Como Curtir um Carnaval Saudável? [Guia Completo]

05/02/2020 11:50

Fevereiro é tempo de folia, diversão e fantasia!

O mês, que é reconhecido por ter a maior manifestação cultural e popular do país, é tomado pela euforia de quem quer curtir o Carnaval, sem perder um dia sequer dessa festa.

A poucos dias da celebração mais movimentada do mundo, separamos algumas dicas e cuidados essenciais para os foliões de plantão.

Confira a seguir neste artigo, sugestões importantes de como maratonar nos embalos da folia até a quarta de cinzas, de forma saudável e alegre, sem sofrer nenhuma dor de cabeça com questões relacionados à saúde.

Como curtir o carnaval?

Carnaval Saudável | Fitmoda

Antes de pôr fantasias e adereços para cair na folia, é preciso se precaver de situações desagradáveis que se tornam mais expostas durante o período do Carnaval.

Sendo assim, independente de qual for seu destino para passar o feriado mais badalado do ano, busque seguir estas dicas simples e acessíveis para aproveitar com responsabilidade e intensidade esta festa tão querida, sem deixar de se cuidar.

Conte com a Fitmoda para montar looks para cair na folia!

Use preservativos

Há quem pense que as camisinhas não passam apenas de mais um método contraceptivo.

O uso de preservativos é uma questão de saúde pública, pois, além de prevenir uma gravidez indesejada, ela ajuda a evitar a transmissão de diversas doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, herpes genital e AIDS.

Além do mais, as pílulas do dia seguinte não devem ser usadas constantemente, pois existe uma grande quantidade de hormônios em sua composição, o que pode acarretar sérios problemas se misturados com álcool.

Se alimente bem

Não é novidade para ninguém que uma boa alimentação viabiliza melhores condições físicas a qualquer ser humano.

Portanto, o alerta é para que se o folião se alimente bem antes de sair de casa e não fique muito tempo em jejum.

A combinação de álcool e estômago vazio é completamente nociva à sua saúde, sendo assim, busque comer de 3 em 3 horas.

Sabendo que durante a folia o gasto energético é maior do que o habitual, separamos algumas dicas extras de alimentação para que você possa curtir todos os dias de carnaval do jeito que mais gosta:

  • Atenção ao consumo de bebidas alcóolicas. O álcool desidrata o corpo, por isso intercale o seu consumo com água, para que haja um equilíbrio;
  • Coma frutas. Elas possuem vitaminas e minerais que auxiliam no funcionamento do corpo;
  • Consuma vegetais verde-escuros. Auxiliam no processo de desintoxicação do corpo;
  • Aposte em alimentos que forneçam energia como cereais, barras de cereais, arroz e massas, pois te ajudarão a manter o pique;
  • Atenção às condições de higiene tanto do corpo, quanto dos locais de consumo de bebidas e alimentos;
  • Cuidado com frutos do mar e alimentos vendidos na praia. Em razão do calor, estes estão sujeitos a estragarem com facilidade;
  • Atenção ao consumo de lanches caseiros! Atente-se ao modo de conservação, principalmente, se contiver molhos como maionese caseira.  A má conservação pode acarretar em uma infecção intestinal;
  • Evite a ingestão de alimentos gordurosos. Devido ao fato de serem alimentos de digestão lenta, poderão provocar sono e enjoos durante o dia.
  • Consuma proteínas! Elas são substâncias essenciais para o fornecimento de energia. Dê preferencia às carnes brancas e grelhadas.

 

Hidrate-se

Apesar do carnaval sofrer variações de datas, a festa é tipicamente celebrada durante o verão brasileiro.

Deste modo, passar horas sob o sol quente, com o grande consumo de bebidas alcóolicas nas ruas pode levar a desidratação.

O aconselhável é ingerir líquidos que ajudam a regular o funcionamento do corpo, hidratando-o e prevenindo de uma possível ressaca, mal-estar, tonturas e também que ajudem a garantir mais disposição para continuar curtindo os outros dias de folia.

A água ajuda a eliminar o álcool do organismo, por isso, além dela, deve-se beber líquidos que reponham os nutrientes do corpo, como sucos naturais, água de coco, vitaminas e bebidas isotônicas.

