Compartilhar

     

Benefícios de Pular Corda | Fitmoda

     

Uma das atividades mais conhecidas pela criançada, revela-se um excelente exercício viável à todas as idades que buscam qualidade de vida.

     

Quem diria que uma antiga brincadeira do universo infantil poderia ser vista como um excelente exercício que oferece inúmeras vantagens, uma vez que executado da maneira correta?

Apesar de parecer uma atividade simples, que não requer muita técnica, pular corda exige determinados cuidados.

A prática que é focada em alguns pontos, exige o respeito aos conceitos de intensidade e volume que devem variar de acordo com a meta proposta, para que se alcance os objetivos estabelecidos.

Dificilmente uma pessoa conseguiria pular corda com eficiência, por um longo período. Sendo assim, recomenda-se a prática deste exercício de maneira intervalada, sempre obedecendo os limites impostos pelo corpo.

Apenas dessa forma, tornaria possível adquirir uma porção relativamente desejável, além de garantir outros favorecimentos em prol de uma rotina mais saudável.

No artigo de hoje, iremos apresentar os principais motivos que elegem a atividade de pular corda como uma ótima atividade para todas as idades e que além disso, oferece grandes incentivos para uma vida com maior bem-estar.

     

Conheça os melhores looks Fitmoda para você pular corda!

    

Pular corda é ou não um exercício para todas as idades?

     

Benefícios de Pular Corda | Fitmoda

     

A corda é uma atividade capaz de ser realizada por todos os públicos, isso porque quem dita a intensidade é o praticante, além disso o exercício pode ser executado de duas formas seja dando saltos ou simulando uma corrida.

Sendo assim, este tipo de treino apresenta uma série de benefícios que se estendem a toda faixa etária desejada.

     

Quais são os benefícios de pular corda?

     

Benefícios de Pular Corda | Fitmoda

     

Emagrecer, trabalhar musculaturas como as dos glúteos e pernas e melhorar o condicionamento físico junto da coordenação motora, são ótimas razões para adotar a corda como uma nova opção de treino.

Considerado as destacadas funcionalidades do exercício, pular corda auxilia no processo de emagrecimento e no controle de respiração.

Mas para reduzir as medidas, é preciso se ajustar à regra básica de regular o balanço energético, ou seja, a conexão gasto e consumo.

Por isso, além adotar essa forma de se movimentar evitando o sedentarismo, é preciso ficar atento na qualidade e quantidade do que está consumindo.

O resultado do emagrecimento depende de outros fatores pessoais que vão desde gênero, idade e genética, além da alimentação associada à qualidade e quantidade dos alimentos ingeridos, tipo e frequência de atividades físicas praticada.

Mas vale lembrar, que existem diversas formatações de treinos de acordo com metas específicas, contando com intervalados de alta intensidade que auxiliam na atividade metabólica.

Sendo assim, os protocolos intervalados de alta intensidade colaboram na melhora da composição corporal, uma vez que os exercícios com corda junto a uma alimentação equilibrada garantem resultados satisfatórios mais rápidos por reduzirem os níveis de gordura.

A atividade é conhecida por queimar cerca de 1300 calorias por hora, sendo assim, ela é mais eficiente na perda de peso comparado a uma corrida.

Além de ser um exercício relativamente barato de se introduzir na rotina, estudos apontam que esse tipo de treino coloca menos pressão e são menos chocantes para a articulação do que na corrida por exemplo, podendo ser considerado de baixo impacto frente à outras modalidades.

Pular corda também contribui para melhorar a saúde do coração aumentando as atividades cardiovasculares, bem-estar físico geral e uma redução na incidência de doenças crônicas.

Ela se destaca ao ajudar a densidade óssea, prevenindo assim a osteoporose.

     

Como começar a pular corda?

     

Benefícios de Pular Corda | Fitmoda

     

Começar a pular corda não tem mistério, basta seguir algumas normas para concluir a atividade com sucesso.

Para os iniciantes, é preciso atentar-se à postura, por isso costas eretas, olhos voltados para frente e a contração da musculatura abdominal são atitudes necessárias para garantir o bom desempenho da atividade.

A escolha da corda influencia muito na performance da atividade, já que existem diferentes tipos de materiais e tamanhos.

