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Com o passar dos anos, foi possível presenciar a transformação comportamental de boa parte sociedade em função da qualidade de vida.

 Os novos hábitos, sugerem uma postura cotidiana diferente, quando o assunto é a forma de se alimentar e a prática de exercícios de forma regular.

Cada vez mais se ouve falar sobre as dietas alimentares. Essas indicam o consumo de alimentos de forma equilibrada, com o objetivo de se ter uma boa saúde, controlar o peso e aquisição de massa muscular.

Desta forma, se tem o conhecimento de vários tipos de dieta que possuem metas distintas. Esta devem ser orientadas por um profissional especializado, que avalia qual a melhor estratégia a ser adotada de acordo com as necessidades que aquele corpo possui.

Entretanto, existem alimentos que são possíveis de incluir no cardápio do dia a dia, que dispõe de grande valor nutricional, além de favorecer outros aspectos da dieta.

Assim são os termogênicos, alimentos que consomem energia em quantidade relativamente grande, no momento de serem digeridos pelo organismo, por esse motivo auxiliam principalmente na perda de peso.

Todas as atividades executadas pelo corpo utilizam energia, isso inclui o processo digestivo. Por isso, caso o foco seja na perda de peso, os alimentos termogênicos podem ser usados a favor, uma vez que são capazes de aumentar os gastos calóricos do organismo durante a digestão e o processo metabólico.

Neste artigo, mostraremos alguns termogênicos e suas características. Alimentos estes que ajudam a acelerar o metabolismo, facilitando a queima de gordura e consequentemente o emagrecimento.

Lembre-se sempre que não há fórmulas mágicas e nem milagres para emagrecer de forma saudável. O único caminho é combinar uma dieta balanceada com a prática de atividades físicas regulares. Continue a leitura!

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O que são alimentos termogênicos?

     

Termogênicos | Fitmoda

     

Termogênico é derivado do termo termogênese, processo em que o organismo consome energia e produz calor.

Isso ocorre, quando o alimento é ingerido e assim, os músculos do trato gastrointestinal aceleram a contração, os sucos digestivos são produzidos e secretados, e os nutrientes solicitam energia para serem absorvidos.

Sendo assim, os alimentos termogênicos consomem, relativamente, mais energia do que outros para serem digeridos. Por isso, quando entram no corpo, eles usam as reservas de energia também conhecidas como glicogênio e gordura para serem digeridos.

Glicogênio é a forma de armazenamento de energia originária dos carboidratos, enquanto as reservas de gordura são encontradas no tecido de gordura que envolve o organismo.

O uso dessas reservas de energia ajuda o corpo a eliminar calorias junto com os exercícios físicos.

     

Pra que serve o termogênico?

     

Os alimentos termogênicos serão aliados no auxílio a perda de peso, sem haja necessidade de privação alimentar. No entanto, a valência depende de que tipo de comida e quanto a pessoa ingere, além dos estímulos das atividades físicas.

     

Qual é o melhor termogênico?

     

Termogênicos | Fitmoda

     

Todos os alimentos têm um efeito termogênico no corpo, mas alguns possuem mais eficácia térmica do que outros.

 A proteína tem a maior parte desta função, os carboidratos vêm em segundo lugar, e a gordura vem por último.

Conforme a quantidade de comida ingerida, podemos elevar a temperatura central do organismo e ajudar o corpo a gastar energia extra durante a digestão, o que ajuda a perder peso.

     

Afinal, quais são os melhores alimentos termogênicos?

     

Uma dieta equilibrada é fundamental para a perda de peso e a criatividade é a chave para que não se tenha desânimo. Listaremos a seguir os melhores alimentos termogênicos para você inovar nas refeições em busca de uma boa saúde.

     

ÓLEO DE COCO

     

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Há quem afirme que o óleo de coco é mais termogênico do que proteína. Isso porque os ácidos graxos de cadeia média presentes no óleo de coco estimulam o metabolismo.

Desta forma, é possível substituir a maioria das fontes de gordura pelo óleo de coco, beneficiando do seu efeito térmico.

No entanto, como a maioria dos óleos, sua ingestão deve ser limitada, já que apenas duas colheres de sopa de óleo de coco fornecem cerca de 100 calorias.

     

AVEIA, QUINOA E ARROZ INTEGRAL

     

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A aveia, a quinoa e o arroz integral são carboidratos complexos ricos em fibras alimentares que o trato gastrointestinal não consegue digerir ou absorver facilmente, o que contribui também para maior saciedade.

