Compartilhar

     

Os cuidados com a pele nunca foram tão valorizados como nos últimos tempos. Desta forma, a expressão skincare, vem se tornando o termo mais crescente no universo da estética e saúde.

É preciso ser bem regrada para dar condicionamento aos cuidados diários com a pele. Este é o ponto fundamental para que se apresente viço e saúde à estrutura da pele.

O maior órgão do corpo humano, está constantemente exposto ao excesso de poluição, poeira, produtos químicos que são altamente prejudiciais à matança da vitalidade da pele.

Alem disso, até mesmo situações adversas como sol, frio, má alimentação, cigarro, bebidas alcoólicas e insônia contribuem negativamente para a destruição do elemento corporal.

Neste caso, falaremos no texto a seguir sobre qual é a real importância de se dedicar e investir no skincare. Fenômeno que anda se tornando febre entre os públicos que buscam a prevenção de doenças e principalmente o aperfeiçoamento estético. Leia mais!

Na Fitmoda você encontra os melhores looks para melhorar a sua qualidade de vida!

     

O que é skincare?

     

Do termo inglês que significa cuidados com a pele, skincare é uma rotina diária criada para manter a pele saudável, hidratada, suave, luminosa e jovem por mais tempo.

Entretanto, para obter uma rotina correta, é preciso se atentar ao tipo de pele de cada pessoa, uma vez que é possível obter diversas características que as diferenciam.

As peles podem ser seca, normal, mista ou oleosa, apresentar ou não sensibilidade e também ter propensão para acne.

     

Como fazer uma skincare?

     

Skincare | Fitmoda

     

Para realizar o procedimento da skincare não tem mistério! Entretanto, a rotina exige muita disciplina uma vez que o tratamento requer uma sequência. Veja a seguir quais cuidados adequados devemos ter com a pele ao longo dos períodos do dia:

     

Pela manhã

     

Higienização

     

Quem diria que o primeiro cuidado do dia seria tão essencial para a pele como lavar o rosto? A lavagem deve ser feita com sabonete específico com para o seu tipo de pele.

 Ela tem como objetivo remover as células mortas que se acumularam durante a noite, o resto de produtos que a pele não absorveu e até mesmo as impurezas presentes no ambiente.

     

Tonificação

     

O tônico é um produto que reequilibra o pH da pele e a prepara para receber e absorver os outros cosméticos que serão aplicados ao longo dos procedimentos. As peles oleosas são privilegiadas nessa etapa, principalmente as que sofrem com poros dilatados.

     

Hidratação

     

Após a remoção das impurezas da pele, chegou a vez da hidratação. Esse é um passo importante, pois é desta forma que a barreira cutânea se mantem íntegra, exercendo sua função adequadamente.

Mas lembre-se sempre de que é imprescindível sempre escolher um produto de acordo com seu tipo de pele.

     

Tratamentos

     

Problemas de pele como poros dilatados, manchas, acne, entre outros precisam receber uma atenção diferenciada, sobretudo cautelosa.

É necessário usar produtos específicos para tratamento, sugerido sempre após a análise de um profissional da área.

Esse é o momento na rotina de cuidados com a pele do rosto, pois após a limpeza e hidratação, a pele precisa de tratamento para assim suavizar o problema.

     

Proteção

     

As pessoas desenvolveram uma cultura de que o uso de protetor solar deve ser feito apenas durante o período do verão.

Esse comportamento errôneo, deve ser mudado, o hábito de utilizar proteção solar deve ser adotado para qualquer época do ano.

Para facilitar o dia a dia e otimizar o tempo, a indústria de cosméticos já viabiliza no mercado protetores que se assemelham a base, por conta da sua coloração.

Essa é uma super dica para quem não dispensa uma make, mas vale lembra que o protetor deve ser utilizado antes de passar qualquer outro tipo de maquiagem.

     

Ao longo do dia

     

Mais proteção

     

Ao longo do dia, o protetor solar deve ser aplicado a cada duas horas, principalmente se existe a exposição ao sol.

Estar em ambientes fechados, também exige proteção já que as luzes de lâmpadas, computadores e do próprio celular, quando a pele é exposta excessivamente, beneficiam a pigmentação.

     

Antes de dormir

     

Limpeza

     

Assim que possível, o ideal é remover a maquiagem com um demaquilante ou água micelar, pois só o sabonete não é suficiente para tirar toda a poluição acumulada ao longo do dia. Após essa etapa concluída, lave o rosto com um sabonete específico para seu tipo de pele.

     

Hidratação

     

A hidratação noturna não precisa ser igual ao da manhã, mas é importante ser feita para que ajude no processo de regeneração da pele durante o sono.

Nesta etapa convém hidratar áreas como o colo e o pesco, já que são áreas que envelhecem assim como o rosto, mas que muitas das vezes não tratamos com a mesma importância.

     

Massagem facial

     

Antes de dormir, recomenda-se que durante a aplicação do hidratante, seja realizada uma massagem facial.

 Com movimentos circulares, simples, suaves, massageie de dentro para fora estimulando a circulação sanguínea do rosto e a oxigenação celular. Desta forma, também estará favorecendo a penetração dos cosméticos.

     

Qual importância de ter cuidados com a pele em todas as fases da vida?

     

Skincare | Fitmoda

     

Sabemos que o envelhecimento natural é irreversível, assim sendo, é preciso cuidar da pele durante todas as etapas da vida.

