Compartilhar

     

A redescoberta da infusão preparada a partir do botão seco da Hibiscus Sabdariffa, tonou ainda mais popular a flor de hibisco, que já se destacava pelo aroma agradável e por seu consumo secular entre outros povos com ampla finalidade.

Foi na era da antiguidade que os faraós tomavam o chá de hibisco para refrescar e controlar a temperatura corporal.

Já no Irã, é costumeiro que suas flores sejam utilizadas para acalmar a mente e melhorar problemas de sono.

Em contrapartida, na África, a bebida produzida através da planta vem sendo utilizada já há algum tempo como um ingrediente extra no que tange às questões medicinais.

Sabendo disso, no artigo de hoje falaremos sobre as diversas perspectivas apresentadas pelo chá de hibisco em múltiplas culturas ao redor do mundo. Flor essa, que em forma de chá vem se tornando febre entre pessoas que buscam a cada dia adotar um estilo de vida mais saudável. Leia sobre!

     

O que é chá hibisco?

     

Basicamente o chá pode ser definido como uma infusão do botão seco da flor de hibisco. Seus componentes nutricionais são avaliados por:

  • Minerais: ferro, magnésio, potássio, fósforo, cobre e cálcio;
  • Vitaminas: A, C, tiamina (B1), riboflavina (B2) e ácido fólico;
  • Ácidos orgânicos: O chá é composto por substâncias como os ácidos málico, tartárico e cítrico, três tipos de fitonutrientes que servem para fortalecer o sistema imunológico e melhora a saúde da pele.
  • Fibras e gorduras também estão presentes nas flores de hibisco, mas em quantidade muito pequena.
  •  O chá de hibisco não contém colesterol e não é fonte de cafeína.

     

Pra que serve o chá de hibisco?

     

Chá de Hibiscus | Fitmoda

     

Ultimamente, o chá de hibisco anda sendo inserido com mais frequência na vida das pessoas. Estudiosos afirmaram recentemente que tanto o chá, quanto o extrato da planta de hibisco são grandes aliados na hora de adquirir inúmeros benefícios.

Desta forma, experimentos recém descobertos deram maior notoriedade à flor, uma vez que o chá tem sido utilizado para muitas funções.

Os Flavonóides é um composto químico presente no chá, formado por as antocianinas e a quercetina tornam-se responsáveis por boa parte dos benefícios do chá de hibisco.

A eliminação de gordura, redução do inchaço, melhora do funcionamento intestinal, controle do colesterol são alguns pontos destacados entre as vantagens oferecidas pela infusão.

Com grande atuação diurética, o chá também auxilia na queda de pressão arterial, proteção ao desempenho dos rins e do fígado e consequentemente na prevenção de muitas outras doenças.

Além disso, o chá de hibisco é considerado de baixa caloria e contém muitos mais nutrientes essenciais à saúde do que se imagina. As flores também são fontes de vitaminas, minerais, carboidratos e proteínas.

Confira a seguir detalhadamente, os principais benefícios assegurados pela ingestão do chá de hibisco:

     

PERDA DE PESO

     

O mecanismo potencializado pelo chá ainda não é totalmente conhecido, mas se tem a ciência de que beber o chá que ajuda a emagrecer resulta em:

  • Redução da glicemia, dificultando o acúmulo de gordura;
  • Obstaculizando a síntese de novas células de gordura;
  • Diminuindo os níveis de colesterol LDL e dos triglicerídes;
  • Inibindo enzimas pancreáticas;
  • Possuindo efeito termogênico, que ajuda a acelerar o metabolismo;
  • Bloqueando uma enzima envolvida na síntese de ácidos graxos;
  • Inibindo a alfa-amilase, uma enzima que converte amido em açúcar;
  • Melhorando a função do fígado na presença da esteatose hepática.

     

CONTROLE DO COLESTEROL

     

O chá de hibisco combinado a uma dieta balanceada e a prática de exercícios ajudam na redução das altas taxas de colesterol. Isso acontece devido aos níveis de triglicérides que decaem significativamente evidenciando o efeito cardioprotetor do chá.

     

PREVENÇÃO DO DIABETES E DA SÍNDROME METABÓLICA

     

Conjuntamente da hipertensão e dos níveis elevados de LDL, o excesso de açúcar no sangue faz parte de um grupo que compõem a síndrome metabólica.

