Compartilhar

Fique por dentro de dicas de como se exercitar de diferentes formas em casa.

    

Dicas de exercícios para fazer em casa | Fitmoda

    

Apesar da chegada da vacina, especialistas seguem orientando para que a população tenha o máximo de cautela possível na tentativa de retomar a normalidade do dia a dia.

Evitar de ter que sair de casa, ainda é a melhor medida preventiva contra o Corona Vírus, visto que o plano de imunização para o Covid-19 possui lentos avanços em território nacional.

Entretanto, afirmamos que isso não queira dizer que é preciso ficar inativo durante esse período, o que aliás nem deve!

Sendo assim, alertamos que praticar exercícios é importante para manter o condicionamento físico em dia e também para espantar a preguiça, saindo da rotina monótona, se libertando das sensações ruins que envolvem a quarentena, como a ansiedade e o medo.

Reservar alguns minutos do dia para realizar atividades físicas, pode ser algo altamente transformador na qualidade de vida de quem adquire esse hábito, além de favorecer a prevenção de doenças nocivas que são causadas pelo sedentarismo.

Se exercitar fora de lugares com focos esportivos não tem nenhum mistério, e também, a prática pode garantir algumas vantagens diferenciadas dos ambientes coletivos, o que acaba por se tornar mais um enorme incentivo.

Ao treinar em casa, o conforto é garantido. Isto é, alguns comportamentos que muitas das vezes devemos evitar em espaços coletivos, em contrapartida se tornam permissíveis.

Neste caso, a exemplo disso, mulheres podem treinar sem receio de top ou shorts mais curtos, assim como os homens podem treinar sem camisa.

Além disso, se exercitar descalço se torna uma opção e a hidratação deixa de ser um problema.

A prática de exercícios em casa também conta com a flexibilidade de horários. Desta forma, é possível determinar a melhor hora no próprio planejamento de tempo, sem precisar se adequar com o horário de funcionamento da academia.

A locomoção também deixa de ser um empecilho, uma vez que em casa não há com que se preocupar com distâncias tampouco com adversidades climáticas.

Consequentemente, todos esses pontos apontados se tornam grandes estímulos para que não haja desculpas para não treinar, fazendo dos exercícios caseiros um grande facilitador.

O treino em casa pode até dividir opiniões entre os públicos que atuam com maior regularidade em uma rotina de exercícios.

Contudo, em tempos de pandemia não há outra alternativa segura, além de se adaptar e dar sequência às metas da melhor maneira possível, respeitando as exigências previstas e divulgadas pela OMS e Ministério da Saúde.

Sabendo disso, a Fitmoda separou no artigo de hoje, três tipos de exercícios que podem ser feitos em casa, sem que haja a necessidade de equipamentos específicos e assim dar continuidade aos teus objetivos e também movimentar e entreter a quem não tem tempo e costume de se exercitar.

Visite o site Fitmoda e fique por dentro das maiores novidades da moda fitness!

Então, chegou a hora de separar o seu modelo fitness favorito, se atentar e praticar as dicas de treino que podem ser aplicadas durante uma semana exemplificados a seguir.

    

Dicas de exercícios para fazer em casa | Fitmoda

Exercício 1:  Agachamento a fundo com foco nos membros inferiores, quadríceps, posteriores e principalmente glúteos.

    

Dicas de exercícios para fazer em casa | Fitmoda

Exercício 2:  Agachamento simples com ênfase no quadríceps.

    

Dicas de exercícios para fazer em casa | Fitmoda

Exercício 3: Agachamento a fundo visando o quadríceps e glúteo.

    

Qual a importância de exercitar o quadríceps?

    

Conforme visto, os exercícios indicados na semana 1 dão destaque ao quadríceps.  Este é um dos grupos musculares com maior visibilidade nos treinos de musculação.

Seja em questões funcionais ou estéticas, os exercícios para quadríceps são fundamentais em qualquer planejamento de treinamento atlético ou físico.

Por ser um grupamento muscular de grande potencial em relação ao movimento de rotação do corpo após a aplicação de determinada força sobre ele, o quadríceps, envolvem diferentes movimentos, logo eles têm uma grande importância para seu treino.

O quadríceps é formado pela junção de 4 músculos:

  • – Vasto lateral
  • – Vasto intermédio
  • – Vasto medial
  • – Reto femoral

De maneira mais extensa, se tem como base de movimento destes músculos, a extensão do joelho e a flexão de quadril juntamente com alguns músculos abdominais. Por isso, são estes os movimentos articulares básicos dos principais exercícios para quadríceps.

Veja agora, os principais benefícios influenciados por treinos com esta finalidade.

    

Benefícios adquiridos através do treino de quadríceps

    

AUXILIA NO EMAGRECIMENTO

    

Ao realizar exercícios que trabalham grandes grupos musculares automaticamente, estará ajudando a aumentar o gasto calórico. Com isso seu metabolismo se mantém em ritmo acelerado, auxiliando no emagrecimento.

Além disso, treinar essa região também impulsiona a produção de hormônios que que agem diretamente no apoio a perda de peso.

    

AUMENTA A PRODUÇÃO DE HORMONIOS

    

Segundo estudos realizados, o treino de quadríceps favorece a produção de testosterona e GH (hormônio do crescimento).

Essas duas substâncias são fundamentais para a construção muscular. Sendo assim, ao trabalhar as pernas, se obtém vantagens em relação ao crescimento dos músculos de outros grupos musculares.

    

AJUDA A EVITAR DORES NAS COSTAS

    

Poucas pessoas associam, mas as pernas interferem diretamente na estabilidade à coluna. Dado que, os músculos da parte inferior do corpo, contribuem no controle da pelve e na sustentação da lombar.

Por conta disso, ao exercitar os quadríceps, é possível pode obter mais equilíbrio corporal, e ainda evitar dores na coluna.

    

GARANTE UM CORPO MAIS SIMÉTRICO

    

Um exemplo muito comum, é ver pessoas que possuem os membros superiores extremamente definidos, mas as pernas sem um volume muscular equivalente.

Isso ocorre devido à falta de treino de quadríceps proporcional à outras regiões do corpo.

A questão que muitas das vezes é reparada apenas com um olhar estético, não informa que o visual desproporcional pode sobrecarregar as pernas, gerando lesões graves. Por conta disso é tão importante trabalhar os membros inferiores.

    

Conclusão

    

Agora que você sabe da importância de exercitar os membros inferiores, em especial o quadríceps, que tal investir nas dicas dos treinos em casa?

Nesse período de quarentena é muito importante trabalhar não só a mente, mas também o corpo! Assim, os dias se tornam mais dinâmicos, mesmo dentro de casa, além de evitar problemas maiores como a depressão, ansiedade e o sedentarismo.

A Fitmoda é a sua principal parceira quando o assunto é qualidade de vida!

Reserve um tempo para cuidar de você, assim certamente quando essa fase de aprendizados passar você terá mais motivos para sorrir ao perceber que superou e ficou mais fortalecida em todos os aspectos.

Gostou desse artigo? Então veja também:

Flacidez - O que é, como prevenir e o que causa

O que é termogênico e para que serve?

Queimar calorias: Dicas de exercícios

Como Não Desistir da Dieta: Dicas, Atitudes e Passo a Passo

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Artigos Relacionados
Recomendamos para você
Glossário
Segurança
  • Norton Secured
Formas de Pagamento
Credibilidade
Baixe o APP grátis!
Não vai ocupar espaço no seu telefone.
Abrir Whatsapp