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Com o passar dos anos, os avanços da tecnologia possibilitaram o conhecimento mais a fundo de diferentes técnicas de treino que visavam alcançar objetivos específicos, e o CrossFit é uma dessas modalidades.

De origem estadunidense, o esporte, que  é derivado de vários outros como atletismo, ginástica olímpica e levantamento de peso, se destacou chamando a atenção até mesmo dos treinamentos de oficiais das forças armadas americanas.

A atividade que mais viralizou nos últimos anos, revela-se a partir da combinação de diferentes exercícios que tem como resultado um condicionamento físico completo que favorece a redução de gordura corporal e a regularidade do corpo em forma.

Neste artigo, iremos falar tudo sobre o CrossFit, categoria esportiva que virou febre nas academias do mundo inteiro entre homens e mulheres pelos benefícios que os treinos proporcionam.

     

O que é crossfit?

     

Crossfit | Fitmoda

     

Para cada objetivo existe um exercício que capacita a área a ser trabalhada.

Neste caso, para ter mais força muscular, o indicado é fazer musculação; quem busca flexibilidade, deve fazer aulas de alongamento e aqueles que querem melhorar a respiração, buscam a natação.

Já imaginou fazer apenas um só treino que contenha todas essas vantagens para o corpo de uma só vez? Então vamos entender um pouco mais sobre o CrossFit!

O crossfit é uma estrutura de condicionamento físico criada com base em três pilares:  movimentos funcionais, movimentos constantemente variados e movimentos de alta intensidade.

Desta forma, os movimentos funcionais são os que se baseiam nos grupos musculares e, por isso, nos auxiliam no dia a dia.

Por isso, movimentos funcionais são aqueles que podem ser transferidos para as tarefas do cotidiano.

Quanto mais são trabalhados, maior será o desempenho diário nas seguintes atividades:

  • Levantar e agachar para pegar objetos;
  • Correr para pegar o transporte público e não ficar sem ar por isso;
  • Carregar compras de supermercado sem sofrer com o peso;
  • Subir e descer escadas tranquilamente;
  • Conseguir retirar ou guardar itens pesados de prateleiras altas;
  • Mudar móveis de lugar, entre outros.

     

Já os movimentos de alta intensidade estão associados aos exercícios que proporcionam maior queima calórica, condicionados para se alcançar o melhor aproveitamento físico.

Neste pilar, o aluno aprende a aprimorar suas aptidões como capacidade cardíaca e respiratória, resistência, velocidade, potência e equilíbrio.

Em contrapartida, a variação constante do crossfit está relacionada às inúmeras possibilidades de atividades que a modalidade oferece.

Variar é uma forma de tornar o treino mais intenso, desafiador e atingir metas de favorecimento constante como a musculação e os exercícios aeróbicos.

Este pilar busca trabalhar:

  • Equilíbrio;
  • Flexibilidade;
  • Agilidade;
  • Velocidade;
  • Potência;
  • Precisão;
  • Força;
  • Resistência cardiorrespiratória;
  • Resistência física muscular.

     

Pra que serve o CrossFit?

 

O CrossFit tem como seu principal objetivo a busca por um corpo mais elaborado e saudável, assim como conquistar maior qualidade de vida.

Ele serve para diversas finalidades para quem busca bem-estar, resistência física, potência, velocidade, resistência respiratória e cardiovascular e outros benefícios.

O crossfit pode ser um aliado para ajudar no tratamento de algumas doenças, como o colesterol alto e a obesidade.

Além disso, um dos objetivos do crossfit é o de fortalecimento e condicionamento do core, os músculos que formam o centro de gravidade do nosso corpo.

     

Conheça os benefícios do CrossFit

     

Crossfit | Fitmoda

     

EMAGRECIMENTO

     

Uma das atividades mais indicadas para quem busca perder peso, o CrossFit possui exercícios de alta intensidade que trabalham o corpo inteiro.

Assim, torna-se necessário queimar as reservas de energia que estão armazenadas em forma de gordura.

Logo, é possível observar resultados na redução de medidas, fortalecimento do corpo, emagrecimento e definição muscular.

     

TONIFICA MÚSCULOS

     

No CrossFit os músculos são aprimorados de forma até mais eficiente do que em uma academia convencional.

Em seu treinamento funcional, vários grupos musculares são trabalhados em cada exercício de forma dinâmica e em algumas das vezes com a ajuda de apenas alguns acessórios para a execução dos movimentos, o que difere da musculação.

     

RESULTADOS RÁPIDOS

     

Algumas pesquisas confirmam que um treino em alta intensidade alcança resultados satisfatórios mais rápido do que um treino de intensidade menor, quando o foco é a queima de gordura e o ganho de condicionamento físico.

     

REDUÇÃO DO ESTRESSE

     

Por ser muito energético a cada dia, o treino exige que você esteja com o corpo e a mente super concentrados no exercício.

Assim, outras preocupações, como trabalho e compromissos são desvinculadas.

Além disso, toda a tensão do dia a dia é liberada ao realizar os exercícios de alta intensidade, deixando a mente mais relaxada e o corpo livre de tensões do estresse no pós treino.

     

MÚLTIPLOS EXERCÍCIOS

     

No Crossfit, a forma de se exercitar muda todo dia, tanto a sequência quanto o tipo de exercício realizado.

Logo, o seu corpo e a sua mente são sempre desafiados com metas de superação diárias.

     

AUTOCONFIANÇA

     

Os desafios sugeridos nos treinos ajudam os praticantes a conhecer e ampliar seus limites, transferindo essa melhora para sua vida esportiva, pessoal e profissional.

     

PREPARAÇÃO DO CORPO

     

Os exercícios funcionais utilizados no CrossFit estão relacionados aos movimentos que utilizamos no dia a dia.

