Tudo sobre o Yoga

31/03/2020 22:00

Se você gosta de exercitar o corpo e a mente, o Yoga é uma prática milenar que irá lhe proporcionar muitos benefícios.

A categoria está cada vez mais em alta, isto porque, em tempos de agitação e compulsão, sentimos a necessidade de aquietar a mente e perceber o limite do corpo, alongando-o.

A prática viralizou nos últimos tempos e conquistou não apenas o universo das academias, SPAs, estúdios, mas também, os ambientes externos se tornaram um prazeroso cenário para realizar o encontro da mente com o corpo.

O objetivo da prática se dá pela integração do homem com a própria essência que lhe traz contentamento, tranquilidade e plenitude.

O Yoga é algo surpreendente, já que quem o pratica considera-o como uma terapia perfeita por unir pontos que conectam a energia vital de cada um de nós.

Neste artigo, você irá se inteirar sobre a prática do Yoga.

A Fitmoda, que se preocupa com sua qualidade de vida, vai lhe mostrar o porquê você deve aproveitar a nossa dica de hoje.

Boa leitura!

O que é Yoga?

Tudo sobre yoga

Muito além de posturas e movimentos, a palavra Yoga significa controlar, unir e integrar, estando associada à percepção dos estímulos que o corpo percebe a partir dos exercícios praticadas.

Essa arte milenar tem por objetivo reverter o fluxo da consciência e da energia do presente, compreendendo e articulando os campos espiritual, físico, ético, moral, mental e meditativo.

Originária do norte da Índia, os exercícios do Yoga consistem em um caminho de reconhecimento de nossa natureza íntima e do o mundo que nos cerca.

É uma filosofia que se comprova através da prática.

Qual o objetivo do Yoga?

O Yoga tem o objetivo trabalhar o corpo e a mente reconectando a nossa própria essência através do autoconhecimento, por meio de técnicas de respiração, posturas que envolvem o movimento dos membros e dos músculos do corpo, mas também o alinhamento da mente pela meditação.

Os exercícios, por sua vez, têm como objetivo comprimir os sistemas glandulares do corpo, a fim de aumentar o nível de oxigenação e melhorar a função de cada um deles.

A respiração, quando direcionada, melhora os efeitos dos exercícios do Yoga, afinal, estaremos conectados, no tempo presente, às sensações e às possibilidades de ampliar o limite do nosso corpo.

Ao ordenar a estrutura física para o processo de meditação, os exercícios do Yoga, em meio ao  silêncio da mente, permite acessar respostas íntimas, reestruturar a psiquê e sentir uma harmonia física e mental indescritível.

Qual a importância de fazer Yoga?

O Yoga realiza o alinhamento dos chackras.

Os chackras são como usinas de energia que geram, transmutam e recebem energia dentro do nosso corpo.

Temos milhares de chackras espalhados pelo corpo e cada um tem uma função específica para o equilíbrio do corpo e das emoções.

Contudo, há sete pontos principais de acúmulo de energia dos órgãos vitais que estão localizados, verticalmente, entre a base da coluna e o topo da cabeça.

Além disso, o Yoga consegue oferecer ao seu praticante a capacidade de manter o controle mental em meio aos desafios e mudanças sociais.

O equilíbrio emocional é fundamental para uma vida saudável e a realização de boas escolhas.

Outro ponto de favorecimento pelo Yoga é a prazerosa e confortável sensação de bem-estar físico.

Através dos exercícios de movimento, o praticante melhora seu condicionamento corporal por interagir diversas áreas do corpo.

Benefícios do Yoga

Tudo sobre yoga

O Yoga pode contar com diversos benefícios de acordo com a evolução do praticante.

Após uma aula já é perceptível a melhora da função cerebral, a redução dos níveis de stress, a alteração da expressão genética e o aumento da flexibilidade.

Depois de alguns meses de prática disciplinada de Yoga, a redução de dores crônicas será uma realidade, assim como a melhoria das funções sexuais por auxiliar o trabalho das glândulas produtoras de hormônios.

Os meses contínuos também podem proporcionar o controle dos níveis de açúcar no sangue em diabéticos e da pressão arterial, o alívio da ansiedade, a melhora do equilíbrio e o aumento da capacidade pulmonar.

Estudos demonstraram que a prática permanente por anos de Yoga é resultante de características como o fortalecimento dos ossos, o equilíbrio do peso saudável e a redução de riscos cardíacos.

Tipos de Yoga

Para executar todas as etapas de forma adequada do Yoga é necessário operar os exercícios conforme as instruções corretas, mantendo uma boa postura, respeitando os limites de acordo com a sua idade e o seu estado de saúde.

A respiração consciente, natural e profunda fará a diferença na técnica do Yoga que associado ao pensamento positivo lúcido permitirá um agradável relaxamento.