O material ideal para iniciantes são as cordas de material leve, como as cordas de nylon. Cordas de aço revestido com tecido, de sisal e de couro, também são boas, mas são mais pesadas exigindo mais habilidade do atleta.

A seleção individual deve ser feita de acordo com a extensão que deve ser medida da seguinte forma;

Segure a corda com as mãos, pise no centro dela com os pés unidos, estique até que o cabo em que você apoia as mãos esteja na altura do peito, próximo às axilas. Vale lembrar que a maioria das cordas atualmente é ajustável.

Em primeiro passo, procure treinar o ritmo de saltos sem a corda. Salte constantemente para cima, mantendo o mesmo ritmo. Use a ponta dos pés para pular e não toque os calcanhares no chão ao descer.

Depois buque exercer a coordenação motora repetindo o passo 1 mas, a cada salto, quando você estiver no ar, bata as mãos nas laterais do quadril. Esse passo representa a batida da corda no chão.

Em seguida pratique devagar pulando com a corda. Salte por 1 minuto, mantendo o ritmo que treinou no passo 1. Se não conseguir pular corda por um minuto, volte para o passo 1 e tente outra vez.

Pular corda pode ser considerado um exercício caseiro, mas isso não exclui a necessidade de uso de um bom tênis e de roupas confortáveis e arejadas.

Para realizar a atividade, é muito importante escolher um tênis capaz de proporcionar amortecimento, isso porque o pulo é uma atividade que gera grande impacto nas articulações.

Além disso, por se tratar de um exercício aeróbico, em que há transpiração para regular a temperatura corporal, as roupas devem ser leves e arejadas, permitindo a evaporação das gotículas de suor, além de confortáveis.

Por isso, é considerável que se avalie os tecidos de composição de peças como calças legging, shorts, bermudas, tops e camisetas.

     

Escolha aqui a o seu look Fitmoda ideal para começar a praticar os treinos de pular corda!

     

Benefícios de Pular Corda | Fitmoda

     

Em casos de início de prática em casa, é preciso arranjar um cantinho próprio para poder realizar o exercício sem empecilhos.

Pense que seria importante ter um local bem arejado e fresco, pois os pulos farão com que corpo se eleve.

O teto deve estar a uma distância considerável do chão para que se possa pular. O mesmo vale para a distância que ficará à frente e atrás, elas devem respeitar o espaço necessário para que haja interação com a corda.

Vale ressaltar a importância de um aquecimento pré-treino, para que se aumente a frequência cardíaca de forma gradual.

O alongamento também é válido antes de iniciar o treino, ele irá preparar o a musculatura do corpo para obter mais elasticidade ao sofrer o impacto, evitando o risco de lesões.

Isso porque assim como em qualquer outra atividade física, pular corda pode oferecer alguns riscos.

Embora muitos desses possíveis efeitos negativos originados nesse tipo de treino, possam ser resolvidos, há situações em que a escolha dessa atividade, pode não ser a melhor opção.  

Nas circunstâncias de lesões existentes ou dores crônicas nas articulações, especificamente em joelhos, tornozelos e pés, é indispensável a orientação de um especialista para melhor avaliar o quadro clínico do praticante.

     

Conclusão

     

Benefícios de Pular Corda | Fitmoda

     

Agora que você já conhece os valiosos benefícios que pular corda proporciona ao praticante, que tal começar a treinar?

Em breve será possível observar grandes resultados ativos oportunizados para a estrutura corporal.

Lembre-se, a quem acredita que pular corda possa ser algo extremamente simples, não se esqueça que esse tipo de treino exige muita coordenação e equilíbrio.

Mas fique tranquilo, a prática e persistência podem auxiliar a melhorar suas habilidades e proporcionar um melhor equilíbrio e controle no dia a dia.

Conte com a Fitmoda pra ser a sua principal parceira no que tange a melhora da sua saúde e garantia de maior qualidade de vida!

Gostou deste artigo? Então veja em nosso blog outras dicas sobre saúde e treino:

Por que treinar no frio?

Treino HIIT [GUIA COMPLETO]

Como Melhorar a Imunidade [GUIA COMPLETO]

Flacidez - O que é, como prevenir e o que causa

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Artigos Relacionados
Recomendamos para você
Glossário
Segurança
  • Norton Secured
Formas de Pagamento
Credibilidade
Baixe o APP grátis!
Não vai ocupar espaço no seu telefone.
Abrir Whatsapp