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Principais hábitos do dia a dia que influenciam no ganho de peso

 

 

Que tal avaliar a sua rotina e começar a investir na mudança de suas práticas em benefício da saúde?

Com o passar dos anos, as gerações vêm se destacando em maior número de interesse pela busca de uma vida mais saudável.

O cotidiano se tornou muito mais versátil em termos de qualidade de vida. As novas condutas se desdobram em rotinas de exercícios físicos, reeducação e estratégias para um plano alimentar, além de consultas médicas periódicas.

A disciplina se tornou peça chave para que os resultados sejam de sucesso na maioria dos casos.

Entretanto, ainda que com certos cuidados postos em foco do objetivo, alguns hábitos corriqueiros acabam por interferir na meta relacionada à estética e ao bem-estar como um todo.

O peso é um dos principais e notórios elementos que indicam como anda a saúde. Fatores como alimentação inadequada e a falta de prática de atividades físicas são apenas dois dos vários motivos que se destacam por causarem o aumento de peso.

Definitivamente, a expressão “estar acima do peso” ganha maior força ao consentir associação à estética do que propriamente à saúde, porém é preciso alertar para que se entenda que ao engordar, a aparência é o menor dos problemas em questão.

Neste entendimento, se faz necessário estarmos vigilantes aos comportamentos, para que sejam adaptados às mudanças de hábitos e logo, para que todas as outras referências sejam equilibradas como um todo também.

Estar preocupado com a harmonia de um visual na hora de vestir uma roupa mais justa ou mais curtinha, tal qual o estilo cropped, é tão importante quanto o comportamento saudável ao longo do dia.

Com toda a modificação, o copo garante benefícios incalculáveis que se transfiguram de dentro para fora, valorizando aspectos que são capazes de proporcionar uma maior qualidade de vida e autoestima.

Diante destes fatos, neste artigo, iremos abordar os principais costumes que favorecem o ganho de peso no dia a dia. Fique por dentro de quais são e transforme seus hábitos!

 

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Rotinas que induzem no ganho de peso

 

 

Atualmente, a falta de tempo é uma das principais queixas entre a população ativa. Isso porque o dia a dia corrido nos obriga a assumir comportamentos que simplificam e otimizam as tais horas preciosas.

Desta forma, é muito comum normalizarmos o modo automático e sem nem nos darmos conta, integramos esses hábitos que muitas das vezes nem correspondem ao que gostaríamos de praticar. E aí, será que algum desses está na sua lista?

 

HORAS DE SONO NÃO PRESERVADAS

 

As noites de sono mal dormidas estão entre os hábitos que mais contribuem para a formação dos temíveis pneuzinhos. Parece mentira né? Mas os especialistas justificam que dormir pouco faz com que se tenha mais fome no dia seguinte.

Isso ocorre porque o sono compromete também o gasto calórico, uma vez que quando se está mais cansado, a tendência é que se movimente menos.

Nos dias de cansaço, os níveis de grelina (hormônio responsável pela sensação de fome) ficaram mais altos, favorecendo o consumo de um número maior de calorias.

A falta de sono também inibe a liberação de leptina, um hormônio que delimita o apetite, favorecendo o acúmulo de peso. Por isso, vale investir no descanso para ajudar nos problemas com a balança.

 

DORMIR IMEDIATAMENTE APÓS A REFEIÇÃO

 

Se as noites mal dormidas, atrapalham no gasto calórico, por outro lado, a famosa cesta pós almoço não é considerada um hábito saudável para muitos estudiosos, uma vez que não contribui para a perder peso, especialmente se a pessoa se alimentou em excesso.

É válido recordar também, que à noite, o metabolismo fica mais lento e com o sono, a digestão dos alimentos será mais difícil, de modo que, em vez da queimar a gordura, ela será reservada no corpo.

 

ADOTAR DIETAS MUITO RESTRITIVAS

 

Não é preciso deixar de comer tudo o que gosta e entrar em uma dieta muito restritiva para conseguir perder peso, pelo contrário, esse comportamento é o que faz você engordar.

É preciso manter-se atento à essas dietas que são vistas como além da realidade comum e quase impossíveis de serem seguidas, tais planos muitas das vezes acabam por privar o organismo de absorver muitos dos nutrientes necessários.

Na hora de escolher um plano de alimentação, busque a orientação de um profissional e opte por um que seja concreto, de acordo com o que se vive e se pode seguir.

E tenha em mente que mesmo se houver deslizes uma vez ou outra, esta é uma atitude normal e que não impede de seguir em frente, buscando melhorar nos próximos dias.

 

COMER RÁPIDO

 

Uma pesquisa revela que ao se alimentar rapidamente, o organismo acaba consumindo mais calorias do que o necessário para o corpo.

Esse é um dos hábitos que fazem engordar, pois o sistema fisiológico precisa de aproximadamente 20 minutos para identificar se ainda está com fome ou não.

Nutricionistas concordam que mastigar de maneira inadequada os alimentos, também interferem no processo.