Atualmente, existem muitas variações de estilos de se praticar Yoga:

  • Iyengar Yoga
  • Kundalini Yoga
  • Hatha Yoga
  • Raja Yoga
  • Power Yoga
  • Tantra Yoga
  • Bhakti Yoga
  • Laya Yoga
  • Astanga Yoga

Yoga para todos

O Yoga é uma forma de levar vida, dessa maneira acredita-se de que essa atividade funciona para todos os públicos, a saber:

“Pessoas que possuem uma jornada intensa de trabalho, praticantes de esporte, as que procuram perder peso ou até mesmo as que buscam o equilíbrio físico e mental podem ter mais qualidade de vida com a prática.”

Posso praticar Yoga em casa?

Tudo sobre yoga

Erroneamente, acredita-se de que o Yoga seja uma atividade simples que não necessita de maior supervisão profissional.

Mas, sabemos que cada movimento tem uma técnica própria para ser realizada, que precisa ser cumprida fielmente a fim de se evitar lesões.

Portanto, o Yoga não deve ser praticado de qualquer jeito, é necessário um espaço silencioso, tranquilo, com iluminação adequada e principalmente confortável.

Outros acessórios como tapete, faixa e toalha, também são importantes para a sua prática.

Além disso, sua atenção deve estar completamente voltada para os movimentos que estarão sendo executados, pois esta é uma das maiores preocupações sobre praticar Yoga em casa, uma vez que as posições são bastante exploradas e há riscos prejudiciais de obter uma postura incorreta.

Dicas de Yoga para iniciantes

Tudo sobre yoga

Libere as expectativas

Yoga é um processo de autoconhecimento, onde há união consigo mesmo.

Por isso, deve ser fácil e sem esforço. Mantenha a mente aberta, isso ajudará a ampliar e melhorar a sua experiência de Yoga.

Busque ajuda de um professor

Certamente a orientação de um professor facilitará o aprendizado correto de diferentes posturas, evitando possíveis lesões.

Foque na Yoga

Busque se concentrar nos exercícios propostos, sem desviar a atenção para outras atividades e situações do decorrer do dia.

A Yoga é o momento de interiorizar o presente.

Use roupas adequadas

Você deverá vestir roupas leves e próprias para exercícios.

Uma camiseta mais larga, short ou calças que permitem a flexibilidade são suficientes, já que se pratica de pés descalços.

É importante que a roupa seja confortável, para que haja bem-estar e aumente a vontade de praticar.

Conte com a Fitmoda para garantir os melhores looks para você praticar Yoga!

Acorde cedo

Você pode praticar Yoga a qualquer hora do dia, entretanto, o ideal recomendado é no início da manhã, quando a mente está mais clara e mundo mais quieto.

Isso ajudará a manter o equilíbrio pelo resto do dia.

Não pratique com estômago cheio

Essa seria a outra razão pela qual a sua prática pelas manhãs é o mais ideal.

Isso porque comer antes de fazer Yoga, pode levar a sensação de peso e atrapalhar o processo de digestão, sendo muito desconfortável para o praticante.

Além disso, é recomendável beber pelo menos 2 litros de água durante o dia para que se ajude a eliminar as toxinas liberadas durante os exercícios.

Comece com intenção

Antes de iniciar a Yoga olhando pelo lado do aspecto físico de sua prática, é importante criar uma intenção a fim de preparar a sua mente para uma experiência introspectiva.

Fale com o seu médico e seu professor

O Yoga é acessível a todos os corpos, entretanto, são necessários alguns cuidados básicos para que os exercícios não sejam forçados além do limite ao ponto de se machucar.

Respeite o seu corpo

Toda evolução requer prática, desta forma é preciso recordar-se sempre de que cada tipo de corpo é único e por isso cada um se encontra em um nível diferente de especialização de acordo com o tempo que se exercita.

Saboreie o fim

Permita-se desfrutar todo o momento durante a prática, ao ponto de respeitar que o seu corpo receba o descanso que ele merece depois dos exercícios.

Conclusão

Tudo sobre yoga

Sempre fomos acostumados a buscar essa realização humana através de meios superficiais, sem nos darmos conta de que esse era um caminho equivocado.

Saibamos aproveitar e explorar novas experiências que ampliarão importantes conquistas individuais.

O Yoga será uma ferramenta que lhe trará incomparáveis descobertas e alegrias, pois acessaremos uma conexão que somente cada um poderá, amorosamente, cuidar, expandir e equilibrar, a conexão com EU, com nossa história e potencialidades individuais.

Faça do Yoga o seu inédito e valoroso propósito de vida.

A Fitmoda aposta nessa sua escolha!

Seja leve!

Esteja em paz!

Fique feliz, verdadeiramente!