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COMO MELHORAR A IMUNIDADE? [GUIA COMPLETO]

    

Melhorar Imunidade

    

Existem atitudes que deveríamos tornar hábitos diários para manter fortes as defesas do organismo. Isso porque estamos expostos diariamente a todo e qualquer tipo de doença, quando os nossos sistemas não estão fortalecidos acabamos ficando ainda mais vulneráveis.

 

Imunidade nada mais é do que dar capacidade ao organismo de se defender de invasores, como vírus, bactérias e fungos que possam causar doenças.

 

Quando ela se apresenta em baixa, nos tornamos ainda mais propensos a ter complicações de saúde que podem ser avaliadas de leves à altas gravidades que pode até levar à morte.

 

Desta forma, iremos abordar no texto a seguir dicas como melhorar o sistema imunológico de uma maneira mais saudável.

 

Tais métodos irão favorecer não somente as diversas áreas do corpo, mas também, a quem busca melhorar condicionamentos para obter mais qualidade de vida. Leia mais!

 

O que é imunidade?

 

A quem busca o aumento da imunidade para obter um corpo mais fortificado, antes de mais nada precisa saber o que ela significa. Resumidamente e de maneira simples, o sistema imunológico corresponde a defesa do organismo.

 

Ou seja, um conjunto de células e tecidos especiais tem a responsabilidade de proteger o corpo contra agentes infecciosos dados por bactérias, vírus e outros micro-organismos presentes no ambiente.

 

Sinais de que a sua imunidade está baixa

 

Uma das principais causas de doenças principalmente de causas leves, a baixa imunidade pode ser detectada a partir de indícios que demonstram que o organismo não está produzindo células de defesa do corpo.

 

Alguns sinais de baixa imunidade são:

 

  • Infecções constantes;
  • Cansaço excessivo;
  • Vômitos, náuseas e diarreias;
  • Febre e calafrios.

 

Quais são os benefícios de melhorar a imunidade?

 

Apesar de ser um grande favorecimento, a boa imunidade, não apresenta apenas a prevenção contra doenças como um benefício. Outros fatores que remetem à aparência e condicionamentos físicos, são apontados em uma lista como pontos positivos.

 

  • Fortalecimento das unhas;
  • Fortalecimento dos cabelos, melhorando quedas e problemas como pontas duplas;
  • Melhora da pele;
  • Maior disposição;
  • Equilíbrio do corpo
  • Ajuda a emagrecer de forma saudável

 

Afinal, como melhorar a imunidade?

 

MANTENHA UMA ALIMENTAÇÃO BALANCEADA

    

Melhorar Imunidade

    

A frase somos o que comemos se encaixa perfeitamente nessa situação. Isso porque a rotina alimentar tem influência diretamente no funcionamento do nosso organismo.

 

Uma alimentação apenas para garantir saciedade da fome, sem que se preocupe com a qualidade dos alimentos, está propício ao aumento da vulnerabilidade por doenças.

 

Sendo assim, alimentar-se bem e suprir as necessidades nutricionais do corpo é indispensável para manter uma boa saúde e as células de defesa ativas.

 

 Chá verde, alho e mel são bons exemplos de alimentos que podem ser incluídos na dieta para esses objetivos. Entre as substâncias mais recomendadas para fortalecer o sistema imunológico, estão:

 

  • Vitamina C (laranja, limão, gengibre, frutas cítricas);
  • Vitamina A (cenoura, couve, abóbora);
  • Vitamina E (grãos, folhas verdes, óleos vegetais);
  • Ômega 3 (salmão, atum, linhaça);
  • Ácido fólico (vegetais verde-escuros, feijão, cogumelos);
  • Zinco (carne bovina, nozes, amêndoas).

 

Monte um cardápio variado e balanceado, de preferência bem colorido, para favorecer a imunidade, reduzindo as chances de deficiências e suas complicações. Se preferir, conte com a ajuda de um nutricionista.

 

PRATIQUE EXERCÍCIOS FÍSICOS

    

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Os principais responsáveis por manter-se em movimento saindo do sedentarismo, os exercícios físicos, além de proporcionar ao corpo um modo sempre ativo, ele estabelece uma comunicação entre o sistema nervoso, endócrino e imunológico.

 

Consequentemente, são reduzidas as chances de doenças cardiovasculares, problemas respiratórios, digestivos, entre outros.

 

Em contrapartida, a prática muito intensa ou sob pressão pode estar ligada ao aumento do estresse e da ansiedade, impactando negativamente para a imunidade e outros fatores que não são benéficos à saúde.

 

 Assim sendo, o mais recomendável manter uma boa regularidade na prática de exercícios moderados, de acordo com a condição de cada um e sem exageros.

 

Se preferir, peça ajuda de um profissional para elaborar exercícios de acordo com o seu biotipo.

 

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EVITE O CONSUMO DESNECESSÁRIO

    

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Isso é uma atitude muito frequente cometida por muitas pessoas, até mesmo inconscientemente.

