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Benefícios da Caminhada

    

Democrática, a caminhada é um exercício aeróbico de fácil execução e que não exige habilidades e tampouco possui custos. Ela pode ser realizada em diversos ambientes, em qualquer horário do dia sem que haja alguma restrição de idade.

O simples movimento de andar pode ser executado livremente ou com a ajuda de aparelhos como uma esteira.

Sendo assim, o fácil deslocamento, independentemente de sua intensidade, é capaz de oportunizar uma série de benefícios à saúde.

Isso ocorre porque, entende-se que ao realizar regularmente atividades físicas, há contribuição direta e de forma bastante significativa para uma vida saudável.

Caminhar garante o auxílio do bom funcionamento do corpo e por consequência, proporciona o bem-estar.

A sociedade globalizada expõe um confronto entre as tentações que a vida moderna oferece, uma vez que a mesma torna ainda mais difícil escapar do sedentarismo.

Muitas são as razões que justificam a falta hábito dos exercícios por grande parte da população. Entretanto já parou para pensar o quanto os seus dias podem melhorar com alguns minutos de caminhada diária?

Nesse artigo abordaremos os principais benefícios adquiridos durante a caminhada e outras dicas imperdíveis para que essa atividade seja introduzida no seu dia a dia. Leia mais!

Confira aqui a opções de look para você dar inicio à sua caminhada e obter os melhores desempenhos da atividade!

    

A importância da caminhada e seus benefícios

    

Benefícios da Caminhada

    

FAZ BEM PRO CORAÇÃO

    

Um dos maiores favorecimentos que a caminhada oferece encontra-se no coração. O órgão é amplamente beneficiado pela atividade, uma vez que ao andar regularmente os riscos de ataques cardíacos e doenças cardiovasculares são reduzidos.

Além disso, fatores como o colesterol LDL são atenuados, assim como o colesterol HDL é aumentado.

Recomenda-se que a caminhada seja feita diariamente por aproximadamente 30 minutos para que os cuidados com o coração estejam sempre ativos.

    

MELHORA A CIRCULAÇÃO

    

A caminhada faz com que a as válvulas do coração trabalhem mais, melhorando a circulação de hemoglobina a e oxigenação do corpo. O alto bombeamento do sangue para o pulmão, deixa o sangue mais rico em oxigênio.

Além disso, as caminhadas fazem com que os vasos capilares, veias e artérias se dilatem com maior facilidade tornando o transporte de oxigênio pelo corpo mais eficiente. 

    

DEIXA O PULMÃO MAIS EFICIENTE

    

Ao tornar regular a atividade, o benefício se estende as trocas gasosas ocorridas no órgão, pois elas se tornam ainda mais influentes ao propiciarem o auxílio à limpeza, eliminando catarros e poeira. 

Caminhar ajuda também a dilatar os brônquios, prevenindo algumas inflamações como a bronquite.

Doenças como a sinusite e a rinite podem ser beneficiadas.

    

DIMINUI A SONOLÊNCIA

    

A caminhada durante produz substâncias estimulantes, como a adrenalina, no nosso corpo. Essa substância deixa o corpo mais disposto durante as horas subsequentes ao exercício, melhorando a qualidade do sono posteriormente.

    

AJUDA A EMAGRECER E DIMINUIR O INCHAÇO

    

Contrariando muitos pensamentos, é possível sim perder peso com caminhada. A atividade, que também traz diversos benefícios para a saúde física e mental, pode fazer com que você emagreça.

Isso ocorre diante do aumento do fluxo linfático que melhora o metabolismo, o que ajuda a desinchar, queimar gordura e a perder peso. 

O inchaço das pernas e do tornozelo pode ser diminuído, pois a circulação sanguínea é favorecida junto com a redução da retenção de líquidos.

Entretanto, para que isso ocorra, é preciso beber bastante líquidos durante o dia, ter uma alimentação saudável e praticá-la caminhada de forma regular por pelo menos 30 minutos.

    

AUMENTA A ENERGIA

    

Após a caminhada, muitas das pessoas se sentem com a energia esgotada, porém o que ocorre com o corpo é justamente ao contrário.

A caminhada é uma atividade energizadora naturalmente, pois que mantém o corpo alerta e com mais energia.

Isso ocorre devido ao aumento da circulação e do fluxo de oxigênio no sangue que diminui a rigidez muscular.