 

COMER COM DISTRAÇÕES

 

Assim como não ter tempo para se alimentar pode levar ao sobrepeso, o mesmo vale para aquelas que aproveitam o momento da refeição para se entreterem com outros assuntos.

Sendo assim, isso ocorre porque a memória do que comemos é importante para reduzir o apetite. Assim, prestar atenção em outras coisas prejudica o registro dos detalhes do prato.

 

ESTRESSE FREQUENTE

 

Se o objetivo é manter o corpo em forma é preciso tentar equilibrar também a mente para que ela fique mais serena.

O estresse altera o metabolismo e também aumenta a quantidade do hormônio cortisol, que, em excesso, favorece o depósito de gordura na região abdominal.

 

DEIXAR DE TOMAR CAFÉ DA MANHÃ

 

Esta é uma das principais refeições do dia, portanto quem pensa que abrir mão de realizá-la contribui para o emagrecimento está completamente enganado. Ficar sem café da manhã, garante o efeito oposto ao desejado.

O período da manhã é o mais ativo para a maioria das pessoas e, assim, requer maior quantidade de energia para ser gasta ao longo do dia.

Sendo assim, a quantidade de calorias consumidas por ser dividida ao longo do dia e consumida com maior facilidade no período da manhã.

 

BEBER POUCA ÁGUA

 

Concorda-se que a água é uma substância vital para todo o ser humano. Ela é responsável por manter o bom funcionamento por parte dos órgãos do corpo.

Por isso que o seu consumo é tão importante, pois sem ela, os rins trabalham mais lento e acumulam toxinas nocivas e consumi-la em pouca quantidade faz ser um dos principais hábitos que fazem você engordar.

Especialistas afirma que o recomendado para que tudo siga operando de forma adequada é beber ao menos dois litros de água por dia. A ingestão de sucos e chás naturais também podem ser diluídos nesses dois litros.

Os refrigerantes por sua vez, devem ser banidos, pois são um verdadeiro veneno para a saúde.

 

BEBER DURANTE AS REFEIÇÕES

 

É indispensável a reavaliação deste comportamento durante as refeições para garantir com facilidade maior controle do peso.

Tomar líquidos durante a alimentação contribui para dilatar o estômago, e consequentemente fazendo com que se coma mais. Além disso, o suco gástrico é diluído, tornando a digestão menos eficiente.

A conduta impede a absorção de muitas substâncias importantes, além de agredir a mucosa intestinal, pois chegam macromoléculas (partículas de alimentos mal digeridas) na parede intestinal.

 

SEDENTARISMO

 

Não é novidade para ninguém que praticar atividades físicas de forma regular é uma das maneiras que mais ajudam a manter um corpo saudável.

Levar uma vida sedentária, certamente propõe maiores chances de engordar ou de adquirir doenças crônicas.

 

REALIZAR REFEIÇÕES NOTURNAS

 

Quanto mais tarde for realizada a refeição, mais propensões as chances de engordar. Pessoas que se alimentam mais no período da noite tendem mais a ter excesso de peso do que aquelas que comem mais durante o dia.

A recomendação para evitar as refeições noturnas é priorizar uma refeição rica em fibras, para se sentir saciado, evitando as visitas à geladeira depois que já foi se deitar e planejar as sobremesas pós-jantar.

 

DESCONHECER OS VALORES DO QUE SE COME

 

Muitas pessoas comem alimentos sem ter ideia de valores calóricos ou de gordura. Isso leva a ganho de peso, porque é possível facilmente comer o dobro de calorias necessárias para saciar a fome.

 

ALTO CONSUMO DE BEBIDAS ALCÓOLICAS

 

O consumo de bebida alcoólica também provoca o aumento de peso e é muito comum entre os hábitos de muitas pessoas nos dias de hoje.

Cada grama de álcool equivale, aproximadamente, a sete calorias. No caso de bebidas mais doces, deve contabilizar além das calorias da dose de álcool, a soma da fruta e do açúcar.

 

FOME EMOCIONAL

 

Comer para conforto emocional é a prática mais frequente na maioria dos casos de ganho de peso.

Ela consiste em consumir largas quantidades de comida em resposta a sentimentos como depressão, ansiedade ou solidão, ao invés de fome.

 

CONSUMIR GRANDE QUANTIDADE DE AÇÚCAR

 

Apesar da substância ao ser consumida ter equivalência à sensação de prazer, o açúcar pode ser considerado o maior vilão em termos de alimentação saudável.

Sendo assim, mesmo organismo humano esteja programado para achar esse elemento agradável, lembre-se de que o açúcar está nivelado a um veneno comestível e por isso o recomendável é evitar ao máximo a sua ingestão.

 

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Conclusão

 

Agora que você já sabe quais hábitos que podem influenciar no ganho de peso, que tal investir na sua saúde e mudar alguns comportamentos?

Com esse artigo é possível refletir sobre diversos pontos que apesar de básicos, podem ser transformados em busca melhorias na sua qualidade de vida.

Comece agora, mesmo que aos pouquinhos, respeitando os limites do seu corpo e da sua mente na fase de readaptação.

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