 

No entanto, o consumo de medicamentos sem uma real necessidade pode afetar os anticorpos, todo o sistema imunológico, além gerar doenças crônicas como gastrites, úlceras entre outras.

 

O uso indevido de antibióticos, por exemplo, acaba sendo prejudicial por aumentar a resistência de algumas bactérias, por isso esse tipo de medicação se tornou um remédio controlado.

 

RESPEITE O SONO

    

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Assim como é importante manter o corpo ativo, também é essencial dar a ele um período de descanso. Mas, se as noites forem mal aproveitadas ou for descumprida as recomendáveis 8 horas de sono, dificilmente a energia será revigorada como deveria.

 

Nos casos em que não se dorme bem, o organismo entra em um ciclo desgastante, acumulando estresse e tensões, já que é durante o sono que diversos hormônios importantes são liberados para equilibrar o corpo.

 

 A longo prazo, a falta de noites bem dormidas pode causar alguns efeitos desagradáveis, como perda de memória, distúrbios de humor, desatenção, cansaço e, claro, baixa imunidade.

 

FINALIZE OS MAUS HÁBITOS

    

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Todo excesso pode fazer mal à saúde, sobretudo quando diz respeito a substâncias tóxicas, como álcool, cigarro e outras drogas.

 

Da mesma maneira, os exageros alimentares também são negativos, sendo a gordura, sal e o açúcar os componentes mais nocivos para o desequilíbrio de uma vida saudável.

 

Esses são os principais responsáveis por deixar nosso corpo mais fraco e sem disposição, pois a capacidade de resposta das células é afetada.

 

Logo, é bom que esses hábitos sejam abandonados para que não prejudiquem a resistência do organismo pelo enfraquecimento das células protetoras.

 

CONSUMA VITAMINA ADEQUADAMENTE

    

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As vitaminas ajudam a fortalecer o sistema imunológico e tornam o corpo mais forte e saudável, logo mostraremos algumas opções que poderão engrandecer a sua saúde através do fortalecimento da imunidade.

 

POLIVITAMÍNIOS

 

Os polivitamínicos são indicados para quem não consegue manter a absorção de alimentos de forma adequada e busca suprir a falta desses nutrientes. Além disso, eles são ideais para fortalecer o sistema imunológico, reduzir sintomas de cansaço e fadiga e diminuir a ação dos radicais livres, graças ao seu potencial antioxidante.

 

A fórmula dos polivitamínicos apresenta vitaminas ativas e minerais, que são responsáveis por absorver os nutrientes com mais eficiência. Assim, conseguem manter as funções orgânicas do corpo.

 

VITAMINA C

 

A famosa Vitamina C, é excelente para fortificar o sistema imune. Ela é bastante indicada para prevenir e combater principalmente o surgimento de gripes e resfriados.

 

Esse nutriente é encontrado com maior facilidade em frutas cítricas, como laranja, limão, acerola, manga, abacaxi, entre outros.

 

Ela é essencial para desencadear diversas reações metabólicas e também para fortalecer o sistema imunológico, por meio da síntese de anticorpos, protegendo o organismo contra infecções e inflamações, que são causadas por agentes estranhos e nocivos, como vírus, fungos e bactérias.

 

VITAMINA D

 

A vitamina D, em doses adequadas no organismo, é capaz de fortalecer a imunidade e de evitar o aparecimento de infecções.

 

Isso acontece porque ela tem ação imunomoduladora que atua sobre os linfócitos, células do sistema imunológico. Além disso, a vitamina D estimula a síntese de citocinas.

 

Assim, ela tem várias funções, além de fortalecer o sistema imune. Também é responsável por atuar diretamente no processo de metabolismo do cálcio e da formação óssea. A principal forma de sintetizar essa vitamina é por meio da exposição à luz solar em pequenos períodos.

 

A falta de vitamina D acarreta a deficiência na absorção de cálcio e fosfato, podendo causar as perdas ósseas, o raquitismo em jovens e a osteomalácia nos adultos.

 

Sua ausência também pode ocasionar algumas infecções, como pneumonia ou bronquite, fadiga, dores nos ossos, depressão e problemas de cicatrização.

 

NUTRIENTES ADEQUADOS PARA INGERIR

    

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ÔMEGA 3

 

O ômega 3 é um ácido graxo, ou seja, uma gordura boa cuja função é otimizar a produção de células brancas, estruturas responsáveis por identificar e eliminar agentes nocivos do corpo. Por isso, ele ajuda a proteger o organismo contra inflamações e infecções, mantendo a saúde cardiovascular e cerebral.

 

Esse nutriente pode ser encontrado em:

 

  • Peixes do mar, como sardinha, salmão e atum;
  • Sementes, como chia, cânhamo e linhaça;
  • Leguminosas, como feijão, soja, ervilha e grão-de-bico;
  • Oleaginosas, como nozes, amêndoas e pistache.

