Verdades sobre a Barriga Definida

20/05/2020 15:59

    

Conquistar o abdômen perfeito é um dos maiores desejos entre homens e mulheres que são praticantes de exercícios físicos.

Entretanto, a região corporal tão cobiçada é uma das mais difíceis de serem trabalhadas, isso porque toda gordura extra do corpo tende a se acumular nesta mesma localidade.

Com isso, os procedimentos estéticos cada vez mais mais andam ganhando força entre o mercado de quem busca emagrecer e ter uma barriga definida.

Sabendo disso, mostraremos a através desse artigo que é possível atingir o objetivo do tão sonhado abdômen sarado, através de um passo-a passo que deve ser seguido, no mínimo, por 3 meses.

Desta forma, os resultados poderão ser avaliados para que sejam estabelecidas maneiras diferentes de manter o corpo saudável e com o super desejado.

    

COMO TER UMA BARRIGA DEFINIDA?

Conforme já falamos, um dos maiores problemas na hora de trincar o abdômen é a gordura que fica aglomerada justamente na mesma localidade.

Por isso, a verdade para alcançar este propósito é em primeiro passo emagrecer para que o teor de gordura localizada seja baixo.

O emagrecimento deve ser acompanhado de dietas balanceadas com pouca gordura e também exercícios físicos regulares que provoquem alto gasto calórico.

    

AFINAL, POR QUE ACUMULAMOS GORDURA NA BARRIGA?

    

Verdades da barriga definida | Fitmoda

    

Fatores como hormônios, estresse, má alimentação, genética e sendentarismo são considerados com os principais contribuintes para que haja alta concentração de gordura corporal. Entretanto, homens e mulheres têm a sua aquisição de formas diferentes.

Mulheres com elevados níveis de testosterona e reduzidos níveis de estrogênio estão propensas a esse acúmulo de gordura na região da barriga e por isso, apresentam o corpo em formato de “maçã”.

Na situação inversa, quando as mulheres apresentam baixo nível de testosterona e alto nível de estrogênio, a gordura fica localizada na parte dos quadris deixando o corpo com o formato de “pera”.

No caso dos homens, quando há uma quantidade inferior de testosterona ocorre o apontamento para o aumento da barriga.

Além disso, o cortisol – hormônio do estress, tende ser maior no público masculino, por isso gera grande alteração na área que concentra a gordura localizada no abdômen.

Diante dessas circunstâncias hormonais e outros elementos genéticos, a maneira para conseguir trincar o abdômen é focar na alimentação saudável junto aos exercícios físicos.

    

O QUE FAZER PARA TER UMA BARRIGA DEFINIDA?

Existem diversos métodos que podem auxiliar na busca pelo objetivo de definir a barriga. Confira a seguir as dicas para facilitar todo esse processo:

ESTAR ATENTO À POSTURA

    

Verdades da barriga definida | Fitmoda

    

Ao colocarmos os ombros no lugar em posição ereta, contraindo os músculos, a barriga se torna ainda menos aparente, o que faz parecer mais magro.

Por isso, é preciso lembrar sempre que uma postura correta contribui muito para um abdômen bem definido. Sendo assim, os exercícios para as costas são essenciais para “segurar” a barriga e manter os ombros alinhados para baixo e para trás.

    

HIDRATAR-SE

    

Verdades da barriga definida | Fitmoda

    

 Manter-se hidratado é sinônimo de estar saudável por muitos motivos.

Estudos apontam que beber água antes das refeições ajudam muito a quem deseja emagrecer. A água distende o músculo do estômago, provocando uma sensação de saciedade, controlando a fome.

Além disso, a água gelada ajuda no processo de aceleração do metabolismo, contribuindo para que o corpo trabalhe na queima de calorias.

    

CONTROLE O ESTRESSE

    

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Como já falamos, o cortisol, hormônio produzido em maior quantidade em momentos de estresse, é responsável por gerar o acúmulo de gordura abdominal. A substância que produz possível inchaço, provoca também aglomeração das gorduras em volta de outros órgãos.

