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Malefícios do Açúcar | Fitmoda

Saiba quais são os principais impactos gerados na saúde causados pela ingestão de açúcar.

    

Conhecido como um dos maiores vilões quando o assunto é vida saudável, o açúcar em excesso está agregado ao aumento de riscos de desenvolvimento de problemas de saúde.

Sendo assim, o elevado uso desta substância propicia uma dieta pobre em nutrientes e de baixa qualidade, ocasionando diversas complicações que vão de obesidade além de riscos de doenças crônicas.

Mas quem é que não gosta de um paladar docinho? Consumir açúcar é altamente prazeroso, oportuniza a garantia de todo o sentimento de conforto.

No artigo de hoje iremos falar um pouco mais sobre a substância que provoca o gostinho mais amado mundo a fora, fornecido pelo açúcar e seus principais prejuízos à saúde.

Em alguns estudos, pesquisas apontam que brasileiros excedem em mais 50% do consumo de açúcar estabelecido pela Organização Mundial da Saúde.

Esses dados comprovam que tanto o neurotransmissor quanto o hormônio encontrado na substância, são capazes de causar extrema dependência de quem os consome.

Sozinho, o açúcar já causa uma série de danos à saúde. Contudo, na tentativa de tornar os produtos ainda mais viciantes, a indústria alimentícia combina outros dois ingredientes: a gordura e o sal.

Esses três elementos na proporção correta, tornam esses alimentos praticamente irresistíveis. Seu efeito estimulante faz as pessoas aumentarem não só a frequência do consumo, mas também a quantidade.

Sendo assim, é preciso estar em alerta para o que se consome, na intenção de desfrutar de um corpo mais saudável.

     

O que faz do açúcar uma substância que vicia o cérebro?

     

Malefícios do Açúcar | Fitmoda

     

Quando ingerido, o açúcar é capaz de despertar uma sensação de bem-estar incomum que na maioria dos casos pode gerar dependência.

Isso porque as substâncias atuam em um centro de recompensas do cérebro. O prazer que elas provocam tem uma intensidade muito maior que a de outros alimentos e atividades, o que gera o vício.

Essa sensação parte do vínculo que o açúcar tem com a produção de serotonina, um neurotransmissor que atua no cérebro com função comunicadora entre as células nervosas. Esse neurotransmissor também pode encontrado no sistema digestivo.

Desta forma, ele opera regulando os sentidos que envolvem o humor, o sono, o apetite, o ritmo cardíaco, a temperatura corporal, a sensibilidade e as funções cognitivas.

E quando são encontrados em baixa concentração, podem causar mau humor, dificuldade para dormir, ansiedade ou mesmo depressão.

Além disso, o açúcar também tem capacidade de estimular a produção de um outro hormônio chamado dopamina. Responsável pela sensação prazer e bem-estar, a dopamina proporciona ao organismo um vício nesse tipo de alimentação.

 

Recomendação de consumo de açúcar

 

Especialistas recomendam o consumo de 25 g de açúcar por dia. A porção equivale a uma colher de sopa cheia, mas o ideal é evitar ao máximo a ingestão desse alimento, uma vez que o corpo não depende dele para funcionar bem.

Além disso, deve-se preferir o consumo de açúcares mais saudáveis como: o mascavo, demerara, orgânico, açúcar de coco ou de mel. Isso porque eles contêm mais vitaminas e minerais que o açúcar processado, sendo menos prejudiciais à saúde.

 

Como adoçar sem açúcar

     

Malefícios do Açúcar | Fitmoda

     

Na tentativa de substituir o açúcar que é extremamente prejudicial à saúde, muitos médicos e nutricionistas indicam a preferência por utilizar adoçantes dietéticos.

Os que são considerados melhores adoçantes são os naturais, como stévia, xilitol, eritritolmaltitol e taumatina, e podem ser usados em todo tipo de receitas e preparações.

Já os adoçantes artificiais, como aspartame, ciclamato de sódio, sacarina e sucralose, são feitos a partir de substâncias químicas, o que implica diretamente na qualidade alimentícia de qualquer ser humano.

O ideal é que o organismo seja passe a adquirir o costume de consumir bebidas sem que haja adição de açúcares nem de adoçantes.

 

Afinal, quais são os malefícios causados pelo consumo de açúcar?

