Compartilhar

Pode parecer inacreditável, mas, a verdade é que mastigar os alimentos por mais tempo, traz diversos benefícios ao corpo humano.

E uma das principais e mais curiosas dessas vantagens é a capacidade de perda de peso.

Isso acontece desde o momento em que se cumpre a mastigação lenta o que possibilita que as enzimas digestivas tenham mais tempo para metabolizar os alimentos triturados.

É claro que existe também a grande dependência de se comer corretamente, uma vez que a mastigação por si só não irá favorecer ao emagrecimento por completo caso a alimentação não for balanceada. 

Mas por outro lado, a mastigação inapropriada pode causar uma série de problemas digestivos como gastrite, dispepsias, úlceras, duodenites e indisposição causada por refluxos gastroesofágicos.

Sabemos que, muitas das vezes, a rotina corrida que a vida nos impõe faz com que passamos a assumir comportamentos que acabam por se tornarem hábitos automáticos, mas que nem sempre enriquecem a nossa saúde.

Por isso, mostraremos a você através deste artigo que o simples ato de mastigar corretamente e em um determinado tempo, pode influenciar diretamente na nossa vitalidade e, consequentemente, no bem estar de cada pessoa.

Por que mastigar de maneira correta ajuda a emagrecer?

Mastigar faz perder peso

Como já vimos, a mastigação certa propicia diversas vantagens como o fortalecimento da musculatura da boca e da língua, além da saúde dos dentes, podendo até evitar alterações nas arcadas dentárias e sobretudo o emagrecimento.

Sendo assim, dependendo do processo de mastigação, o resultado é justamente uma boa ou má qualidade de funcionamento do organismo.

Isso ocorre devido ao fato de que o nosso corpo leva, em média, de 15 a 20 minutos para transportar as mensagens de entrada de substancias, até que estas sejam entendidas por nosso cérebro para que haja a conclusão de que estamos saciados.

Durante a mastigação, o corpo vai se preparando e recebendo os avisos para que os nutrientes sejam assimilados até o sinal da satisfação.

Sendo assim, a mastigação é considerada como um excelente moderador para a quantidade correta de comida que deve ser ingerida.

Caso a maneira de mastigar interrompa o bom trituramento dos alimentos e os pedaços cheguem ao estômago em pedaços grandes, o trabalho do próprio será redobrado, resultando em uma série de sintomas de má digestão, azia, fermentações e gases.

Quando não mastigamos direito, não produzimos saliva o suficiente para auxiliar a quebra dos amidos na boca.

Com isso, a falta de saliva aumenta a vontade de ingerir líquido para que a comida seja empurrada facilitando o seu caminho até o estômago.

Além disso, ao mastigar bastante os carboidratos mais complexos identifica-se o sabor doce desses alimentos com frequência, diminuindo as necessidades de ingerir outros tipos de açúcares.

Quando se come lentamente é possível perceber e apreciar o sabor de cada alimento e, assim, a sensação de saciedade é maior e mais rápida, além de garantir uma boa digestão ajudando a emagrecer.

Não podemos agir com o nosso corpo como se ele fosse uma máquina, sem dar a chance de ser percebido pelos órgãos o que estamos colocando para dentro.

Quem come rápido demais, come sem pensar, sem medir e acaba por estar mais propício a engordar.

O que acontece se engolirmos rápido?

Mastigar faz perder peso

Ao comer de maneira acelerada, triturando pouco o alimento, o ponto de saciedade não chegará a uma medida certa.

Deste modo, os processos seguintes já iniciarão e darão sequência de forma errada.

O estômago ficará dilatado e sobrecarregado de comida, gerando gases, azia e incômodo, além de se ter consumido mais calorias do que o necessário.

Quando exageramos na quantidade de comida, não deixamos espaço para que o estômago possa exercer a sua função sem dificuldade, pois impedimos a liberação do suco gástrico que é responsável por boa parte do processo digestivo.

Praticar exercícios ajudará a diminuir a vontade de comer

Mastigar faz perder peso

É sempre bom lembrar de que a prática de exercícios físicos contribui e muito para minimizar a vontade de comer, principalmente quando o assunto são os doces.

Isso acontece pelo simples fato de que quando realizamos estas atividades, nosso corpo libera automaticamente a endorfina, substancia natural produzida no cérebro que tem uma potente ação analgésica e ao ser liberada estimula a sensação de bem-estar, conforto e bom humor.

Substitua a compulsão por comer comidas calóricas por atividades físicas, o resultado em benefício da saúde é surpreendente!

Pratique exercícios com estilos usando Fitmoda!

Atenção, para algumas dicas básicas que podem ser grandes aliados na perda de peso

Procure fazer no mínimo 1 hora de almoço em um lugar que você possa sentar-se à mesa tranquilamente e sossegado.

Mastigue corretamente alternando os lados da boca, sem pressa, degustando a comida e do momento, desestressando e recarregando as energias proporcionadas por aquele alimento.

Busque iniciar as refeições com pratos que contenham saladas de folhas ou leguminosas.

As verduras e legumes ganharão tempo de envio da mensagem até que se haja saciedade e maior absolvição de seus nutrientes, reduzindo a chance de repetir o prato.

Evite o consumo de líquidos junto à refeição para que a digestão não seja interferida pela saída dos ácidos gástricos do estômago, escapando de possíveis indigestões, flatulência e gases.

Coma apenas quando estiver fisicamente com fome em pequenas porções de 3 em 3 horas, para que o corpo esteja preparado para receber aquele alimento.

Inclua alimentos duros, crocantes e coloridos que são mais fáceis de simplificar a digestão como um todo, além de possuírem maior absolvição de nutrientes.

Consuma em pequenas porções e mordidas, lembrando de evitar falar durante as refeições, para que não se envolva ar junto a mastigação.

Conclusão

Mastigar faz perder peso

Agora que você já sabe que a mastigação pode ser sua grande aliada na hora de emagrecer, que tal começar a praticar as dicas que te mostramos e garantir outros benefícios que este hábito oferece?

Tudo em nossas vidas é uma questão de costume, portanto, coma devagar, mastigue bem os alimentos sabendo o que se está comendo, saboreando a comida que saciará a fome.

Desta forma, você começará a reeducar a sua alimentação diferenciando a fome com a vontade de comer.

Mais do que uma questão de estática, a mastigação contribuirá para a sua saúde em diversos aspectos, e melhorará consequentemente a sua qualidade de vida.

Invista em você mesmo e conte sempre com a Fitmoda para mudar o seu estilo de vida dando mais qualidade ao seu dia a dia!

Que tal aprender um pouco mais sobre diversos outros assuntos que irão ajudar a melhorar a sua saúde? Confira aqui os outros artigos que separamos para você.

Como Não Desistir da Dieta: Dicas, Atitudes e Passo a Passo

Erros Constantes De Que Começa A Fazer Dieta

Motivação Para Malhar: Dicas e Técnicas Para Alcançar Resultados!

Como Começar a Se Exercitar: Dicas e Passos Para Ter Mais Saúde

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Artigos Relacionados
Recomendamos para você
Glossário
Segurança
  • Norton Secured
Formas de Pagamento
Credibilidade
Baixe o APP grátis!
Não vai ocupar espaço no seu telefone.
Abrir Whatsapp