Compartilhar

    

Pensar na possibilidade de exercícios intensos com excelentes resultados em curto tempo, pode até parecer impossível, contudo, o novo modelo de atividade que atende pelo nome de HIIT, viabiliza tal objetivo.

Basicamente, a nova sensação entre os praticantes de atividades físicas, propõe um treino que qualifica a elevação do corpo em sua capacidade máxima para o gasto de energia.

É através do impulsionamento metabólico que ocorre o aumento do consumo de oxigênio, fazendo com que o HIIT seja um treino forte e potente.

Gostaria de saber mais sobre o HIIT? Confira através deste artigo tudo sobre esse novo formato de treino que vem ajudando as pessoas a alcançarem suas metas, principalmente quando o assunto é perda de peso. Leia mais!

    

O que é treino HIIT?

    

A sigla HIIT vem do inglês, High Intensity Interval Traning, que em tradução livre significa treino de intervalos com alta intensidade. Ou seja, a ideia deste tipo de treino é respeitar os períodos de treino e suas pausas.

Os exercícios foram moldados para que haja alternância entres os músculos ao serem acionados, respeitando também um determinado tempo para que os mesmos possam descansar ao mesmo tempo que se exercita.

    

Qual a funcionalidade desse tipo de treino?

    

Treino Hiit | Fitmoda

    

As atividades que abordam o treino HIIT, envolvem sessões repetidas, seguidos de curtos ou médios períodos de recuperação. Seu principal objetivo é queimar calorias durante as atividades, assim como em suas respectivas 24 horas posteriores aos exercícios.

Sabendo isso, sua estratégia busca englobar a rápida perda de peso e gordura, além de direcionar todo o foco que caracteriza e prioriza a definição muscular.

Por não ser um treino de longa duração, o HIIT é capaz de otimizar o tempo dos exercícios junto com a eficácia que objetiva o emagrecimento.

    

Quais são os seus benefícios?

    

Treino Hiit | Fitmoda

    

Ainda que o treino HIIT tenha ganhado maior visibilidade pela capacidade de favorecer o emagrecimento em métodos mais conclusivos e rápidos, ele oferece outros benefícios que estimulam a aposta de sua prática.

    

EQUILÍBRIO

    

O treino em HIIT ultrapassa o conceito equilíbrio que apenas dá  sentido de coordenação e consciência corporal, ele também oferece qualidade de vida como um todo através do corpo e da mente.

 Desta forma, o organismo funciona de modo eficaz, potencializando a imunidade e o corpo vai estar preparados para exercer as tarefas do dia a dia, além de garantir mais ânimo, uma vez que a prática regular ajuda a liberar substâncias no corpo que provocam essa boa sensação.

    

AUMENTO DA FREQUÊNCIA CARDÍACA

    

Se a prática induz ao praticante a chegar no seu limite, logicamente a frequência cardíaca será aumentada para suportar a carga.

Desta forma, a cada novo pico de intensidade nos exercícios do HIIT, o praticante vai melhorar seus condicionamentos e consequentemente a frequência cardíaca, além de impactar no sistema respiratório que irá condicionar o corpo a ter mais agilidade.

    

CONTROLE DA PRESSÃO ARTERIAL

    

A atividade física feita de forma regular já garante uma prevenção adequada contra hipertensão. Além disso, se cuidada corretamente, é possível estabelecer a prevenção de outras doenças que podem ser originárias a partir da pressão arterial incorreta.

O treino HIIT beneficia o fortalecimento do coração por aumentar a frequência cardíaca, ajudando na prevenção arterial e a ter o controle para quem já possui a hipertensão. Basta procurar o auxílio de profissional para indicar a melhor opção de treino.

    

AUXILIA NA RESPIRAÇÃO

    

Conforme já visto, a prática de HIIT favorece o sistema respiratório por ensinar a controlar a respiração para não gerar fadiga, mesmo que o treino seja pesado, daqueles de tirar o fôlego.

