Compartilhar

Colágeno

    

Colágeno Blog Fitmoda

    

A palavra colágeno vem do grego que significa cola. Essa definição é muito apropriada em se tratando do papel que ele desempenha em nosso corpo.

Com o tempo, se torna inevitável as mudanças sofridas em toda a estrutura humana. As características se transformam de forma natural. 

O envelhecimento do organismo acontece pelo fato das células somáticas começarem a morrer e não serem substituídas por novas, assim como outros elementos do corpo não apresentarem tanta produtividade. 

Sendo assim, não é preciso pertencer ao grupo da terceira idade para identificar certos sinais de envelhecimento. Fatores como rugas, linhas de expressão, flacidez e dores nas articulações já são apontados em outras fases em decorrência da queda de produção de colágeno. 

Neste caso, falaremos no texto a seguir sobre qual é a real importância de investir no colágeno. 

Produto que se tornou uma das grandes apostas da indústria de cosméticos e farmacêutica em virtude dos públicos que buscam melhorar a qualidade de vida e principalmente o aperfeiçoamento estético. Leia mais!

 

O que é colágeno?

 

 O colágeno é uma proteína que dá estrutura, firmeza e elasticidade à pele, às cartilagens e em geral as estruturas do nosso corpo que não precisam da sustentação dos ossos, entretanto, necessitam de um suporte. 

Essa proteína é produzida naturalmente pelo corpo, todavia pode ser encontrada em outros alimentos, ou em cosméticos como cremes hidratantes ou suplementos alimentares em cápsulas ou em pó. 

Para que serve o colágeno?

    

Colágeno Blog Fitmoda

    

Se tem o conhecimento de que proteína é de suma importância para manter as células firmes e unidas. Além da pele, o benefício se estende aos outros tecidos, assegurando a integridades dos músculos, dos ligamentos, dos tendões e das articulações. 

A medida em que vamos envelhecendo, a produção de colágeno entra em queda, de modo que as rugas, linhas de expressão e dores nas articulações começam a aparecer. 

Por isso, devemos ajudar ao nosso organismo com suplementação de colágeno para que os níveis dessa proteína estejam sempre adequados ao nosso corpo. 

Na derme, ou na camada média da pele, o colágeno tem por função forma uma tela fibrosa de células, sobre a qual novas células podem crescer, além de promover a substituição e restauração das células mortas da pele.

Também serve como coberturas protetoras de órgão mais delicados do corpo, como os rins. Além disso, o colágeno é repleto de aminoácidos como a prolina, glicina, glutamina e arginina.

 

PROLINA 

Ela faz parte de um grupo de 20 aminoácidos que participam da composição de proteínas, desse modo ela tem por função proteger a integridade dos vasos sanguíneos, melhorar as articulações dentre outros benefícios cardiovasculares. 

 

GLICINA

É um dos aminoácidos codificados pelo código genético, que garante o funcionamento adequado, contribuindo para a construção dos fios de DNA sadios. Também é um dos compostos que formam a creatina, que promove o crescimento muscular saudável contribuindo para a maximização energética durante os treinos.

  

GLUTAMINA

Com maior abundância no tecido muscular, sua atividade é cooperar com o sistema imunológico debilitado, com baixa energia, diminuindo a ansiedade, tensão, distúrbios do sono, falta de concentração e promove a saúde digestiva.

 

ARGININA 

Aminoácido polar básico essencial para a saúde arterial e cardíaca. Melhora a circulação ajudando a fortalecer o sistema imunológico e tem uma influência bem positiva na libido masculina.

 

Benefícios do colágeno

 

AJUDA A PREVINIR A OSTOPOROSE

    

Colágeno Blog Fitmoda

    

O envelhecimento tem um impacto enorme para gerar colágeno e tais níveis baixos podem interferir na criação de matéria, resultando em osteoporose, aumentando o risco de fratura óssea e diminuição da mobilidade.

 

FORTALECIMENTO DOS CABELOS

    

Colágeno Blog Fitmoda

    

Para o cabelo crescer forte e saudável são necessários componentes como os minerais essenciais, a queratina e o colágeno. Caso o seu cabelo encontra-se quebradiço, com muitas quedas e com muitas pontas duplas, sabia que a causa se deve pela falta de colágeno.