    

PREVINE DOENÇAS

    

Além de prevenir doenças cardíacas, a caminhada ajuda a prevenir o diabetes tipo 2, alguns tipos de câncer e doenças respiratórias, como a asma.

Por meio da caminhada, o envelhecimento se dá de maneira saudável, pois previne em até 40% as chances de sofrer de demência, cuidando do cérebro e preservando a memória.

    

DIABETES:

A insulina, substância que é responsável pela absorção de glicose pelas células do corpo, é produzida em maior quantidade durante a caminhada.

Isso ocorre porque a atividade do pâncreas e do fígado são estimuladas durante o exercício, devido à maior circulação de sangue em todos os órgãos. 

A caminhada quando em treinamento aeróbico intenso, é capaz de reverter a resistência à insulina, fator determinante para o desenvolvimento do diabetes.

    

DERRAMES E INFARTOS:

Quem caminha, mantém a saúde protegida das doenças cardiovasculares. Ao andar, a pressão sanguínea é controlada, por isso caminhar é um fator de proteção contra derrames e infarto.

E como já visto, a caminhada também regula os níveis de colesterol no corpo.

Ela age tanto na diminuição na produção de gorduras ruins ao organismo, que têm mais facilidade de se acumular nas paredes dos vasos sanguíneos e por isso causar derrames e infartos, como no aumento na produção de colesterol bom.

    

MELHORA A SAÚDE DOS OSSOS

    

O impacto dos pés com o chão tem efeito benéfico aos ossos, pois a compressão dos ossos da perna, e a movimentação de todo o esqueleto durante uma caminhada faz com que haja uma maior quantidade estímulos elétricos em nossos ossos, chamados de piezelétrico.

Esse estímulo facilita a absorção de cálcio, deixando os ossos mais resistentes e menos propensos a sofrerem com a osteoporose. 

Além disso, andar na luz solar, naturalmente aumenta os benefícios da vitamina D em no corpo. E também, a caminhada melhora a saúde das articulações e reduzindo a possibilidade de sofrer com doenças feito artrite.

    

TONIFICA O CORPO

    

A caminhada desenvolve o fortalecimento muscular, porque com a prática regular do exercício, os músculos começam a captar mais oxigênio, aumentando a sua eficiência.

Além disso, como a caminhada é um treino aeróbico, há o envolvimento de um grupo de músculos, que precisam atuar em conjunto, o que resulta no fortalecimento.

Desta forma, caminhar ajuda a fortalecer e firmar as coxas, pernas, panturrilhas, quadríceps e tonificar as nádegas, especialmente se você andar em uma ladeira.

Andar com a postura ereta é bom para tonificar o abdômen e reduzir a cintura e também ajuda a tonificar os braços, fortalecer as costas e os ombros.

    

DESPERTA A FELICIDADE

    

Caminhar pode ser um excelente antidepressivo, pois a atividade tem como capacidade a melhora do humor ao aumenta a produção de endorfinas, conhecidas como os hormônios da felicidade, no sangue, o que reduz o estresse e a ansiedade.

Caminhar é uma atividade social que reduz a sensação de solidão, uma vez que pode ser feita na companhia de pessoas agradáveis.

Outro ponto a ressaltar é que uma breve caminhada em áreas externas, pode melhorar significativamente a saúde mental, trazendo benefícios para o humor e a autoestima.

    

MELHORA DA MEMÓRIA

    

Acredita-se que prática de exercícios de forma regular também contribui para a preservação da memória, isso porque a atividade física estimula uma maior circulação sanguínea no cérebro, favorecendo a produção de catecolaminas durante o exercício.

Mas para que se tenha esse benefício, é preciso que a caminhada seja feita diariamente, em ritmo moderado e por cerca de 30 minutos.

    

Cuidados Importantes durante a caminhada

    

Benefícios da Caminhada

    

Alguns cuidados durante a caminhada são essenciais para que não aconteçam lesões ou situações que podem comprometer o bem-estar da pessoa, sendo recomendado:

    

UTILIZE CALÇADOS CONFORTÁVEIS E ROUPAS ADEQUADAS

    

Existem tênis específicos, com palmilhas pré-moldadas para realizar caminhadas. As roupas próprias para a atividade garantem maior circulação sanguínea, favorecendo a eliminação do suor, prevenindo de doenças de pele e infecções.

