Pilates ou musculação?

18/01/2020 04:04

A diferença das duas atividades físicas é que a musculação trabalha o aumento de massa muscular e o pilates, o equilíbrio e controle dos movimentos, favorecendo ainda mais a coordenação motora.

Os resultados do pilates são mais lentos, pois ele requer concentração e constância e os movimentos são mais complexos que os da musculação.

Na musculação você ganha massa muscular mais rápido. Com ela você pode malhar os membros superiores, por exemplo, enquanto os membros inferiores descansam.

Já o pilates, tem como objetivo trabalhar o corpo todo, aumentar a flexibilidade e garantir o fortalecimento te dando músculos muito tonificados.

Quais os benefícios do pilates e da musculação?

Pilates:

  • aumento da flexibilidade,
  • correção de postura,
  • melhora na coordenação motora,
  • prevenção de lesões,
  • melhora na circulação sanguínea,
  • combate ao estresse,
  • diminui a ansiedade.

Pilates ou musculação?

Musculação:

  • prevenção de lesões,
  • diminuição de gordura corporal,
  • melhora o sistema respiratório,
  • prevenção do diabetes,
  • tonificação muscular,
  • melhora o condicionamento físico.

Pilates ou musculação?

Qual a diferença entre pilates e musculação?

A principal diferença são os grupos musculares utilizados em cada exercício. No pilates, os exercícios envolvem o corpo todo, aumentando a flexibilidade, força e resistência. Já na musculação, cada grupo é trabalhado isoladamente.

Qual o gasto calórico das duas atividades físicas?

Gastam em média, a musculação e o pilates, aproximadamente 300 calorias por aula. Os dois são eficazes para o emagrecimento.

Malhe com estilo com a Fitmoda!

Aproveite agora mesmo para garantir as nossas ofertas e produtos de arrasar. Conforto, estilo, qualidade e ótima sustentação. Peças que garantem mais comodidade e leveza nos treinos. Sem contar nas estampas exclusivas e design diferenciado.

Afinal, pilates ou musculação?

O que mais você gosta e se identifica? Antes de começar, analise as duas modalidades. Faça uma aula experimental no Pilates e vá a uma sessão de musculação na academia. Procure um médico especialista para avaliar as suas necessidades e planos.

Ambos só darão resultado se houver dedicação, foco, esforço e disponibilidade. Não adianta escolher o que todo mundo faz, se essa modalidade não se enquadra com o seu objetivo final.

Lembrando que a musculação tem foco em algumas partes do corpo, já o pilates trabalha o corpo todo.

Então, quais os benefícios do pilates para quem faz musculação?

A união da musculação com o pilates traz benefícios para quem pratica esse tipo de atividade. Melhora a postura, o condicionamento físico, o rendimento dos treinos, aumenta a consciência corporal, o fortalecimento dos músculos abdominais, além de prevenir lesões.

Postura

Pilates ou musculação?

Ótimo condicionamento físico e uma postura alinhada. Às vezes uma má postura nada mais é do que a falta de fortalecimento e da consciência corporal. Com a junção dos dois, além de fortalecer, você promoverá ótimos resultados e uma postura adequada.

Melhora na flexibilidade

Pilates ou musculação?

Unir os dois ajudará muito no aumento da flexibilidade. Durante as aulas, principalmente as de pilates, você conseguirá melhorar a mobilidade, garantindo êxito na amplitude dos movimentos e resultados.

Aumento da consciência corporal

A consciência corporal ajuda a prevenir lesões. Esse aumento de consciência é relacionado ao autoconhecimento, o que é bastante importante. Ela te ajuda a prestar atenção nos movimentos permitindo que você os execute com perfeição.  

Fortalecimento global dos músculos

A junção das duas modalidades te ajudará a adquirir uma musculatura mais natural e menos “grande”. Tonifica e define os músculos sem ganhar muita massa muscular.

O fortalecimento é crucial para se garantir a saúde dos músculos e ossos, ajudando no melhor desempenho e diminuindo os riscos de lesões.

Fortalecimento abdominal

Quem é que não quer um abdome mais fortalecido e definido, né? O fortalecimento abdominal faz parte de uma constância trazendo benefícios ao seu corpo.

Os músculos abdominais protegem os órgãos internos da cavidade abdominal, estabilizando a coluna, prevenindo lesões musculares e discais e é extremamente importante para quem sofre de dores lombares.

Pode prevenir lesões e trabalhar melhor a mente

Apostar nas duas modalidades te garantirão mais bem-estar, diminuindo dores musculares e lesões.