 

FORTALECIMENTO DAS UNHAS

    

Colágeno Blog Fitmoda

    

Unhas fracas, descascando e rachadas pode ser culpa da falta de colágeno, já que a proteína é o bloco das construções das unhas.

 

CURA CORTES RAPIDAMENTE

    

Colágeno Blog Fitmoda

    

O colágeno entra em ação, quando estamos em um processo de cicatrização de uma ferida. Isso acontece porque ele desempenha um papel importante na reprodução de pele e substituição de células danificadas ou perdidas.

 

REDUZ INFLAMAÇÃO

    

Colágeno Blog Fitmoda

    

As dores nas articulações e outras partes do corpo podem ser em decorrência das inflamações. O envelhecimento e a falta de colágeno podem trazer consequências assim, que até são normais em determinada idade. 

O colágeno pode ajudar a reduzir a inflamação, pois ele ajuda no crescimento de tecidos conjuntivos que mantêm as articulações fortes, diminuindo o atrito que pode levar à inflamação e dor.

 

MELHORA O SONO

    

Colágeno Blog Fitmoda

    

O colágeno hidrolisado contém altos níveis de glicina, aminoácido que diminui a ansiedade e melhora o sono. 

O processo advém do equilíbrio dos níveis hormonais acabando com a sonolência diurna, e em paralelo promove o sono tranquilo e ininterrupto durante a noite. 

REDUZ A ASIEDADE

    

Colágeno Blog Fitmoda

    

Outro benefício da glicina é a sua atuação para equilibrar os hormônios do estresse no corpo. Abastecer o corpo com colágeno ajudará a manter o corpo com o humor mais equilibrado e a ansiedade mais controlada.

 

MANTÉM OS NÍVEIS HORMONAIS EQUILIBRADOS

    

Colágeno Blog Fitmoda

    

Os muito aminoácidos presentes no colágeno desempenham inúmeras funções, a regularização e criação de hormônios em sua maioria são as mais importantes. 

Testosterona, melatonina, insulina, cortisol e muitos outros hormônios não podem ser produzidos sem que haja a presença de colágeno.

 

PREVINE O ENVELHECIMENTO

    

Colágeno Blog Fitmoda

    

O colágeno promove uma renovação celular, melhorando a elasticidade da pele e evitando o desenvolvimento ou piora das rugas, além de contribuir de maneira relevante com a eliminação de sinais de envelhecimento e manchas na pele.

 

MELHORA A DIGESTÃO

    

Colágeno Blog Fitmoda

    

O colágeno não apenas protege a integridade da parede intestinal, como também constrói novas vilosidades, que absorvem os nutrientes que ingerimos.

 

SAÚDE BUCAL

    

Colágeno Blog Fitmoda

    

Gengiva sadia, sorriso radiante com dentes brancos, fortes e brilhantes só se é possível por ação do colágeno. Ele é o protagonista que promove a integridade dos dentes e dos tecidos de apoio em torno deles.

 

ACELARÇÃO DO METABOLISMO, AUMENTO DA MASSA MUSCULAR E O RENDIMENTO ENERGÉTICO

    

Colágeno Blog Fitmoda

    

Aumentar os níveis de colágeno no corpo pode impulsionar o metabolismo, contribuindo com a massa muscular magra e convertendo os nutrientes necessários para o corpo. 

Com alta concentração de glicina, o colágeno desempenha a função de auxiliar na formação do tecido muscular, através da conversão da glicose em energia. 

Manter essa massa muscular facilita no apoio a postura, a saúde dos ossos e a queima de muito mais calorias.

 

Tipos de colágeno

Existem três tipos mais comuns de colágeno, sendo eles o Colágeno Hidrolisado, Colágeno Tipo 2 e o Pepto Colágeno. A seguir entenda a diferença entre eles;

Colágeno hidrolisado

    

Colágeno Blog Fitmoda

    

Um dos mais consumidos pelo público em geral, o colágeno hidrolisado é comercializado na forma de suplementação. Ele melhora a firmeza e a elasticidade da parte mais profunda da pele, o que contribui para a redução da flacidez.

O processo de hidrólise, nada mais é do que uma quebra das moléculas em partículas menores.

Colágeno tipo 2

    

Colágeno Blog Fitmoda

    

Também conhecido pelo nome de colágeno desnaturado, o colágeno tipo 2 é o que está predominantemente presente em nossas articulações.