A cada faixa etária, se faz necessário um procedimento específico para aquele tipo de pele, de acordo com a necessidade que o corpo precisa para suprir. Logo, os cuidados com a pele devem ser considerados desde cedo, para que se evitem danos futuros.

Com os avanços tecnológicos, a indústria de cosméticos disponibiliza cada vez mais produtos eficazes para atender a cada grupo em específico.

Por fim, as pessoas que adotam a estética como estilo de vida, costumam unir esses tratamentos com outros hábitos como a boa alimentação e a prática de exercícios que também enriquecem à saúde.

Confira a seguir algumas orientações de acordo com as fases da vida:

     

JOVEM: Época de prevenir

     

Skincare | Fitmoda

     

Assim como a ordem natural, a pele jovem é a que possui poucos sinais do envelhecimento, sua estrutura é firme e viçosa.

O jovem precisa ter uma rotina disciplinada de cuidados diários preventivos, evitando o aparecimento precoce de marcas de expressão, rugas e linhas finas.

Além disso, orienta-se buscar a prevenção das manchas e a acne, um problema bastante comum na adolescência devido às alterações hormonais que o corpo passa neste período.

Nesta rotina, não podem faltar: higienização, tonificação, hidratação e proteção solar. Além disso, aposte em tratamentos específicos para suas necessidades e em produtos com ação anti-idade e antioxidantes, que atuam prevenindo o envelhecimento precoce.

     

ADULTO: Cuidado redobrado

     

Skincare | Fitmoda

     

Muito mais aparentes, está é a fase que preciso tratá-la, através do estímulo de suas funções para desacelerar o envelhecimento. Isso porque a pele começa a perder a elasticidade, a hidratação natural e o colágeno.

     

 Em suma, deve-se optar pela busca de produtos que contenham antioxidantes e ativos como Vitamina C e E, além de Ácido Hialurônico em sua composição.

     

MENOPAUSA E PELE MADURA: Maior cuidado e vigilância

     

Skincare | Fitmoda

     

Nestas épocas, os danos causados pelas agressões diárias ao longo dos anos, se tornam mais aparentes por serem cumulativos. Outro fator, são as mudanças hormonais que influenciam diretamente na pele, tornando-a mais frágil, flácida e ressecada.   

Sendo assim, os protetores solares devem conter a exigibilidade da alta proteção UVA e UVB, além de componentes antioxidantes. Também é indicado o uso de produtos com ação hidratante e nutritiva, que melhoraram a textura fina e ressecada da pele.

 Mais um indicativo é o uso de ácidos, que contribuem na hora de promover a renovação das células, melhorando a aparência da pele.

Invista nos tratamentos noturnos, eles são grandes aliados contra as rugas e linhas de expressão nesta fase da vida.

     

Dicas extras para encaixar na rotina skincare

     

Esfoliação

     

Um dos processos mais conhecidos quando o assunto é cuidar da pele, a esfoliação facial é uma ação que ajuda a renovar a pele.

O método deve entrar no passo a passo após a limpeza e antes do tônico, caso essa etapa faça parte do seu ritual, podendo ser feita de uma a duas vezes por semana.

     

Máscaras faciais

     

As máscaras faciais existem para diversas funções e é isso que definirá a frequência delas na sua rotina. Sendo assim, é preciso estudar o tipo de pele, as propensões aos possíveis danos e o resultado esperado.

     

Procure um especialista e aposte em outros métodos

     

Skincare | Fitmoda

     

Para que o objetivo seja alcançado, evite soluções caseiras e busque as orientações de um dermatologista. O rosto é uma região que possui uma pele mais frágil, portanto o autocuidado sem o acompanhamento de um profissional da área pode acarretar em danos irreversíveis.

Além disso, outra dica válida é conciliar uma alimentação saudável junto à prática de atividades físicas e a hidratação, estes beneficiaram não só o processo das rotinas de skincare, assim como o órgão nas outras regiões do corpo.

Esses hábitos ajudam na prevenção de danos à pele como as indesejáveis celulites e estrias, e também dão suporte para enrijecer músculos e ossos.

Conte com a Fitmoda para dar assistência aos seus treinos em busca de uma saúde melhor e de uma estética desejável!

     

Conclusão

     

Skincare | Fitmoda

     

Cuidar da pele é muito mais do que um mero conceito de estética. Cuidar da pele, é ter saúde, é se prevenir, é valorizar a autoestima.

Ainda que em tempos de vida corrida, busque se olhar, prestar mais atenção em si é se cuidar de uma maneira mais especial.

Os tratamentos de skincare são mais uma maneira de se conectar no presente, vislumbrando um futuro diferente.

 Já sabemos que existem várias rotinas de skincare para limpeza, hidratação ou tratamentos mais específicos e especiais como anti-idade ou antiacne. Busque um especialista e cuide-se!

A Fitmoda é a sua melhor parceiros na hora de transformar hábitos e, bem-estar!

Siga aqui no nosso blog outras dicas sobre os benefícios de cuidar da saúde. Confira nesses outros artigos que separamos para você:

     

Celulite

Musculação [Manual Completo]

A importância de se manter-se hidratado

Os benefícios dos Chás

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Artigos Relacionados
Recomendamos para você
Glossário
Segurança
  • Norton Secured
Formas de Pagamento
Credibilidade
Abrir Whatsapp