     

Malefícios do Açúcar | Fitmoda

     

OBESIDADE

 

Não é novidade para ninguém, o açúcar é uma substância extremamente calórica. A exemplo disso, são 387 calorias para cada 100 gramas desse produto.

E levando em consideração que ele é usado nas principais receitas culinárias e adicionados a bebidas como cafés, chás e sucos, seria ele a contribuir para o aumento de peso.

Todavia, vale a pena destacar que o açúcar não é o único responsável pela obesidade.

Esse problema é causado por uma série de hábitos, desde a alimentação que envolve também elementos como o sal e a gordura, assim como o sono desregulado e a falta de atividade física.

 

PROBLEMAS CARDIOVASCULARES

 

Quando as células do fígado metabolizam até mesmo o açúcar das frutas, elas geram diversos subprodutos, sendo que um deles é o triglicerídeo.

Uma parte dos triglicerídeos liberados na corrente sanguínea se acumula nas paredes das artérias, bloqueando a passagem do sangue e favorecendo a ocorrência principalmente de infartos.

 

DIABETES TIPO 2

 

O tipo 2 transcorre devido a uma dificuldade do organismo de aproveitar o açúcar da forma correta, que é utilizando-o como combustível para as células como fonte de energia.

Porém, o açúcar também favorece o desenvolvimento da doença. Sendo assim, pesquisas demonstram que pessoas que consomem mais doces têm uma probabilidade maior de desenvolver essa patologia.

 

ESTRESSE E ANSIEDADE

 

Pessoas que consomem grande quantidade de açúcar estão mais sujeitas a problemas como estresse e ansiedade.

A razão para isso, é porque o organismo produz uma quantidade de cortisol acima do normal, o que contribui para desencadear esses transtornos mentais.

 

BAIXA ENERGIA

 

O açúcar é um produto de alto índice glicêmico. Dado isso, significa que ele produz um pico de energia inicial, mas logo em seguida essa energia reduz consideravelmente.

Logo, a pessoa se sente cansada, esgotada, sem ânimo e com dificuldade para realizar suas atividades.

E na tentativa de contornar essa sensação, esse tipo de alimento são ingeridos com maior frequência, o que pode desencadear a obesidade e outros problemas.

 

DESEQUILÍBRIO DA MICROBIOTA INTESTINAL

 

O açúcar destrói parte das bactérias boas que vivem em nosso intestino. Essa microbiota intestinal é muito importante, pois atua em diversos processos do organismo, desde a digestão adequada dos alimentos e absorção de nutrientes até a manutenção de uma boa imunidade e da saúde mental. Portanto, não podemos perder essas aliadas da saúde.

 

ENFRAQUECIMENTO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO

 

Esse é outro sistema que costuma a ser muito afetado pelos malefícios do açúcar. Ao comer doces, temporariamente é inibido a capacidade das células de defesa para enfrentarem invasores. Além disso, esse é um efeito que dura horas até que tudo volte ao normal.

Portanto, quando se é ingerido doce várias vezes ao dia, ocorre o prejuízo à ação do sistema imunológico continuamente.

Logo, a vulnerabilidade a infecções externas por vírus e bactérias se torna maior, enquanto suas chances de detectar internamente células alteradas e eliminá-las é reduzida.

 

CONCLUSÃO

     

Malefícios do Açúcar | Fitmoda

     

A partir deste artigo, podemos perceber que cuidar de si, não é apenas conceito que só aborda a estética.

Portanto, é preciso investir em uma rotina de alimentação mais saudável, pois além prevenir de possíveis doenças crônicas, bons hábitos alimentícios são capazes de proporcionar grande qualidade de vida.

Ainda que um dia exija mais do que as executáveis 24h, procure se cuidar de uma maneira mais especial, buscando alternativas para reduzir drasticamente o uso do açúcar.

Em casos de extrema dificuldade, peça a ajuda de um especialista! Mudanças positivas são questão de costume.

Conte com a Fitmoda como a sua melhor parceria. Pratique atividades físicas! Esta é a forma mais saudável de atingir os hormônios do prazer no seu cérebro.

Siga aqui no nosso blog outras dicas sobre alimentação:

Fome Noturna – Entenda porque isso acontece

Como Não Desistir da Dieta: Dicas, Atitudes e Passo a Passo

Reeducação Alimentar

Erros Constates De Quem Começa A Fazer Dieta

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