Ao praticá-los, é possível melhorar a sua condição física para realizar as tarefas rotineiras.

     

AMPLOS MOVIMENTOS

     

O CrossFit é um treino que trabalha resistência cardiovascular e respiratória, resistência muscular, força, potência, precisão, agilidade, coordenação, flexibilidade e equilíbrio.

     

AUMENTA A FLEXIBILIDADE

     

Assim como a mobilidade, a flexibilidade é muito importante para o bom funcionamento do corpo porque ela é a principal responsável por aumentar a amplitude de movimentos e facilitar a execução de diversos exercícios.

Sendo assim, treinos dessa modalidade desenvolvem o aumento da flexibilidade por meio de alongamentos, repetições e dos próprios movimentos executados ao longo da aula.

Consequentemente, ela é capaz de melhorar o fluxo sanguíneo que chega nos músculos, o que é essencial para a saúde do corpo não apenas quando se pratica exercícios.

     

Como começar a praticar CrossFit?

 

O Crossfit permite acesso a todos os públicos, por isso, para inicia-lo não existem mistérios!

Procure uma academia com professores especializados que irão orientar sobre as missões diárias.

É muito comum que os alunos iniciantes comecem com exercícios mais leves para que possam ser ambientados a proposta da atividade sem risco de lesões.

Algumas das atividades iniciais são bem simples, o que permite serem feitas até mesmo em casa, a exemplo de:

     

FLEXÃO DE BRAÇO

     

Crossfit | Fitmoda

     

A flexão trabalha diferentes grupos musculares, como peito, bíceps e costas. Para realizar a flexão, é possível variar a posição das mãos para mudar um pouco o estímulo ao corpo.

     

AGACHAMENTO

     

Crossfit | Fitmoda

     

Por ser um exercício que envolve o trabalho de diferentes músculos, articulações e tendões, o agachamento também é muito usado nos exercícios de crossfit e completamente fácil de ser realizado.

     

BURPEE

     

Crossfit | Fitmoda

     

Este exercício é considerado daqueles que o aluno tem uma relação de amor e ódio!

Brincadeiras à parte, o burpee é muito usado na modalidade do CrossFit.

Seu objetivo não é só fortalecer o abdômen, mas também os braços e as pernas, e ainda proporcionar uma elevação considerável da frequência cardíaca.

     

PULAR CORDA

     

Crossfit | Fitmoda

     

Pular corda também é um exercício do crossfit que pode ser feito em casa.

Trabalha os músculos do corpo, principalmente os glúteos e a musculatura das pernas, além de melhorar o condicionamento físico.

Mas lembre-se, para garantir um bom desempenho, é preciso estar vestido de acordo com as necessidades da atividade.

Sendo assim, roupas de academia e tênis especializado são indispensáveis!

     

Confira aqui no site Fitmoda os principais artigos de moda fitness que irão favorecer os seus treinos de CrossFit!

     

Já o treino nas academias, o treino é composto por três partes:

     

AQUECIMENTO

     

Crossfit | Fitmoda

     

O aquecimento corresponde à parte inicial do treino e que tem como objetivo aquecer os músculos e prepará-los para o treino que será realizado, prevenindo a ocorrência de lesões.

     

TÉCNICA

     

Crossfit | Fitmoda

     

Alongamento dinâmico ou técnica é a parte em que a movimentação de alguns exercícios é aperfeiçoada, sendo esse o momento em que deve haver a experimentação de cargas de modo a não haver comprometimento da técnica.

     

WOD (WORKOUT OF THE DAY)

     

Crossfit | Fitmoda

     

Workout of the day é a etapa em que são realizados os exercícios anteriormente trabalhados, porém em uma intensidade maior e em um tempo pré-estabelecido.

Aqui a intensidade do treino é maior e permite mais benefícios, pois o objetivo é realizar a “missão do dia”, que consiste em várias séries dos exercícios realizados no momento da técnica, no menor tempo possível e com pouco ou nenhum intervalo entre os exercícios. 

Além de todas as vantagens já vistas, o CrossFit é uma modalidade que reúne uma série de características que, quando aperfeiçoadas, conseguem atingir bons resultados que podem ser empregados nos treinos e nos âmbitos pessoais.

Veja os tópicos a seguir de dicas extras:

  • Concentração (exercícios sem distrações)
  • Trabalho em equipe (espírito coletivo)
  • Traçar objetivos (metas claras ligadas aos treinos)
  • Resistência (treinos fora da zona de conforto)
  • Empenho e força (treinos em alta intensidade)
  • Controle (combinar diferentes estímulos)
  • Adaptação (variação dos treinos)
  • Autoconhecimento (consciência corporal)
  • Produtividade (desafio do dia)
  • Competividade (disposição e superação para vencer)

     

Conclusão

     

Crossfit | Fitmoda

     

Agora que você já sabe de todos os benefícios que o CrossFit pode trazer para a sua rotina, que tal procurar uma academia para fazer uma aula experimental?

Desta forma, você vai poder entender melhor sobre como funciona na prática e o que esperar dessa modalidade que dominou o mundo inteiro.

A quem diga que quem conhece na prática o CrossFit, não consegue para de treinar! Por ser um exercício dinâmico, divertido e que ajuda emagrecer muito, é certo de que o bem-estar dos pós treino vai ser incrível.

Então, não deixe para depois o que se pode começar agora. Escolha aqui o seu look e vamos completar missões diárias!

A Fitmoda é a sua principal parceira de treinos em qualquer que seja a categoria escolhida!

Confira também:

Massa magra [Manual Completo] Exercícios para costas Bumbum na Nuca Verdades sobre a Barriga Definida
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