Muay Thai Emagrece? Saiba Tudo Sobre o Assunto!

24/01/2020 16:34

Ao longo do tempo, as lutas eram julgadas como esportes masculinizados, por envolverem muitos movimentos bruscos, considerados como exercícios violentos.

Entretanto, aos poucos, o Muay Thai foi ganhando espaço no universo feminino, por apresentar inúmeros benefícios que vão além do simples objetivo de garantir a boa forma.

A arte foi desenvolvida com o objetivo de imobilizar os adversários nas guerras com golpes certeiros.

Hoje, a luta tornou-se uma nova maneira de se exercitar para proporcionar a perda de calorias e, também, garantir uma série de proveitos como a melhora do condicionamento físico e cardiovascular, fortalecimento muscular e aumento da elasticidade.

Neste artigo você vai conferir todas as curiosidades sobre essa arte marcial que virou febre e que já domina todos os ambientes esportivos.

Esta pode ser mais uma opção para você se exercitar e proporcionar incentivos para melhorar a saúde através de um esporte muito dinâmico feito o Muay Thai.

O que é Muay Thai?

Muay Thai | Fitmoda

O Muay Thai é uma arte marcial original da Tailândia.

A modalidade, que também pode ser chamada de boxe tailandês, mistura diferentes tipos de exercícios aeróbicos e técnicos.

Conhecida por ser a arte das “oito armas”, o Muay Thai é um esporte que utiliza as oito principais regiões do corpo que envolvem as articulações como os punhos, os cotovelos, os joelhos, junto de outros membros com as canelas e os pés.


Quais são os benefícios do Muay Thai?

Muay Thai | Fitmoda

Quando falamos em praticar Muay Thai, o esporte se demonstra amplo no campo das vantagens, por romper diversos estereótipos que se limitam na visão de que ele apenas abrange a perda de calorias.

A exemplo disso, apresentaremos algumas vantagens que a luta motiva a quem começa a praticar.

Mas lembre-se, para alcançar essas metas positivas é preciso frequentar as aulas regularmente, pelo menos duas vezes na semana.

Com isso, os resultados se tornam mais visíveis a cada progresso, destacado em intervalos de tempos.

Disciplina a mente e o corpo

A disciplina é uma das características mais marcantes encontrada no Muay Thai.

Sendo assim, ela se torna um dos atrativos de busca pelo esporte e também uma das principais razões para o crescimento de sua popularidade.

Isso porque aprender e dar continuidade à evolução em sua prática, requer condicionamento da mente e do corpo, uma vez que é necessário concentração para realizar os movimentos e, assim, controlar a força e o foco dos pensamentos no objetivo.

 

Autoconfiança e respeito

O Muay Thai é um esporte que exige superação a cada aula praticada.

Sendo assim, a pessoa passa a se sentir mais confiante e capaz de enfrentar as dificuldades impostas pela vida, melhorando a autoconfiança e, consequentemente, a autoestima.

A partir disso, o respeito consigo e com os outros também é valorizado com as aulas de Muay Thai.

Isso se deve principalmente por ser um esporte de combate que prepara o aluno para maior resguardo de si e, assim, evitar maior exposição.

Força e agilidade

A força é conquistada através dos exercícios de aquecimento que podem ser aeróbicos ou os calistênicos - quando usa o próprio peso do corpo sem ajuda de aparelhos.

Os exercícios que envolvem aparadores e sacos de pancada também são grandes estimulantes para aumentar a força.

Já a velocidade, é aperfeiçoada por meio dos exercícios de velocidade e resistência ou pelo fight, que é quando os companheiros duelam entre si.

Melhora o condicionamento físico

A aptidão física se dá através do preparo do corpo com a realização de esforços intensos.

Sabendo disso, os treinos de Muay Thai submetem ao praticante exercícios contínuos que desenvolvem força, resistência e flexibilidade.

Exercita a coordenação motora

A arte marcial busca exercitar, por meio de seus exercícios repetitivos, a coordenação motora, de modo que eles aumentam a capacidade de realizar as atividades com ambos os lados do corpo, tanto o direito, quanto o esquerdo.

Sendo assim, o sistema Nervoso Central e o Aparelho Locomotor - ossos articulações e músculos - recebem estímulos através da luta, para quem sejam desenvolvidos os lados não dominantes, desbloqueando toda a dificuldade existente.

Emagrece e melhora a autoestima

Sim, conforme já sabemos, o Muay Thai ajuda a emagrecer uma vez que seus treinos oferecem um grande gasto de energias.

Entretanto, é necessário lembrarmos de que o ideal é combinar uma dieta balanceada para que os resultados sejam satisfatórios.

Além disso, a luta ajuda a melhorar a autoestima e a disposição através do emagrecimento e também pela sensação de bem-estar provocando produção de endorfinas ao treinar.

Por que o Muay Thai emagrece?

