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O inverno é uma das melhores épocas para se conquistar o corpo mais idealizado da estação mais quente do ano.

     

Por que treinar no frio | Fitmoda

     

O projeto verão é um dos maiores incentivos para a prática de exercícios físicos com regularidade, mas quem aí consegue seguir treinando até mesmo nos dias em que as temperaturas caem?

Basta só os termômetros estarem em baixa, que os convites para rodízios de massas regados a vinho aparecerem junto a incontrolável vontade de comer alimentos super calóricos para então, a frequência nos treinos diminuírem.

Se você só pensa no renomado projeto verão quando o clima esquenta, é bom começar a rever os seus hábitos e colocar o corpinho em movimento agora na mudança do outono para o inverno.

Saiba que exercícios em dias mais frios podem ter muito mais benefícios do que se imagina.

Compreendemos que sair da zona de conforto de um ambiente quente, para encarar uma rotina de treinos durante a estação mais gelada do ano, não é uma tarefa simples.

Entretanto, sem que se perca o foco na meta a ser alcançada, é necessário continua-los durante o inverno para que os seus ganhos de um ano inteiro não fiquem comprometidos.

Muita disciplina, dedicação e força de vontade são palavras-chaves para poder seguir firme com os objetivos.

Caso contrário, a corrida atrás do prejuízo para chegar no verão com um shape atraente vai exigir um treino muito mais pesado, o que pode levar a ocorrência de lesões ou o overtraining.

Conheça as melhores opções de moda fitness para o seu treino de inverno, aqui na Fitmoda!

No artigo de hoje relataremos as principais dicas para vencer o frio e assim, ajudar a superar as suas metas de treino apreciando as vantagens de se exercitar durante o frio.

     

Por que treinar no inverno é melhor?

     

Por que treinar no frio | Fitmoda

     

Existem vários benefícios de treinar no inverno ao ponto de você jogar a preguiça de lado e curtir bastante o charme dessa estação tão frígida.

Com o frio, o organismo tem maior trabalho fisiológico para produzir calor e manter a temperatura do corpo aquecido, em razão disso o metabolismo fica mais acelerado e auxilia o processo de queima de gordura por precisar gastar mais energia.

A ideia de que sentimos mais fome no inverno, não passa de um mito, uma questão psicológica pelo simples desejo de consumir.

É de fundamental importância continuar consumindo frutas e vegetais que garantem a ingestão de vitaminas e minerais necessários para manter a saúde em dia.

Para os iniciantes, recomenda-se também dar início nessa época do ano, de modo a ir se habituando ao trabalho de reeducação alimentar e consequentemente a redução de peso lentamente, para que assim o corpo vá se adaptando sem maiores sofrimentos.

Consequentemente, a disposição ao longo dos treinos aumenta, visto que no inverno é comparada a nula em relação ao verão, a sensação de exaustão na hora de praticar exercícios.

O corpo suporta mais o calor do exercício e o ambiente externo favorece o conforto da prática.

Além disso, a fadiga pós-treino é menor, pois conseguimos regular com mais facilidade a temperatura interna do corpo e assim o músculo realiza esforços mais intensos antes de ficar realmente cansado.

Durante o inverno é muito comum as pessoas apresentarem um estado de depressão, isso ocorre pelo fato de passar muito tempo em casa ou até mesmo pela relação apresentada pelo ambiente com o frio.

Como resultado, é gerada uma queda na produção de serotonina, neurotransmissor que promove sensação de bem-estar. Desta forma, nos sentimos sem motivação e acabamos por descontar na alimentação nos equivocando de que estaremos aliviando esse estado.

Em situação reversa, a boa notícia é que tudo isso pode ser evitado pelo simples fato de praticar atividades físicas, já que estimulam a liberação de endorfina, substância diretamente ligada ao prazer. 

     

Benefícios de treinar com as temperaturas mais baixas

     

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AJUDA A EMAGRECER

     

Conforme já vimos, o treino no frio promove maior gasto de energia para manter o equilíbrio da temperatura corporal.

Sendo assim, ele pode aumentar a quantidade de calorias queimadas durante o exercício devido ao aumento da taxa metabólica para manter o corpo aquecido.

     

FORTALECE O SISTEMA IMUNE

     

Com a exposição muito frequente ao frio, o corpo fica habituado às baixas temperaturas, e com isso ele também ajuda a aumentar a atividade do sistema imune, podendo reduzir o risco de doenças, como gripe ou resfriado.

     

PREVINE DOENÇAS CARDÍACAS

     

Durante o treino no frio, o coração precisa bombear o sangue mais rapidamente para conseguir aquecer todo o corpo, dessa forma existe há aumento na circulação sanguínea que ajuda a reduzir a pressão arterial e a limpar as artérias, evitando doenças cardiovasculares como hipertensão, AVC e até infarto.

     

MELHORA O FUNCIONAMENTO DO PULMÃO

     

Respirar durante os treinos ao frio pode ser um pouco mais custoso devido à diferença de temperatura.

Contudo, esta alteração ajuda o corpo e o pulmão a treinar para utilizar o oxigênio de forma mais eficiente, melhorando a performance durante os exercícios e a energia ao longo do dia.

     

AUMENTA A RESISTÊNCIA

     

Treinar no frio provoca um aumento no esforço do corpo, especialmente para o sistema cardiovascular e respiratório.