A dica vale para que se procure outras formas de relaxar, porque além de engordar, o estresse pode ser prejudicial em muitos outros fatores relacionados à saúde.

    

ADEQUE SUAS ROUPAS

    

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Roupas muito folgadas ou apertadas com o cós baixo, podem ser prejudiciais ao aspecto da sua barriga.

As peças confortáveis não contribuem para a pessoa tenha uma postura direita, com ia-me inclinação correta.

Já as peças apertadas de cintura baixa, por tempo prolongado, tendem a marcar o corpo onde existe a gordura localizada, podendo modificar toda a estrutura corporal.

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COMA MAIS FIBRAS

    

Verdades da barriga definida | Fitmoda

    

A alimentação é um dos fatores principais para quem deseja perder a indesejada barriguinhas forma saudável.

 Sendo assim, a ingestão de fibras pode ser muito útil nesse processo, uma vez que elas são muito indicadas em dietas equilibradas.

As fibras dão sensação de maior saciedade e contribuem significativamente para a regularização do intestino, ou seja, barriga sem inchaço e ainda mais sequinha. Pessoas que consomem alimentos ricos em fibras, tendem a ingerir menos gordura e calorias.

    

RESPIRE CORRETAMENTE

    

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Uma respiração ruim, aumenta o nível de cortisol no corpo, problemas de digestão e flacidez abdominal. Sendo assim, respirar incorretamente pode provocar o alargamento das costelas, mudando o formato do corpo e consequentemente do abdômen.

    

DURMA BEM

    

Verdades da barriga definida | Fitmoda

    

Uma boa noite de sono pode ter inúmeros benefícios, inclusive na hora de perder peso. Além disso, se tem o conhecimento de que quem pratica exercícios físicos é durante a noite que os músculos relaxam e “crescem”.

O período noturno pode ser perigoso para o descanso pleno, reduzindo os níveis de estresse, que como já visto proporcionam o aumento da circunferência abdominal.

    

FAÇA EXERCÍCIOS AERÓBICOS

    

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Os exercícios aeróbicos são peças chave para quem deseja emagrecer, uma vez que não é possível focar na perda de gordura de apenas um local. Sendo assim, invista em exercícios que envolvem muitos músculos para maior gasto calórico.

    

TRABALHE O ABDÔMEN

    

Verdades da barriga definida | Fitmoda

    

Emagrecer não define por si só o “tanquinho”. Para garantir a tão sonhada barriga trincada, é preciso trabalhar os diversos músculos do abdômen e suas camadas para conquistar um resultado satisfatório.

    

TENHA MÚSCULOS

    

Verdades da barriga definida | Fitmoda

    

O ditado aqui é simples, quanto mais massa muscular o seu corpo tiver, mais calorias eles queimam ainda que em repouso. A musculação irá ajudar a ter mais músculos e consequentemente a emagrecer.

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EVITE BEBIDAS ALCOÓLICAS

    

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Para quem curte uma cervejinha ou um drink no fim de semana, irá ter que reavaliar as prioridades caso queira se livrar das terríveis gordurinhas.

O álcool é intoxicante e tem efeito catabólico, sendo assim ele pode acarretar em perda de massa muscular e, posteriormente, a queda do metabolismo e o ganho de gordura.

    

MANTENHA O FOCO DO FIM DE SEMANA

    

Verdades da barriga definida | Fitmoda

    

A quem acredita que treinos e dietas só devem ser mantidos apenas de segunda à sexta, está completamente enganado!

Manter a boa forma é um trabalho diário, é preciso foco e persistência. Às vezes nos desviamos por algum motivo maior, mas o tropeço não pode se tornar constante a todo final de semana.

    

SIGA FIRME NO OBJETIVO

    

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Como citado no tópico acima, obstáculos aparecem e tropeções são perdoáveis, mas é preciso erguer a cabeça e manter a disciplina. Criar uma meta é essencial para chegar ao ponto que se deseja.

    

PEÇA AJUDA DE PROFISSIONAIS

    

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Todas as etapas que envolvem esse objetivo exigem o trabalho de diversos profissionais desde o nutricionistas, médicos e um personalidade trainer, para que se cumpra com todos os requisitos corretos de maneira saudável.