 

 

L-LISINA

 

A L-lisina consiste em um aminoácido essencial que costuma ser vendido sob a forma de suplemento alimentar ou remédio.

 

Essa substância tem um papel fundamental para o aumento da imunidade e para trazer mais proteção ao corpo contra a ação de agentes perigosos.

 

Esse nutriente também vem sendo usado para combater transtornos de depressão e ansiedade, além de auxiliar no tratamento do câncer.

 

ZINCO

 

O zinco é um mineral que aumenta a imunidade do corpo. Isso acontece porque as células que fazem parte do sistema imunológico apresentam enzimas que são dependentes do zinco para que possam manter as suas funções da melhor forma.

 

A ausência dessa substância em níveis adequados acarreta a redução das células responsáveis pela defesa do organismo.

 

Também é importante destacar que o zinco é um agente antioxidante e anti-inflamatório que reduz a ação dos radicais livres.

 

Ele pode ser encontrado em vários alimentos, como carne bovina, peixes, leite e derivados, amendoim, farelo de aveia, entre outros.

 

ESTIMORAL

 

O Estimoral é um remédio que possui agente ativo com o potencial de incentivar a ação do sistema imunológico e dar mais resistência ao corpo, evitando o surgimento de infecções e doenças, especialmente nas vias respiratórias, como rinite, sinusite, faringite, bronquite e otite.

 

 É importante ressaltar que esse medicamento somente deve ser ingerido por meio de recomendação médica.

 

SELÊNIO

 

O selênio é um mineral que reduz as chances de aparecimento de vários tipos de câncer, como o de bexiga, de mama, de pulmão e de próstata.

 

 Essa substância pode ser encontrada em diversos alimentos, como a castanha-do-pará, o trigo, as sementes de girassol, o arroz e o frango.

 

O recomendável é consumir a quantidade aproximada de 200 mg por dia de selênio.

 

L-GLUTAMINA

 

A Glutamina é um aminoácido livre não essencial, que costuma estar presente em grande quantidade no fluxo sanguíneo e ao longo do tecido muscular, desta forma, ela pode ser produzida pelo organismo humano a partir de outros tipos de aminoácidos.

 

As principais funções da L-glutamina são servir como matriz energética para os leucócitos, atuar na síntese de glutationa e funcionar como fonte de energia para os enterócitos, dificultando a entrada de agentes nocivos no organismo.

 

PRÓPOLIS

 

O própolis é uma substância produzida pela colmeia de abelhas que ajuda na defesa do corpo contra a ação de bactérias, vírus e fungos.

 

 Além de conter propriedades antissépticas, é também bastante útil para fortalecer as funções do sistema imunológico.

 

É muito comum o própolis ser recomendado para tratar os sintomas da tosse e de doenças respiratórias.

 

 Ele pode ser comercializado em farmácias, principalmente sob a forma de spray ou gotas.

 

ASTRÁGALO

 

O astrágalo é uma erva chinesa muito recomendada quando o assunto é aumentar a imunidade do corpo.

 

Seu uso constante e prolongado é uma excelente estratégia para estimular a produção de células brancas no sangue e evitar o surgimento de infecções.

 

DICAS EXTRAS

    

Melhorar Imunidade

    

Confira a seguir uma lista de alimentos que podem ser seus aliados ao contribuírem para o aumento da imunidade de forma natural;

 

  • Frutas cítricas;
  • Vegetais verdes escuros ou folhosos;
  • Alimentos ricos em zinco;
  • Oleaginosas;
  • Tomate;
  • Alimentos fontes de ômega 3;
  • Alimentos fontes antioxidantes;
  • Gengibre;
  • Pimenta;
  • Iogurte;
  • Alho;
  • Cebola;
  • Geleia real;
  • Própolis;
  • Óleo de coco;
  • Lichia;
  • Batata yacon;
  • Gérmen de trigo;
  • Mel;
  • Castanha-do-Pará;
  • Água.

 

CONCLUSÃO

    

Melhorar Imunidade

    

A partir deste artigo, conseguimos aprender um pouco mais sobre os processos de como melhorar a imunidade e entender que o quão importante significa manter a saúde do sistema imunológico.

 

A imunidade busca proporcionar uma melhor qualidade de vida, uma vez que o corpo consegue se manter em defesa de ataques de agentes nocivos à saúde.

 

A mudança dos hábitos, principalmente alimentares, podem ser muito positivas não só para o fortalecimento da imunidade que já gera inúmeros benefícios. Ela pode ser beneficiadora para outros aspectos que envolve diferentes metas.

 

A busca por uma vida melhor e mais saudável está diretamente ligada ao sistema imunológico, pois ele possibilita uma infinidade favorecimento ao bem-estar do dia a dia.

 

Sendo assim, um indivíduo equilibrado nutricionalmente, tem menos chances de desenvolver doenças.

 

Que tal começar a pensar em seguir as etapas propostas aqui, para melhorar o seu sistema imunológico?

 

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