O termo se refere a fatores de risco metabólico que se manifestam em uma pessoa e elevam as chances de desenvolver diabetes e complicações cardíacas.

O consumo do chá inibe também a alfa-amilase, uma enzima que que converte o amido em açúcar, advertindo as taxas de colesterol e reduzindo os depósitos de gordura abdominal, em favor do controle dos níveis de glicose, evitando a síndrome metabólica.

     

REDUZ A PRESSÃO

     

Os rins têm por função filtrar o sangue para eliminar substâncias nocivas ao organismo, como amônia, ureia e ácido úrico. Atuam também, secretando substâncias importantes para a nossa saúde.

 Com a ingestão do chá de hibisco, este processo é estimulado, favorecendo a eliminação do excesso de líquidos e reduzindo o volume de sangue, consequentemente diminuindo a pressão arterial.

Esse fator equivale a eficácia do hibisco ao medicamento da hipertensão, devido a presença das antocianinas na bebida.

     

DIURÉTICO

     

O nosso corpo é constituído em maior proporção por água. Devido a isso, existe a predisposição de retermos água em excesso.

O chá de hibisco é rico em quercetina, substância que possui ação diurética, ou seja, aumenta a produção da urina ao longo do dia. Seu consumo, elimina uma maior quantidade de toxinas existentes no corpo.

     

MELHORA DA FUNÇÃO INTESTINAL

     

O chá de hibisco pode ser considerado um laxante natural, uma vez que seus compostos melhoram a digestão e favorecem o trânsito intestinal.

     

PREVENÇÃO AO CÂNCER

     

Assim como os outros alimentos que são ricos em antioxidantes em sua composição, o hibisco contém fitonutrientes que podem retardar o desenvolvimento de células cancerígenas através de uma minimização na quantidade de radicais livres

     

MELHORAMENTO DO FÍGADO

     

As folhas de hibisco influenciam em uma redução nos danos oxidativos causados ao órgão, e os antioxidantes da planta, também garantem eficácia no abate a inflamação hepática.

Sendo assim, o consumo de chá de hibisco melhora a saúde do fígado, pois aumenta as enzimas desintoxicantes.

Além das qualidades mencionadas acima, o chá de hibisco também favorece:

  • Redução efetiva das cólicas menstruais;
  • Tranquiliza o sistema nervoso e minimiza o estresse;
  • Melhora a digestão;
  • Combate infecções fúngicas e bacterianas;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Melhora o rendimento cerebral aumentando a concentração e exercitando a memória;
  • Controla o desejo de ingerir doces, melhorando a sensibilidade à insulina afastando a compulsão por carboidratos finos.

     

Busque a orientação de um profissional de saúde

     

Apesar do chá apresentar inúmeras vantagens, o acompanhamento de um profissional especializado é imprescindível.

Seja qual for a meta pretendida, tudo que foge ao equilíbrio é desaprovado e se torna maléfico a nós mesmos. Assim sendo, é preciso atenção ao consumo do chá, pois ele prevê restrições e efeitos colaterais.

Uma vez que a ingestão chá reduz a pressão arterial, conforme já mencionado, é importante que seja evitado por pessoas que possuem pressão baixa naturalmente. O chá também pode estimular o ciclo menstrual, portanto a contraindicação se estende as gestantes.

Outro efeito colateral, é redução dos níveis de estrógeno que alteram o processo de terapia de reposição hormonal, além das mulheres que fazem uso das pílulas anticoncepcionais, ambos devem estar vigilantes ao consumo diário.

O chá também pode oferecer riscos de alteração na atividade reprodutiva feminina, dificultando a fertilidade.

 Além disso, há relatos de possível intoxicação e alucinação depois de beber chá de hibisco. Ele pode baixar excessivamente a pressão arterial e gerar fraqueza, escurecimento da visão e tonturas.

Sendo assim, o consumo deve ser de preferência sob orientação médica e após as avaliações clínicas, procure tomar de forma moderada.

     

Como fazer o chá de hibisco?