Assim, o corpo faz um esforço extra para digerir esses alimentos, pois ele queima bastante estoque de gordura.

O que acontece é que essas fontes de carboidratos passam por todo o trato gastrointestinal sem aumentar muito o teor de glicose em comparação com outros carboidratos, sendo aliados na perda de peso.

     

PIMENTA

     

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Em razão da presença de uma substância chamada capsaicina, as pimentas aumentam a produção de calor no organismo, aumentando a transpiração. Todo esse processo faz da pimenta um dos alimentos termogênicos que mais auxiliam a perda de peso.

     

CANELA

     

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A canela pode ajudar a perder peso, controlando o açúcar no sangue. O composto presente na canela, que é a cumarina, dilui ligeiramente o sangue, o que leva ao aumento da circulação sanguínea, o que, por sua vez, aumenta o metabolismo.

Por isso, a especiaria está na lista dos alimentos termogênicos, devido à sua propriedade de controle de glicose no sangue que a torna um tempero ideal para diabéticos tipo 2, enquanto o afinamento do sangue pode ser benéfico para aqueles com problemas cardíacos ou circulatórios.

No entanto, a cumarina pode levar a danos no fígado, se tomada em doses elevadas, e pode interferir com medicamentos para afinar o sangue.

 Atente-se para as diferentes marcas de canela e seu conteúdo de cumarina antes de usá-lo para perda de peso.

     

GENGIBRE

     

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O gengibre, assim como a pimenta, também contém capsaicina. Ele é um alimento termogênico, por isso acelera o metabolismo, aumentando a produção de calor e a queima de gordura e proteína.

     

EXTRATO DE CHÁ VERDE

     

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O extrato de chá verde é uma forma concentrada de chá verde. Ele é rico em cafeína e em polifenol (EGCG), ambos compostos que podem ajudar a queimar gordura.

Além disso, esses dois compostos se complementam e podem ajudar a queimar gordura, atuando como termogênicos.

     

LEGUMINOSAS

     

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Feijão carioca, feijão preto, ervilha, lentilha e grão-de-bico, também conhecidos como leguminosas, são constituídos principalmente por proteínas, em vez de carboidratos.

E, como já falado anteriormente, a proteína é o nutriente com maior porcentagem de efeito termogênico em comparação a outras classes de alimentos.

Eles também possuem fibra e amido resistente à digestão que equivalem a mais energia gasta, o que aumenta ainda mais o efeito termogênico.

Recomenda-se que os feijões sejam servidos como acompanhamento, pelo menos uma vez por dia, porque também são ricos em vitaminas e minerais.

 Além disso, eles contêm pouca ou nenhuma gordura ou colesterol, o que os torna ótimos alimentos.

     

SEMENTE DE COMINHO

     

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As substâncias presentes nas sementes de cominho fazem da especiaria um alimento termogênico, pois aumentam a temperatura basal do organismo.

Os compostos presentes nas sementes de cominho que ajudam na perda de peso são os antioxidantes e os fitoesteróis, tal substância é favorável para inibir o colesterol ruim.

     

FRUTAS RICAS EM VITAMINA C

     

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O ácido ascórbico é a vitamina necessária para uma boa resistência a infecções e absorção de ferro.

 Laranja, frutas vermelhas, limão, tangerina, abacaxi e tomate são apenas alguns exemplos de frutas ricas em vitamina C.

 Essas frutas também aumentam a temperatura central do corpo por causa da energia necessária para digeri-las, mas também fornecem energia e vitaminas que podem ajudá-lo a eliminar suplementos, sendo ótimas opções de alimentos termogênicos.

     

NOZES

     

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As nozes contêm fibra dietética, proteína e gordura. Sendo assim, essa combinação faz desse alimento altamente termogênico, pois todas essas substâncias presentes nas nozes contêm nutrientes termogênicos, sendo a fibra alimentar a mais termogênica dentre os três.

É por isso que as nozes são um bom lanche pré, entre e pós-treino; elas fornecem energia e nutrientes sem serem realmente volumosas.

     

ÁGUA GELADA

     

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A maioria dos regimes irá recomendar a ingestão de muita água. Isso porque a água ajuda o corpo a digerir a comida, a diluir a urina e também contribui para que se promova a sensação de saciedade.

Manter-se hidratado é importante em qualquer ocasião. No entanto, a água gelada, especificamente, pode ajudar a perder peso porque o corpo usa energia para equilibrar sua temperatura, além da bebida conter zero calorias.