Muay Thai | Fitmoda

O Muay Thai emagrece porque proporciona treinos intensos e dinâmicos. Isso favorece a aceleração do metabolismo e a queima de gordura corporal.

Sendo assim, uma hora de aula pode fazer com que se perca até mil calorias, variando o organismo de cada um.

O contorno corporal não sai em desvantagem, o Muay Thai define os músculos ajudando na prevenção de celulites e no combate ao inchaço do corpo.

Faça Muay Thai com estilo vestindo Fitmoda!

Celebridades adeptas da modalidade

A todo tempo, é muito comum vermos nas mídias as famosas com corpos exuberantes, que muitas das vezes não se identificam com treinos convencionais e acabam por buscar outras opções.

Famosas como Milena Toscano, Giovanna Ewbank, Deborah Secco Stefany Brito, dentre outras, já aderiram esta maneira de sair do sedentarismo e promover uma saúde mais saudável através do Muay Thai.

 

Afinal, Muay Thai emagrece em quanto tempo?

É válido deixar claro de que o tempo não é o mesmo para todos, portanto altera de pessoa para pessoa.

Além disso, outros fatores podem influenciar na variação de queima calórica durante um treino, como a temperatura em que o dia e o ambiente se encontram, hábitos e intervalo entre refeições, intensidade de treinamento, até mesmo o estado de espírito da pessoa.

Uma vez seguindo a regularidade dos treinos junto à uma alimentação balanceada, as chances de emagrecer mais rápido são maiores do que se imagina, isso porque o Muay Thai é a melhor arte marcial considerada para quem tem como objetivo emagrecer.

Dicas para acelerar o emagrecimento com Muay Thai

Muay Thai | Fitmoda

Separamos algumas dicas para melhorar o desempenho e desta maneira fazer com que o ritmo do emagrecimento seja acelerado como auxílio da arte marcial:

Faça exercício de cardio pelo menos três vezes na semana

Além da luta, para agilizar o processo de emagrecimento, a dica é adicionar no seu dia a dia outros treinos que favoreçam a circulação cardiorrespiratória, como correr, pular corda, andar de bike, entre outros.

Esses exercícios irão beneficiar na perda de calorias, no controle da respiração, na irrigação sanguínea dos músculos e, consequentemente, aumentar a sua resistência em níveis energéticos.

Aumente o seu regime de treinamento

A orientação aqui é a seguinte: aumente gradualmente a intensidade e o tempo dos treinos, sejam eles de luta ou de cardio.

Desta forma, os resultados não ficarão estagnados, uma vez que o organismo demonstrará progresso, não estando acostumado com a mesma rotina de atividades.

Inclua uma rotina de treinamento de força em seu dia a dia

Integre ao seu dia a dia um treinamento de força, para que se tenha um corpo mais musculoso, com melhores definições e, por consequência, mais forte.

Isso ajudará a você evoluir com o passar dos treinos e, por conseguinte, fazer com que se diminua a gordura ruim, aumentando os níveis de massa boa no corpo.

Cuidados e prevenções

Antes de iniciar qualquer atividade física, é de suma importância consultar as suas condições físicas.

Procure um profissional para avaliar se o seu corpo está apto para executar os movimentos de luta que são intensos e exigem um bom condicionamento físico.

Com a liberação de seu médico, é válido procurar uma academia estruturada com profissionais de qualidade para dar início às aulas e aprender corretamente as técnicas do Muay Thai.

Mas não se esqueça de que também é preciso ter roupas adequadas para lutar, como bermudas fitness, camisetas femininas, top ou cropped (para proteger os seios), além de equipamentos como luvas caneleiras, bandagens e protetor de boca.

Conte com a Fitmoda para praticar qualquer exercício! Confira as melhores peças aqui!

Conclusão

Muay Thai | Fitmoda

Agora que você já sabe de todos os benefícios que o Muay Thai pode trazer para a sua rotina, que tal procurar uma academia para fazer uma aula experimental?

Desta forma, você vai poder entender melhor sobre como funciona na prática e o que esperar dessa luta oriental que vem encantando o mundo inteiro.

A quem diga que quem faz uma aula de Muay Thai, jamais consegue parar! Por ser um exercício dinâmico, divertido e que ajuda emagrecer muito, é certo de que o bem-estar do pós treino vai ser incrível.

Então, não deixe para depois o que se pode começar agora. Escolha aqui o seu look e vamos à luta, preparadíssima para o combate!

Que tal aprender um pouco mais sobre diversos assuntos que vão melhorar ainda mais o seu desempenho? Confira aqui outros artigos que separamos para você.

Como não desistir da Dieta: Dicas, Atitudes e Passo a Passo

Como Começar a Se Exercitar: Dicas e Passos Para Ter Mais Saúde

Aquecimento e Alongamento: Diferença, importância e Benefícios