 Sua fabricação é feita por meio de um processo não enzimático e em temperaturas mais baixas a fim de não hidrolisar a molécula, pois desta forma a inatingibilidade da proteína é assegurada.

Geralmente, esse suplemento é indicado para pessoas com doenças ligadas às articulações, como a artrite reumatoide e a osteoartrite de origem autoimune. Entretanto, este é um colágeno é mais difícil encontrar e, por isso, seu custo não se torna tão acessível para compra.

Quando consumido na forma de suplemento, ele ajuda o organismo a repor o colágeno perdido nas cartilagens, diminuindo as dores e os prejuízos causados pela inflamação.

Pepto colágeno

    

Colágeno Blog Fitmoda

    

Este é um colágeno altamente hidrolisado, ou seja, ele é formado por moléculas menores, que são absorvidas rapidamente pelo corpo.

 Existem diversas informações que o classificam como o tipo mais efetivo, mas ainda não há comprobabilidade significativa a respeito dessa eficácia.

Colágeno Hidrolisado emagrece?

Enquanto suplemento, o colágeno não possui nenhuma propriedade que proporcione o emagrecimento, entretanto ele pode ter grandes favorecimento na ajudando a perder peso de maneira específica.

Como tomar colágeno hidrolisado?

Conforme sempre orientado, a consulta com um profissional especializado é sempre fundamental para que haja maior precisão em qualquer método adotado junto ao aproveitamento do suplemento que pode ser combinado com outras fontes de nutrientes.

Entretanto, normalmente a dosagem mínima indicada é de 5 gramas ao dia, para garantir os efeitos esperados por meio de ingestões do colágeno.

Alimentos que ajudam a repor o colágeno

 

Carnes, ovos, peixes


Todos eles são altas fontes de proteínas e de vitaminas B6 e B12. Além disso, são importantes para a flora intestinal agindo no metabolismo de carboidratos, lipídios e aminoácidos.

 

Feijão, brócolis e ervilha


É importante consumir folhas verde-escuras como espinafre e outros alimentos como lentilhas, grãos, gema de ovo, fígado bovino e laranja, pois são fontes de ácido fólico, que é um nutriente muito importante para síntese do RNA e DNA, sendo crucial na replicação celular.

 

Cerejas, uvas, soja


Ótimos para estimularem a renovação celular, pois contêm flavonoides, um potente antioxidante para neutralizar os radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento celular.

 

Aveia e leguminosas


Ricos em silício, um mineral proveniente de vegetais, indicado para auxiliar na manutenção da rigidez celular. A aveia age sobre os músculos, tendões, cartilagens e articulações minimizando dores e outros problemas enfrentados devido à ausência de colágeno.

 

Vitamina C


Alimentos ricos em vitamina C facilitam a síntese do colágeno. Abuse das frutas cítricas como laranja, acerola, limão e abacaxi.

 

Frutas vermelhas


Fontes ricas em cianidina e vitamina C, antioxidantes que combatem os radicais livres. Seu consumo favorece as paredes dos vasos sanguíneos da pele, tornando-a mais irrigada e oxigenada.

 

Além disso, as frutas vermelhas previnem o envelhecimento precoce das células, o excesso de oleosidade e a acne.

 

Conclusão

    

Colágeno Blog Fitmoda

    

Cuidar de si, não é apenas conceito estético. Desta forma, investir no uso de colágeno é se preocupar com a saúde, pois além prevenir possíveis transtornos decorrentes do envelhecimento, ele é capaz de valorizar a autoestima.

Ainda que em tempos de vida corrida, busque se cuidar de uma maneira mais especial, de forma que o colágeno pode ser encontrado em diversas maneiras facilitadas para ser tomado. Busque um especialista e inicie já o seu tratamento!

Está é uma forma de ponderar o presente, precavendo um futuro muito melhor.

A Fitmoda é a sua melhor parceira na hora de maior qualidade de vida!

Siga aqui no nosso blog outras dicas sobre 

Skincare: conceito, dias e benefícios

Chá de Hibisco: Benefícios, contraindicações e dicas de como preparar

Atividade física na terceira idade

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Artigos Relacionados
Recomendamos para você
Glossário
Segurança
  • Norton Secured
Formas de Pagamento
Credibilidade
Baixe o APP grátis!
Não vai ocupar espaço no seu telefone.
Abrir Whatsapp