Use protetor solar

Sabemos que é quase impossível evitar o sol, portanto, usar o protetor solar é de alta recomendação, principalmente para quem pretende curtir um bloquinho ao ar livre.

Ele protege a pele dos males causados pela exposição em excesso à luz solar como o câncer de pele, queimaduras de sol e também do envelhecimento precoce da derme.

Além do protetor solar, o folião pode investir em acessórios como óculos escuros e chapéu que poderão até compor as fantasias e preservar outras regiões contra o sol.

Usar roupas leves e confortáveis

Cair na folia é algo que exige muito conforto para que a brincadeira seja ainda mais agradável.

Logo, a dica é saber escolher roupas e calçados super adequados para que eles sejam seus grandes aliados.

Busque investir em roupas leves e arejadas, feitas com tecidos que proporcionam a troca de calor favorecendo a transpiração.

Quanto aos calçados, procure utilizar os mais confortáveis.

Se possível, utilize tênis que são indicados para fazer exercício físico, para que os pés não sofram impactos e desgaste de muitas horas de festa.

Alerta trend – O Carnaval deste ano surge acompanhado de uma grande novidade!

A tendência da moda é unir o útil ao agradável, sendo assim, as fantasias até então utilizadas, foram substituídas pelos looks versáteis fitness. 

A ideia é fazer da fantasia uma roupa reutilizável em outros ambientes, preservando o conforto já proporcionado pela mesma em outras funcionalidades.

Acerte na escolha das roupas para montar seus looks de sucesso para o Carnaval com a Fitmoda!

Carnaval Saudável | Fitmoda

Fique atento aos sinais do seu corpo

Normalmente costumamos ouvir foliões exaltando que o descanso deve ser feito apenas após o fim do carnaval.

A vontade de ser divertir é tanta, que deixamos de lado o que temos de mais importante: a nossa saúde.

Por isso, fique alerta aos sinais dados por nosso próprio corpo, pois o momento é de descontração, mas descuidos podem acabar com a brincadeira mais cedo do que pensa.

Isso porque nessas festividades, estamos sujeitos a grande perda de líquido e gasto excessivo de energia, causados pela alta temperatura e as movimentações nos eventos.

Qualquer sinal de dores físicas, lesões, cansaço e mal-estar, podem ser sintomas de desidratação, insolação ou outros efeitos colaterais causados pela falta de uma rotina saudável durante a festividade.

Nestes casos, repouse, durma e coma bem, respeitando a saúde, sem exceder os limites do corpo.

Durma bem

Um folião descansado não quer guerra com ninguém!

Procure repousar e descansar o tempo necessário para que o seu corpo consiga repor as energias necessárias, evitando a fadiga para os dias posteriores.

Normalmente, o sono mais indicado é o que tem duração de 7 horas ou 8 horas, mas caso não consiga cumprir com esses horários, busque descansar repousando ou cochilando em intervalos de tempo.

Seja sensato

Não podemos esquecer de que para todo ato existe uma consequência.

Então, fique atento ao espaço em que se está inserido, lembre-se de agir com responsabilidade e respeitar sempre os próprios limites e, principalmente, o dos outros.

O Carnaval é uma experiência individual e coletiva que deve ser sempre positiva, procurando conservar a alegria dos bons momentos vivenciados na folia.

Conclusão

Carnaval Saudável | Fitmoda

Agora que conferiu tantas dicas para curtir o Carnaval de forma mais saudável, é hora de cair na folia e aproveitar ao máximo essa festa tão alegre que encanta o mundo todo!

Seja sambando na avenida, atrás do trio elétrico, descendo e subindo ladeira ou até mesmo curtindo os famosos bloquinhos de rua, lembre-se sempre de curtir com responsabilidade.

Logo, o respeito ao próximo é a palavra chave para que a energia boa da festa prevaleça pelos 4 dias de folia e o carnaval chegue ao fim na sua quarta de cinzas apenas com recordações divertidas.

Se beber não dirija! Procure meios alternativos de transporte, evitando possíveis acidentes.

O NÃO deve ser acatado de forma imediata. Não force a barra! O respeito ao outro, começa no momento em que o seu termina.

Prepare a tua fantasia, confete e serpentina e abram alas que a festa já vai começar!