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Muito famoso por melhorar performances que dependem da resistência muscular, os exercícios de cardio são também um grande aliado na hora de eliminar aquela gordurinha indesejada.

Atualmente, vivemos um contexto em que a maioria da população é marcada pelo o sedentarismo junto aos maus hábitos alimentares e as oscilações emocionais.

Sendo assim, o treino de cardio é excelente a quem deseja reverter estes quadros catastróficos e dar vez aos cuidados à saúde que visam a melhora da qualidade de vida.

As opções são diversas entre as atividades que desempenham as funções que cumprem esse objetivo. É possível dar preferência para exercícios executados não só nas academias, mas também fora delas.

Neste artigo, falaremos desse treino que abrange algumas modalidades que andam ganhando destaque entre antigos e novos atletas que querem emagrecer. Quer conhecer? Continue a leitura!

    

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O que é cardio?

    

Cardio, é uma abreviação de cardiorrespiratório. Esse modelo de treino é responsável por promover adaptações cardiovasculares e respiratórias, ou seja, os treinos tem como principal meta acelerar o metabolismo para otimizar a perda de gordura e a resistência muscular.

    

Benefícios dos exercícios de cardio

    

Emagrecimento

    

A alimentação balanceada junto aos treinos de cardio são favoráveis a perda de peso com facilidade, isso ocorre porque o gasto calórico pode ser muito elevado dependendo da escolha do exercício e da intensividade que ele é praticado.

    

Prevenção de doenças

    

Não é novidade para ninguém que a prática de qualquer exercício físico resulta na melhora de diversos aspectos da saúde. 

Desta forma, feito com intensidade moderada, os exercícios de cardio apresentam diversas vantagens que ajudam a prevenir múltiplas enfermidades, mas principalmente as respiratórias e as relacionadas ao coração. 

    

Aumento de massa magra

    

Além de reduzirem a quantidade de gordura ruim corporal, o treino de cardio enriquece as chances de ganho de músculos, conforme a atividade selecionada.

    

Fortalecimento do sistema cardiorrespiratório

    

Os exercícios de cardio proporcionam o avigoramento do sistema, uma vez que aumentam a quantidade de hemoglobina no sangue, permitindo maior trânsito de oxigênio pelo corpo.

Desta forma, existe a ampliação de mitocôndrias dentro das células, que melhoram a absorção do oxigênio e consequentemente aumenta a resistência física.

    

Como fazer um cardio?

    

Cardio | Fitmoda

    

Os treinos cardiovasculares são de predominância aeróbica marcados com a forte alteração das frequências cardíacas. Entretanto, estes treinos podem ser adaptados para seguirem um planejamento voltados para à musculação.

As modalidades podem ser executadas de acordo com a individualidade de cada praticante, respeitando a aptidão física.

O aquecimento é imprescindível em qualquer atividade, todavia em especial aos treinos de alta intensidade que sofrem com o déficit do processo de oxigenação devida a alta demanda energética. 

Por esse motivo, a mudança de intensidade dos exercícios deve ser progressiva para que haja a compensação de capitar o oxigênio necessário de acordo com os batimentos cardíacos sem que interfira de forma descompensada na pressão arterial.

    

Quais são os exercícios de cardio que estão em alta?

    

Cardio | Fitmoda

    

Os treinos cardiorrespiratórios a seguir demonstram em comum o benefício de melhorar a circulação a partir do aproveitamento da oxigenação dos músculos que são acionados durante os exercícios.

Todos respeitam cada biotipo diante da sua propensão física para que cada indivíduo consiga evoluir no seu ritmo progressivamente.

    

Corrida

    

Considerado um dos exercícios mais clássicos de cardio, a corrida é perfeita para quem deseja melhorar as condições respiratórias e eliminar as gordurinhas. Ela aumenta o metabolismo auxiliando o corpo na queima de calorias.

A corrida pode ser praticada de diversas formas, em ambientes externos ou internos com a ajuda de aparelhos ou sem. Sendo assim, ela não se limita a obstáculos, pode ser praticada em calças, ruas, praias, parques, clubes e etc.

A queima de calorias pode ser valorizada em treinos intensos de corrida com solos instáveis para haja mais desgaste energético para compensar o esforço.

    

HIT – Treino Intervalado de Alta Intensidade

    

Em grande procura, o HIT tem como objetivo trabalhar com os exercícios de alta intensidade, seguidos por um curto intervalo seguidos por momentos de recuperação ativa ou recuperação passiva.

Cada vez mais famoso, a modalidade se tornou específica em clubes e academias por poder ser praticada em esteiras, bikes, natação e musculação.

    

Bike Indoor / Sppinning

    

Popularmente conhecido como Spinning, a modalidade simula o ciclismo em diferentes intensidades e terrenos como montanha, terreno plano e contra-relógio.

O gasto calórico é surpreendente assim como as adaptações cardiorrespiratórias, uma vez que chega próximo ao da corrida, por utiliza-se grandes grupos musculares.

Outra vantagem desse treino, é que não se faz necessário grande coordenação motora para que o praticante aproveite de forma singular um bom treino dirigido por um professor e um bom ritmo para treinar as coxas e os glúteos.

    

Crossfit

    

O crossfit é a febre do momento. Basicamente se resume em um treino que é considerado de força e que exige do condicionamento físico geral e é regrado nos movimentos funcionais de alta intensidade para que se ganhe disciplina metabólica e aeróbica.

