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Treinamento Funcional do Core | Fitmoda

   

Fique por dentro dois principais exercícios de CORE, área corpórea que irá auxiliar na melhora de seu desempenho físico.

   

Ao que tudo indica, os dias atuais se alimentam de diversas novidades com muita agilidade. O agora é o tempo mais efêmero já vivido pelos homens e por isso, cada vez mais se cultua o consumo de tudo que pode ser transformado em resultado imediato.

Os chamados novos conceitos nada mais são do que ideias que já existiam há algum certo tempo, mas que aparecem de volta à tona com nomes repaginados e técnicas aprimoradas, ainda que sempre se busca preservar a essência original.

Desta forma, as atividades que andam viralizando já eram abordadas por bons profissionais desde os anos 90.

A exemplo disso temos o Crossfit, o treinamento funcional, pilates e o treinamento de CORE que com o passar dos dias, se tornam ainda mais populares através do avanço das pesquisas específicas da área.

A maioria dos iniciantes das práticas de atividades, em primeiro passo buscam treinos focados em resultados para se ter um bumbum na nuca, coxas torneadas, barriga sequinha e muitas das vezes acabam se esquecendo de priorizar o núcleo do corpo.

Ter o CORE fortalecido é fundamental para um maior controle do corpo, assim como para ter uma boa postura e também para prevenir ou tratar lesões. Mas você sabe o que é o CORE?

No artigo de hoje, a Fitmoda separou três tipos de exercícios que podem ser feitos em casa, sem que haja a necessidade de qualquer tipo equipamento pra dificultar a prática.

Desta forma, será possível dar continuidade às metas estabelecidas e também sair do sedentarismo, se entretendo com os excelentes treinos de CORE que irão beneficiar não só os aspectos físicos, mas principalmente a saúde e qualidade de vida.

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Antes mesmo de separar o seu traje fitness favorito e praticar conosco essas dicas de treino que podem ser aplicadas sem sair de casa, vamos entender um pouquinho sobre o que é o CORE e por quê devemos treiná-lo.

   

O que é CORE?

   

Treinamento Funcional do Core | Fitmoda

   

A palavra CORE é originária do inglês, que significa centro, núcleo. Em anatomia, CORE é utilizado para se referir aos músculos profundos da região abdominal, lombar e pélvica que têm como finalidade manter a estabilidade dessa região.

Portanto, essa musculatura é responsável pela sustentação e estabilização de praticamente todos os movimentos de nosso corpo e, de forma quando a fortalecemos, evitamos lesões e aumentamos nossa força e a eficácia muscular.

A musculatura do CORE é formada por vinte e nove pares de músculos que têm como função suportar o complexo lombo-pélvico-quadril, para estabilizar a coluna vertebral, pelve e a cadeia cinética durante os movimentos funcionais.

Ele é formado pelos músculos: bíceps femoral, transverso abdominal, multífidos, adutor, eretor da espinha, oblíquo interno e externo, iliopsoas, glúteo máximo e reto abdominal.

   

Mesmo assim, você deve estar se perguntando: Por que trabalhar estes músculos profundos?

   

Essas regiões quando enfraquecidas, têm maiores chances de proporcionar desvios posturais e lesões como hérnia de disco.

Um exemplo clássico de CORE desequilibrado e enfraquecido é uma pessoa que ao começar a fazer agachamento livre, na fase final tende a jogar o quadril para um dos lados.

Claramente, o resultado desta atividade irá acarretar em uma dor na lombar ou no quadril.

Logo, destaca-se que a correta estabilização do CORE é essencial para que sua funcionalidade seja preservada, e assim haja maior desenvolvimento do corpo e de todas as qualidades físicas.

Isso porque, esta região estabelece o equilíbrio de quase todos os movimentos e, caso ela esteja instável, ocorrerá padrões alterados de movimento.

Treinar de forma correta o CORE proporciona potência, força e consolidação. Afinal, os músculos centrais criam uma base sólida para o seu corpo, permitindo que você tenha estabilidade corpórea.

Sendo assim, com a coluna estabilizada, se tem melhora e controle da postura. Além disso, o treinamento funcional do CORE permite que se pratique movimentos que proporcionam um desempenho ideal para as tarefas diárias.