     

Chá de Hibiscus | Fitmoda

     

Como todo mundo sabe, fazer um chá não tem mistério nenhum! Por isso, separamos umas dicas de dar água na boca para que você possa preparar incrementado no seu chá de hibisco e por fim se deliciar no sabor único e marcante proporcionado pela especiaria.

Em primeiro passo, o chá de hibisco deve ser feito a partir da infusão das folhas secas em água fervente, deixando-as serem apuradas de 5 a 10 minutos. A proporção deve ser feita a partir de 2 colheres de sopa de hibisco seco para 1 litro de água.

Hibisco com canela:

Ambos com caráter termogênico, a mistura pode favorecer a inibição da vontade de comer doces por equilibrar o nível de insulina liberado.

DICA: Use 1 litro de água para 2 colheres de sopa de hibisco e uma canela em pau.

Hibisco com cavalinha:

Caso a sua finalidade é potencializado efeito diurético, anti-inflamatório e desintoxicante essa é a mistura ideal. Além de acelerar o metabolismo, ela ajuda a diminuir a retenção líquida e também a combater a flacidez e a celulite.

DICA: Use 1 litro de água para 2 colheres de sopa de ambos os ingredientes, o hibisco e a cavalinha.

Hibisco com abacaxi:

Para quem não curte o sabor da cavalinha, o abacaxi pode ser alternativa na mistura dos chás com função anti-inflamatória.

Além de apresentar total refrescância, a infusão dos dois ingredientes potencializa o efeito emagrecedor, isso porque o abacaxi é diurético, antioxidante e tem característica de ajudar a melhorar o vigor físico.

DICA: Prepare a infusão utilizando cascas de abacaxi e 2 colheres de sopa do hibisco a cada 1 litro de água.

Hibisco com sene:

Para quem busca o bom funcionamento intestinal, o sene adicionado ao hibisco também capacita o emagrecimento.

DICA: Em 150ml de água fervida, acrescente meia colher de sopa de folhas secas de sene e 1 colher de folhas de hibisco. Deixe curtir por 5 minutos.

Hibisco com gengibre:

Antigripal, anti-inflamatório a mistura termogênica contribui muito para o emagrecimento. Além disso, pode ser grande aliada nos bancos de tratamento contra celulite.

DICA: A cada 1 litro de água, utilize q colher e meia de sopa de folhas de hibisco com raspas de gengibre.

Hibisco com limão e gengibre:

Esse super mix tem alta ação termogênico! Com o limão, a bebida Granja grandes propriedades que facilitam a digestão e a eliminação de toxinas.

DICA: Em 250 ml de água ferva 1 pedaço de gengibre ralado. Depois adicione 1 colher de sopa de hibisco e deixe em repouso por 5 minutos. Por fim acrescente o suco de limão.

     

Conclusão

     

Chá de Hibiscus | Fitmoda

     

Após aprender sobre as múltiplas vantagens e restrições quem compõem o chá de hibisco, que tal buscar aderir à especiaria ao seu dia a dia?

O chá é uma bebida simples, acessível, tampouco apresenta dificuldades de preparo, mas que também possui amplo sabor capaz de agradar diversos paladares.

A bebida que possui diversos benefícios à saúde, anda adentrando aos costumes atuais de diversos públicos em variados ambientes.

Por isso, a melhor forma de preparo é por meio da infusão, pois assim as propriedades são conservadas e suas vantagens melhores aproveitadas.

Experimente se deliciar com o sabor marcante do hibisco e conte para gente como foi a sua experiência com as dicas das misturas!

Se sua meta é emagrecer aderindo o chá de hibisco a sua dieta, conte a com a Fitmoda para fazermos uma parceria em prol da saúde, já que os exercícios não podem ficar de fora!

Mas lembre-se, o consumo em excesso pode ser prejudicial à saúde. Busque a orientação um profissional e opte por realizar atividades físicas e alimentos mais naturais, que irão favorecer a sua qualidade de vida!

Quer mais dicas imperdíveis? Continue aqui no Blog Fitmoda conferindo outros conteúdos:

Shake Proteico

Os benefícios dos chás

A importância de se manter hidratado

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Artigos Relacionados
Recomendamos para você
Glossário
Segurança
  • Norton Secured
Formas de Pagamento
Credibilidade
Abrir Whatsapp