    

COMA DEVAGAR

    

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Comer devagar é uma disciplina a ser adotada por todos. A prática é essencial para que se evite o acúmulo de gases que podem dilatar o abdômen. Além disso, o tempo de mastigação pode garantir a saciedade e melhor nutrição por triturar os alimentos devidamente.

    

ZERO FRITURAS, AÇÚCAR E BEBIDAS GASOSAS

    

Verdades da barriga definida | Fitmoda

    

Todo mundo tem o conhecimento de que estes alimentos não tem nenhuma influência positiva para quem busca uma alimentação saudável. Tais tipos de “alimentos” são acumulados em nosso corpo em forma de de gordura ruim, além de estufarem a barriga.

Esses alimentos, principalmente os açúcares, estão relacionados ao aumento de fome, ansiedade e ingestão por compulsão. Fatores que destroem a tentativa de se ter um abdômen definido.

    

REDUZA O SAL

    

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Assim como o item anterior, o sal tem um papel coadjuvante entre os alimentos que são maléficos para a nossa saúde. Presente nos alimentos industrializados, o sal retém líquido em excesso e é provedor de inúmeros casos de doenças cardiovasculares.

    

EVITE LÍQUIDOS DURANTE AS REFEIÇÕES

    

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A ingestão de líquidos durante as refeições, faz com que os conteúdos ácidos do estômago sejam diluídos, retardando o processo de digestão.

Além disso, o alto volume gástrico é provocado pelo consumo do líquido que dilata o estômago, causando inchaço estomacal, gases e refluxos.

    

EXERCÍCIOS ESSENCIAIS PARA TRINCAR O ABDÔMEN

    

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Como já mencionando, para conquistar aquele shape perfeito é necessário trabalhar com todos os músculos do abdômen.

Sendo assim, existem duas formas de treinar, a primeira é optar para que os exercícios sejam feitos todos no mesmo dia, escolhendo atividades de um mesmo grupamento ou dividindo as musculaturas ainda que todas estejam sendo trabalhadas, apenas em graus diferentes.

    

RETO ABDOMINAL

Para trabalhar esse músculo você pode optar por exercícios de flexão de tronco como o abdominal supra, ou flexão de quadril como o abdominal infra. Ambos trabalham a mesma musculatura.

    

MÚSCULOS PROFUNDOS

Apostar em exercícios que fortalecem a região central do corpo e próximo à coluna são primordiais uma vez que esta região da suporte ao nosso corpo.

Além de ter o tronco e a pelve estabilizados para favorecer os movimentos dos membros superiores e inferiores, ter a core fortalecida ajuda a ter um abdômen definido junto com um corpo flexível e saudável.

Exercícios isométrico como pranchas ventral e lateral são os mais comuns aplicados para estimular está região.

    

QUADRADO LOMBAR

Localizado na lateral da região abdominal, sua melhor forma de exercitar é através da flexão lateral do corpo, mais conhecido como abdominal lateral.

    

OBLÍQUOS

Subdivididos em internos e externos, estes músculos abdominais são responsáveis pela movimentação do tórax e também pelo auxílio a flexibilidade da coluna.

Ao realizar abdominal convencional, já põe em atividades tais músculos, mas pode ser interessante investigar em outros exercícios mais específicos.

    

CONCLUSÃO

    

Verdades da barriga definida | Fitmoda

    

Como a maioria dos objetivos que nós conquistamos na vida, todas exigem esforço e dedicação, assim como para ter o abdômen dos sonhos, é necessário focar com disciplina, praticar exercícios regularmente, tendo uma dieta balanceada.

Não tenha medo de tentar, por mais que essas metas demandem força e condicionamento, os resultados são muito satisfatórios e valem super a pena!

A Fitmoda sempre estará ao teu lado para que você alcance os seus maiores propósitos. Conte com a gente!

Não deixe para amanhã, o projeto verão que você pode começar hoje. Em pouco tempo, você estará com um shape incrível!