Desafiando o seu CORE, não só melhora o equilíbrio e o movimento funcional, como também cria aquele visual tonificado que é o sonho de muitas pessoas.

Para quem já realiza uma rotina de treinos, o CORE não é novidade. É de conhecimento desses atletas a sua importância, mesmo que não se concentrem nele com exercícios básicos específicos.

Entretanto, como qualquer músculo do corpo, seu CORE precisa ser trabalhado de forma eficaz para ganhar e manter a força. Seu treinamento adequado resulta em uma melhor postura, menos dor nas costas e reduz as probabilidades de lesões.

Vale lembrar que treinar o CORE é muito mais do que simplesmente fazer abdominais. É preciso chegar a um forte centro de estabilização que garante sustentação para atingir a capacidade máxima em todos os movimentos do seu corpo.

Conforme já mencionando, um CORE fraco abala o desempenho de muitas áreas. Seja qual for o esporte a ser praticado, seu rendimento depende desde o começo de um CORE forte.

Ter um CORE forte, não é um objetivo voltado apenas para os atletas. Todas as pessoas podem se beneficiar do treinamento básico do CORE, até mesmo pessoas que não são muito ativas precisam de um CORE fortalecido, para que consigam desempenhar confortavelmente as atividades do dia a dia.

Com a rotina cada vez mais corrida, nos deparamos com dias mais sedentários que pode ser exemplificado com as longas horas sentadas na cadeira de um escritório que ajudam a prejudicar a coluna e a postura.

Por isso, um alerta para focar em exercícios específicos para o CORE, o que o ajudará a garantir um corpo mais saudável hoje, na meia-idade e além.

   

10 benefícios do treinamento do CORE

   

Treinamento Funcional do Core | Fitmoda

   

  1. Fortalece as estruturas abdominais envolvidas no movimento e melhora a transferência de força para as extremidades;
  2. Ensina os músculos a trabalharem juntos de forma eficiente;
  3. Auxilia na prevenção de lesões;
  4. Fortalece e melhora a estabilização do tronco;
  5. Melhora a função respiratória;
  6. Facilita a distribuição adequada de peso e auxilia o corpo na absorção e transferência de força;
  7. Melhora a eficiência neuromuscular em todo o corpo e o controle neuromuscular para um movimento mais eficiente;
  8. Melhora o controle espinhal e postural enquanto o corpo está imóvel e em movimento;
  9. Ajuda a estabilizar e alinhar a coluna vertebral, as costelas e a pelve para suportar a força estática e dinâmica;
  10. Fortalece e tonifica a barriga.

   

Veja a seguir, três tipos de exercícios que podem colaborar para o fortalecimento do CORE e consequentemente resultar em diversas vantagens para um corpo que se disponibilizará de uma maior qualidade de vida.

   

Treinamento Funcional do Core | Fitmoda

Exercício 1: Abdominal infra com elevação de perna e pélvica, com ênfase na parte inferior da perna, glúteo e principalmente na região do CORE.

   

Treinamento Funcional do Core | Fitmoda

Exercício 2: Abdominal para oblíquos cruzados com pernas estendidas. Importante para a região do CORE.

   

Treinamento Funcional do Core | Fitmoda

Exercício 3: Abdominal simultâneo sem tocar o solo. Concentração na região do CORE.

   

Conclusão

   

Treinamento Funcional do Core | Fitmoda

   

Agora que você sabe da enorme importância de exercitar a musculatura do CORE, que tal investir nas dicas aqui aponta pela Fitmoda?

Os exercícios exemplificados acima, podem ser feitos até mesmo de casa sem que haja empecilhos para que eles façam parte de sua rotina.

É hora de aceitar mais esse desafio que a vida nos propõe. Com foco, dedicação e regularidade de treino, logo será possível notar as vantagens do treinamento funcional do CORE.

Não tenha medo de tentar, os resultados são muito satisfatórios e valem super a pena, não apenas para o seu visual, mas também para a sua saúde!

A Fitmoda é a sua maior parceira na hora de conquistar os objetivos de vida, sendo assim estaremos sempre ao seu lado participando dos momentos que contribuem para a sua saúde e qualidade de vida.

Gostou do nosso artigo? Então aproveite e veja também:

Dicas de exercícios para fazer em casa

Agachamento [Exercícios para definir glúteos e pernas]

Bumbum na Nuca

CrossFit

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