade do Treino Aumenta o Gasto Calórico

22/01/2015 00:30

Está fazendo exercícios, mas não está mais emagrecendo?

Essa é uma dúvida e reclamação bem comum entre as pessoas que adotam uma rotina de atividades físicas e deixam de ver resultados depois de certo tempo.

Mas você sabe por que isso acontece? talvez seu corpo possa ter acostumado a esse estímulo!

Por isso, uma dica é usar a estratégia de variar o treino, que vai fazer você ter um gasto calórico maior.

Quando você varia o estímulo, você não deixa o corpo ficar naquela zona de conforto, assim ele vai se adaptando aos estímulos e economizando calorias para executar as tarefa.

Por isso, essa variação – que pode ser de velocidade, de inclinação ou intensidade – vai ajudar, sem dúvidas, a gastar mais calorias e, consequentemente, voltar a perder peso.

Isso acontece porque o nosso metabolismo fica acelerado depois que praticamos alguma atividade, e isso faz com que queime calorias após o exercício.

Quanto maior a intensidade durante o exercício, maior a queima calórica pós-exercício, porque o metabolismo fica acelerado durante mais tempo.

Por exemplo, se você pedalar em 20 minutos a mesma distância que costuma pedalar em 50, irá gastar no exercício a mesma quantidade de calorias, mas, como o metabolismo fica acelerado após a atividade intensa, você continua perdendo calorias após o exercício. E isso vai ajudar no emagrecimento.

Porém, é importante não pegar pesado!

 

Você pode fazer um treino mais longo em um dia e no outro um treino mais curto e intenso, para o corpo não se acostumar sempre ao mesmo estímulo.

Lembre-se que, quando pensamos em emagrecimento, é importante controlar o balanço calórico.

As atividades físicas ajudam a emagrecer porque aumentam o gasto calórico, mas além delas, é preciso ficar atento para que o consumo calórico não seja maior que o gasto!