A atividade visa o desenvolvimento de algumas capacidades como a de resistência cardiovascular, muscular, força, precisão, agilidade, equilíbrio, flexibilidade, potência coordenação e velocidade.

A atividade utiliza alguns instrumentos além do próprio corpo, tais como anilhas, barras olímpicas, kettlebells, pesos livres, pneus, cordas, bolas, argolas e caixas.

    

Muai Thay

    

A luta que tem como objetivo treinar chutes, socos, joelhadas cotoveladas em mecanismos de ataque-defesa, alcança um excelente condicionamento físico para quem deseja reduzir o percentual de gordura.

O que antes era visto por um esporte totalmente masculino, a arte marcial tailandesa vem encantando a todos os públicos, por apresentar uma atividade dinâmica, onde o praticante aprende de forma constante novas técnicas e se mantém motivado por consegui visualizar sua evolução.

    

Natação

    

A natação pode ser mais uma alternativa para quem deseja através do treino cardio perder peso. Além disso, a natação conta com uma grande vantagem, por ser um esporte praticado dentro da água os riscos de lesões são baixíssimos e também ela proporciona o aumento de massa.

    

Burpee

    

Um dos exercícios mais completos de cardio é o burpee muito indicado para quem já tem na rotina a prática de esportes, já que a atividade consiste em alternar os movimentos de flexão e agachamento por meio de saltos, trabalhando os membros superiores e inferiores.

    

Pular corda

    

Pular corda pode ser uma prática adotada por iniciantes. Por não exigir grande demanda ao começar, o exercício oferece a possibilidade de começar devagar e ir aumentando a intensidade com o evoluir dos treinos. Este é um exercício que exige muito dos joelhos e tornozelos. 

Devo começar pelo treino cardio ou pela musculação?

    

Dicas extras para perder peso com o cardio

    

Cardio | Fitmoda

    

Regularidade de treinos

    

A prática de do cardio para surtir efeito deve ser constante. Busque praticar de duas a três por semana, intercalando aos treinos de força. Assim como toda prática física, a regularidade é importante para garantir o aumento de resistência e melhores resultados.

    

Aquecimento

    

Como já comentamos, o aquecimento é muito importante para que as lesões sejam evitadas assim como os riscos de problemas cardiovasculares. Ao aquecer o corpo é preparado para grandes esforços.

    

Respiração correta

    

Atentar-se a respiração também é fundamental para manter o bom funcionamento do corpo, isso porque ao respirar corretamente a oxigenação das células é feita de forma correta evitando lesões e garantindo a execução precisa dos movimentos e o aumento da resistência.

    

Alimentação

    

Como em todos os outros objetivos estéticos e voltados para a saúde, a alimentação é o primeiro passo a se dar importância. Para que a performance de cardio tenha uma boa execução, é preciso fornecer energia suficiente para sustentar o corpo durante a atividade.

Essa energia é obtida principalmente a partir da glicose, que pode ser adquirida a partir do consumo de carboidratos e de preferência os complexos que demoram mais para serem absorvidos e sustentam o fornecimento por mais tempo como:

    

  • Pães e massas integrais
  • Batata-doce
  • Aveia
  • Ovos
  • Frutas

    

A alimentação deve ser feita em até 1 hora antes do treino.

    

Hidratação

    

Para melhora aproveitamento do exercício, mantenha o corpo hidratado. Entretanto, é preciso vigiar a quantidade, pois o consumo em excesso para praticar atividades pode causar sensação de estar estufado e até câimbras.

    

Procure um profissional

    

Para que as metas sejam concluídas com sucesso, com a execução dos exercícios de forma adequada sem risco de lesões, procure a ajuda profissional da área para receber as devidas instruções.

Em casos de recursos alimentares, busque o atendimento de uma nutricionista para que a dieta seja avaliada corretamente e assim o corpo seja rico em nutrição e disponha de saúde para não haver complicações durante a prática.

    

Roupa adequada

    

A quem nunca não deu importância ao que vestir na hora de exercitar, aqui vai a nossa última dica.

Com a modernização da indústria da moda fitness, as roupas para a prática de atividades físicas deixaram de assumir apenas um conceito que envolve a beleza para ganharem modelagens que propiciam a execução de movimentos com maior liberdade dos movimentos e bem-estar.

As roupas assumiram um papel importantíssimo no que tange à saúde do corpo, uma vez que suas modelagens são apropriadas para tais atividades tais como os tecidos que são confeccionados as peças garantem o papel de proteção e ajuda no desempenho.

Confira aqui os melhores modelos Fitmoda para você se exercitar!

    

Conclusão

    

Cardio | Fitmoda

    

Para atingirmos qualquer objetivo de alta proteção, é necessário esforço e muita dedicação.

Durante os treinos de cardio não são diferentes, é necessário focar com disciplina, praticar regularmente, tendo uma dieta balanceada e seguir o passo a passo conforme já demonstramos acima.

O treino cardio é muito mais do que foco em estética!

A Fitmoda sempre estará ao teu lado em benefício da sua saúde, beleza e bem-estar. Conte com a gente!

Não deixe para amanhã, o projeto que você pode iniciar hoje. Em pouco tempo, você estará com um condicionamento físico incrível!

Continue aprendendo aqui sobre os benefícios das práticas dos exercícios e os aspectos que complementam sua prática. Confira esses outros artigos que separamos para você:

    

CrossFit e Treinamento Funcional

Pilates ou musculação?

Muay Thai Emagrece? Saiba Tudo Sobre o Assunto!

Aquecimento e Alongamento: Diferença, Importância e Benefícios

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