     

HIBISCO

     

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As plantas da espécie Hibiscus sabdariffa calyces atuam na redução do ganho de peso por meio do aumento da termogênese e de outros processos.

     

ALIMENTOS COM ÔMEGA 3

     

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O omêga 3 é encontrado em alimentos como peixes do tipo salmão e atum e também em oleaginosas. Ele aumenta o metabolismo basal, melhora a retenção de líquidos e facilita a comunicação entre as células do organismo

A linhaça é uma oleaginosa  rica em ômega 3, um ácido graxo que funciona como um poderoso anti-inflamatório. Por isso, esse é um alimento que aumenta o metabolismo e favorece a queima de gordura na região abdominal.

     

CASTANHAS

     

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As castanhas são ricas em vitamina B e levam mais tempo para serem digeridos, o que ajuda a manter a fome sob controle por mais tempo.

A castanha-do-Pará, por exemplo, é a maior fonte de selênio conhecida. O mineral atua na inativação dos radicais livres, ativa os hormônios da tireoide, contribui para a desintoxicação do organismo e fortalece o sistema imunológico.

     

AMÊNDOAS

     

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Outra oleaginosa fonte de gorduras insaturadas, que promove a aceleração do metabolismo. A amêndoa ainda é rica em cálcio e magnésio, minerais importantes para a produção de melatonina, um hormônio que favorece a queima de gordura.

 As proteínas presentes no alimento também ajudam na queima de gordura, porque exigem do organismo um bom gasto de energia para digeri-lo.

     

IOGURTE

     

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Os laticínios, de forma geral, são aliados da perda de peso, por serem ricos em cálcio. O mineral é importante nesse objetivo, por atuar no metabolismo energético.

Sendo assim, ele eleva a temperatura corporal e regula a lipólise, processo de queima de gordura.

A sugestão é optar pelos iogurtes, que ajudam também no equilíbrio da flora intestinal e têm baixo índice de gordura saturada e açúcares.

     

GUARANÁ EM PÓ

     

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Outra fonte de cafeína, o guaraná em pó acelera o metabolismo. Além disso, contém ômega 3, que é um anti-inflamatório e favorece a queima de gordura, especialmente na região abdominal.

     

ABACATE

     

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Por ser um alimento rico em gorduras, muitas pessoas acreditam que o consumo de abacate leva ao ganho de peso.

 Na verdade, o efeito é oposto. A fruta possui gorduras monoinsaturadas, que ajudam na queima de gordura e ainda evitam inflamações que levam ao ganho de peso.

     

CLARA DE OVO

     

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Essa parte do ovo com maior concentração em proteínas de alto valor biológico e colabora para o ganho de massa magra.

 O seu consumo exige ainda que o organismo queime mais energia ao transformá-la em aminoácidos. A clara também atua no controle de liberação de insulina pelo pâncreas.

É importante lembrar sempre que nenhum alimento por si só tem o poder de levar ao emagrecimento. E que moderação e equilíbrio são sempre essenciais quando o assunto é alimentação.

     

Benefícios dos termogênicos

     

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Além de contribuírem na perda de peso e queima de gordura, os termogênicos também são fontes de outros benefícios para o organismo.

     

  • Melhorar a circulação sanguínea;
  • Prevenir câncer de cólon e de ovário;
  • Auxiliar no tratamento de gripes;
  • Estimular a digestão;
  • Eliminar os gases.

     

Efeitos colaterais e contraindicações

     

O consumo excessivo de alimentos termogênicos pode causar tontura, insônia, dor de cabeça e problemas gastrointestinais.

Além disso, em casos de problemas cardíacos, doenças na tireoide, mulheres grávidas e crianças devem evitar consumir esses alimentos ou consumir em pequenas quantidades, de acordo com orientação médica.

     

Conclusão

     

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Após a leitura, foi possível tomar conhecimento sobre os principais alimentos termogênicos e seus benefícios ao organismo, principalmente quando o foco é o emagrecimento.

Sabe-se também, como eles funcionam em nosso corpo atuando de forma distinta no processo de calor dentro das células, para atingir o mesmo resultado de aceleração do metabolismo e redução de medidas.

Além dos alimentos, também pode-se consumir termogênicos em cápsulas para ajudar no emagrecimento. Para tal, o ideal é a orientação profissional sobre os medicamentos.

Que tal investir nos alimentos termogênicos?

A Fitmoda pode ser sua grande parceira de treinos complementada com a reeducação alimentar com foco na saúde, bem-estar diante de uma dieta com inserção de termogênicos.

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