Desta forma, esse aumento no esforço é excelente para aumentar a resistência do corpo. Embora é bom sempre lembrar de evitar o excesso, criando muito desgaste, respeitando os limites do corpo.

     

DEIXA A PELE E OS CABELOS MAIS BONITOS

     

Uma das formas mais naturais de manter a pele bonita consiste em utilizar o recurso da água fria, pois isso ajuda a fechar os poros, evitando o surgimento de cravos e oleosidade excessiva. Sendo assim, treinar num ambiente frio garante o mesmo efeito!

Além disso, o frio também traz benefícios para os fios de cabelo, pois ajuda a melhorar a saúde dos folículos capilares e a aumentar a sua capacidade para se manter no couro cabeludo, impedindo a queda excessiva.

     

Como treinar no frio?

     

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Existem algumas dicas que podem ajudar a superar a sensação e assim fazer com que você fique mais determinado para tornar o seu treino no frio ainda mais prazeroso e finalmente seguir com regularidade em qualquer estação, vamos à elas;

     

TRACE NOVAS METAS

     

Para seu treino ficar ainda mais motivador, é preciso traçar novas metas dentro de prazos que te desafiem diante das atividades propostas a se superar.

Converse com o profissional que orienta os seus treinos, peça a ele novos objetivos que sirvam de estímulo para aumentar o ânimo na hora de treinar.

     

REALIZE EXERCÍCIOS QUE ALONGAM E DEPOIS QUE AQUECEM

     

Nem todo mundo é fã de fazer exercícios preparatórios, mas eles são de suma importância para alongar e aquecer o corpo antes de pegar mais pesado nos treinos.

O alongamento possui amplas vantagens para a manutenção do corpo, sendo o seu principal objetivo a preparação e aperfeiçoamento da flexibilidade muscular, proporcionando à estrutura física um maior desempenho nas articulações.

Já o aquecimento é uma sequência de movimentos repetitivos, que deseja alcançar o estado ideal físico e psíquico, aumentando gradativamente a intensidade das atividades físicas, favorecendo os movimentos corporais e prevenção de futuras lesões.

Sendo assim, além de garantir um gás extra na hora de treinar no frio, os exercícios introdutórios têm um papel fundamental de prevenir e melhorar o desempenho.

     

TREINE COM UM PARCEIRO

     

Apesar de algumas pessoas preferirem os treinos mais solitários por acharem que é melhor o nível de concentração, ter companhia para acompanhar nos treinos pode ser uma ajuda e tanto quando a preguiça bate.

Geralmente, o acompanhante é uma ótima opção para motivar e encorajar a saída da zona de conforto, no exato momento em que a opção de ficar debaixo das cobertas, ganha força quando o assunto é praticar atividades físicas.

     

PREPARE UM PRÉ-TREINO

     

Além despertar, o pré-treino te deixa mais disposto, contribuindo para sua evolução durante toda a performance e assim garantindo a disposição extra que você precisa para pegar mais pesado com seu treino.

Alguns alimentos são perfeitos para desempenharem esta função.

     

ORGANIZE SEUS PERTENCES

     

Manter um senso de organização é fundamental para concretizar metas.

É preciso trabalhar o cérebro, para que qualquer empecilho não seja motivo de desistir. Por isso, na noite anterior organize sua mochila para que nada se torne um motivo que abstenha a sua hora de praticar atividade física.

     

INVISTA EM ROUPAS E ACESSÓRIOS

     

Seja em qualquer temperatura, para executarmos um treino com extrema excelência, é indispensável que as vestimentas sejam de grande conforto.

Com a indústria da moda fitness tão avançada, os looks de inverno podem ser agradáveis e estilosos ao mesmo tempo, basta que saibamos realizar corretamente as combinações.

As leggings são peças coringas, pois possuem diversos modelos muito versáteis, que combinam com bodies de manga longa.

Macacão com jaquetas ou casaquinhos fitness são uma outra opção bastante confortáveis para a sua prática.

No inverno, as meias aeróbicas e polainas chegam com tudo para manter tudo aquecido. 

Lembramos que croppeds e tops são artigos de uso obrigatório para que se mantenha a saúde dos seios em plena segurança.

     

Conheça o site Fitmoda, aqui você encontra as melhores opções para o seu treino de inverno!

     

DICAS EXTRAS

     

Para reafirmar o seu compromisso com as grandes metas de treino, destacamos outros pontos que podem deixar a sua prática de atividades físicas no frio, mais confortáveis e habituais.

  • Substitua o chocolate quente, por elite com canela que tem efeito termogênico.
  • Dê preferência as frutas como: abacate, banana, caqui, goiaba, maracujá, maçã e tangerina.
  • Não abra mão de cebola, alho, gengibre e pimenta nos caldos e sopas.
  • Troque o suco verde gelado por chá verde com gengibre.
  • Procure realizar atividades que você gosta.
  • Quanto mais cedo começar, mas cedo virão os resultados.
  • Atividades pela manhã prologam a potência energética para o resto do dia.
  • Exercite-se pelo menos três vezes na semana.

     

CONCLUSÃO

   

Por que treinar no frio | Fitmoda

     

Agora que você já sabe das melhores dicas para encarar o frio sem dar vez a preguiça, que se preparar para começar neste inverno?

Aqui na Fitmoda, você encontrar roupas fitness super quentinhas com um preço super acessível e o mais importante, com muita qualidade!

Aproveite os privilégios da estação para avançar com os seus propósitos, pois irá valer a pena.

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