Sem contar que melhora a mente, concentração, a agilidade e confiança ao realizar tarefas diárias em seu cotidiano. Trabalha a autoestima, melhorando o funcionamento do metabolismo, auxiliando no emagrecimento.

Faça pilates com as melhores sapatilhas antiderrapantes Fitmoda!

A importância de um bom instrutor para ter os benefícios no pilates ou na musculação.

Procure um bom instrutor para te ajudar com os seus objetivos. Traçando metas e listando o que realmente condiz com as suas necessidades e que se enquadre ao seu condicionamento físico.

Ele também deve ter o domínio do assunto, registro profissional e conhecer as responsabilidades das suas funções e estar disposto a assumi-las. Quanto maior o grau de experiência e conhecimento do instrutor, mais desempenho e êxito você garantirá.

Quem pode praticar pilates?

Pilates ou musculação?

Todas as pessoas podem praticar pilates. É possível adaptar os exercícios para qualquer idade e condicionamento físico, desde o sedentário até um atleta, garantindo sucesso nos resultados e uma vida mais saudável para ambos.

Na terceira idade

Pilates ou musculação?

Na terceira idade o corpo apresenta muita fragilidade e é hora de se cuidar. O Pilates é ideal para fortalecer e ganhar um maior condicionamento físico. Garantindo uma reabilitação das doenças que se instalam nesta fase.

Aumenta a flexibilidade, equilíbrio, melhora a postura, a mente e a atenção. 

Na gravidez

 

Pilates ou musculação?

Com as mudanças que o corpo passa por conta da gestação, e das dores e desconfortos que atormentam as mamães, o pilates é super indicado para aliviar e cuidar da saúde.

Ele é um grande aliado para amenizar as alterações estruturais, trazendo grandes benefícios.  É recomendado que as aulas de pilates para gestantes sejam realizadas com duas a três vezes na semana e até o oitavo mês de gestação.

Quem pode praticar musculação?

Pilates ou musculação?

Não tem contraindicações. Basta ter um profissional da área te auxiliando no exercício de acordo com as suas limitações, objetivos e desejo.

É recomendado para quem quer emagrecer, ganhar massa muscular, melhorar o condicionamento físico.

Na terceira idade

Pilates ou musculação?

Existem inúmeros benefícios relacionados a musculação, e na terceira idade é realmente um bônus quando o assunto é se cuidar. Ela é imprescindível na redução dos sinais e sintomas de várias doenças e condições crônicas.

Ela é uma grande aliada na diminuição do diabetes, osteoporose, obesidade, dor nas costas, artrite e até na depressão. Fortalece os ossos e reduz os riscos de fraturas, principalmente em pessoas com idade entre 50 a 70 anos.

Controla a saúde mental controla a glicose no sangue, melhora o sono e pode retardar o relógio do envelhecimento fisiológico garantindo uma vida mais saudável e longa.  

Na gravidez

Pilates ou musculação?

Está liberada a musculação na gravidez. Claro, com a liberação do seu médico e com a ajuda de um profissional para orientar e monitorar.

Os exercícios precisam ser moderados, sem impactos e que não sobrecarreguem a coluna e force a barriga. A musculação fortalece e tonifica os músculos mais afetados na gestação, melhorando a postura e aliviando as dores nas costas, pernas e lombares.

Aumenta a resistência cardiorrespiratória e a resistência muscular.

Musculação na adolescência

Pilates ou musculação?

Inúmeros motivos levam os adolescentes a academia. A busca por um corpo dentro dos padrões impostos pela sociedade, o cuidado com a saúde e o bem-estar.

Se feita corretamente e com a supervisão de um profissional, respeitando os limites do corpo e da idade, os benefícios são inúmeros:

  • Aumento da força
  • Aumenta da densidade óssea
  • Ganho de massa muscular
  • Diminuição de gordura corporal
  • Melhora o foco e a concentração
  • Aumento da autoestima
  • Aumento da socialização
  • Mais qualidade de vida

Conclusão

A junção das duas modalidades é importantíssima para a evolução, bem-estar e saúde. Independente de qual seja a escolhida, ou mesmo que seja as duas, mantenha a constância, vontade, dedicação e muita disciplina para que os resultados apareçam.

Os resultados serão significativos se você se aliar a profissionais capacitados que irão agregar em sua evolução e te ajudar a colocar em prática as metas e desejos.

Praticando pilates e musculação você só tem a crescer e ganhar. Ambos ajudam na postura, flexibilidade, fortalecimento em geral e principalmente na consciência corporal.

Confira as nossas peças que são adequadas, escolha a que mais combina com o seu estilo e necessidade. Aproveite o preço e condições para se destacar nos treinos. Seja no pilates ou na musculação, estaremos juntos para que você obtenha sucesso!