Além disso, algumas roupas á possuem a tecnologia dos tecidos UV que auxiliam na proteção contra os raios ultravioletas, que são nocivos à doenças como o câncer de pele.

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HIDRATE-SE E COMA ALIMENTOS LEVES

    

É fundamental beber pelo menos 250 mL de água por cada hora de caminhada. O corpo precisa manter-se hidratado para dar continuidade ao seu bom funcionamento.

Nuca realize uma caminhada em jejum. O desgaste físico pode provocar tonturas além de influenciar diretamente no desempenho da atividade. Dê preferência à alimento leve, que servem como fontes de energia.

A banana pode ser uma boa indicação por conta do seu fornecimento rápido de energia. Ideal para ser consumido antes do treino, quando não há um período grande entre a refeição e a realização da atividade física.

Além da grande quantidade de carboidratos de fácil digestão, a fruta ainda é rica em potássio e vitaminas B2 e B6.

    

PROTEJA-SE

    

Assim como as roupas com tecido UV exercem a função de proteção da pele, o uso filtro solar é indispensável nas áreas expostas.

Óculos escuros e chapéu ou boné também podem compor o look para maior resguardo contra os danos solares. Evite horários mais quentes, como entre as 11h e as 16h.

    

PREVINE-SE

    

Fazer exercícios de alongamento antes e depois da caminhada, como alongar as pernas e os braços, para ativar a circulação e assim não correr riscos de sofrer com as cãibras.

    

VANTAGENS DA CAMINHADA LIVRE

    

Benefícios da Caminhada

    

  • A resistência do vento e pequenas variações no terreno, como subidas, descidas e curvas, exigem mais do seu corpo e colaboram para aumentar em até 15% o gasto calórico;
  • Panturrilhas, coxas e glúteos são mais solicitados quando você anda no asfalto, porque a tendência é inclinar o corpo para a frente e trabalhar mais essas regiões;
  • O ambiente externo e o contato com o verde, se você caminha em um parque ou praça arborizada, são estímulos extras e tornam a atividade mais dinâmica e relaxante;
  • É econômico, não depende de muitos fatores para que seja praticada, principalmente os que desrespeitam ao financeiro.

    

VANTAGENS DA CAMINHADA EM ESTEIRA

    

Benefícios da Caminhada

    

  • A maioria dos modelos de esteira conta com sistema de amortecimento, o que minimiza o impacto nas articulações e o perigo de sofrer lesões;
  • Impedimentos climáticos não existem. Faça chuva ou muito frio lá fora, não há pretexto para faltar no treino. Andar longe do vento e da poluição ainda evita irritação nos olhos e nas vias respiratórias e pode incrementar o seu desempenho;
  • Como a máquina realiza parte do movimento ao impulsionar você para a frente, o cansaço demora mais para chegar - o que é útil sobretudo nos treinos longos;
  • Permite controlar velocidade, distância, tempo e até a sua frequência cardíaca durante o exercício. Isso dispensa o uso de acessórios como relógio ou frequencímetro.

    

DICAS EXTRAS

    

  • Procure fazer as coisas mais a pé;
  • Estacione longe dos locais;
  • Caminhe enquanto conversa;
  • Crie uma playlist animada e motivadora;
  • Faça anotações sobre as suas evoluções.

    

CONCLUSÃO

    

Benefícios da Caminhada

    

Ao final desse artigo, foi possível compreender qual o benefício da caminhada para as nossas vidas. A atividade que é simples de ser realizada, pode ser muito prazerosa seguindo as dicas acima apresentadas.

Se exercitar, é dar a chance para que a vida tenha maior qualidade, uma vez que o corpo é favorecido em diversos aspectos.

Então, se você não é adepto a nenhuma atividade física, saia do sedentarismo e passe a caminhar. Tal prática é natural e imediatamente poderá ser sentidos benefícios que podem sem acrescidos com o desenvolvimento da caminhada regular.

Conte com a Fitmoda para estar ao seu lado sempre, cuidando da sua saúde e dando mais um passo rumo aos objetivos maiores!

Continue aprendendo aqui sobre os benefícios de diversos exercícios e os aspectos que complementam sua prática. Confira esses outros artigos que separamos para você: 

    

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