O impacto de prestar atenção no corpo, além de equilíbrio, é que a respiração vai tornar-se natural e de acordo com o ritmo do seu corpo, logo, encher o pulmão de ar vai ser mais saudável que o usual!

    

QUEIMA DE CALORIAS

    

Por fim, um dos seus maiores atrativos, principalmente aqueles que desejam minimizar o percentual de gordura, o treino HIIT é excelente para queimar muitas calorias durante a sua prática!

Isso ocorre devido às altas intensidades nas atividades que exige do corpo uma produção de energia bem superior em relação à outras práticas na academia.

 Apesar do treino HIIT usar mais carboidratos do que gorduras como fonte de energia para os exercícios, o impacto é gerado diretamente na perda de peso, se tornando aliado na queda do percentual de gordura.

Logo, apostar no treino HIIT demanda um grande esforço, porém os resultados para a saúde do corpo e da mente, são muito satisfatórios. Além de melhorar o bem-estar e  o dia a dia de quem pratica oferecendo mais disposição e outros benefícios em favor da saúde.

    

ACELERA MAIS O METABOLISMO

    

Nas 24 horas após um treino HIIT, você queima aproximadamente 10% mais calorias do que queimaria sem ter feito o treino.

 Isso ocorre porque, após a execução do exercício, o organismo consome maior quantidade de oxigênio, gerando uma aceleração do metabolismo, e o uso de mais calorias para sua manutenção normal.

 O efeito denominado EPOC, podem causar efeitos diversos na intensidade. No caso do HIIT o salto é bem alto, por isso acelera o metabolismo e provoca a queima de calorias no pós-treino.

    

REDUZ A FOME

    

O HIIT pode ter uma grande influência nos hormônios que estimulam a sensação de saciedade, como a grelina e o peptídeo YY. Portanto, após as atividades, estes hormônios seriam estimulados reduzindo o apetite ao longo do dia.

    

AUXILIA NA MANUNTEÇÃO MUSCULAR

    

Os estudos sobre o treino HIIT também apresenta uma possibilidade ao favorecimento do aumento do hormônio do crescimento, o GH.

 Este hormônio é o principal responsável pelo ganho de estatura entre crianças e atua de maneira diferente nos adultos propiciando maior ganho de massa muscular e redução de gordura. Com isto, surge a hipótese de que o HIIT aperfeiçoa os métodos de preservação as massas musculares.

    

CONTROLE DA SENSIBILIDADE À INSULINA

    

Ao praticar regularmente atividades físicas, o organismo aumenta o consumo de açúcar no sangue como finte de energia, em especial os exercícios de alta intensidade.

Desta forma, o HIIT segue mais uma vez como alvo de estudos para a prevenção e controle de pessoas que possuem diabetes.

    

Como emagrecer com o HIIT?

    

Treino Hiit | Fitmoda

    

Emagrecer com o HIIT é algo mais fácil do que se imagina, afinal este é o principal benefício apontado por esse método de treino.

É válido lembrar de que a escolha do treino adequado deve ser feito por um profissional a partir de sua avalição que irá classificar qual é o melhor treino a ser praticado para aquela determinada pessoa, levando em consideração diversos fatores para se atingir metas e prevenir de possíveis riscos.

Outro aliado no processo de emagrecimento é a alimentação. Também com a ajuda de um nutricionista, você poderá melhor avaliar uma dieta que irá favorecer o emagrecimento junto ao treino HITT.

    

Como fazer o treino HIIT?

    

Treino Hiit | Fitmoda

    

O treino HIIT exige que o treino seja intercalado com exercícios de alta intensidade com períodos de restabelecimento. Desta forma, a prática pode ser feita com as mais amplas modalidades como:

  • Pular corda
  • Corrida (na rua ou esteira)
  • Bicicleta (ergométrica ou comum)
  • Natação
  • Subir escadas
  • Agachamentos
  • Flexões
  • Burpees
  • Polichinelos
  • musculação

Além dessas possibilidades de exercícios existem alguns protocolos mais usados, como:

    

PROTOCOLO TABATA

    

Este protocolo é um treinamento que estabelece rounds de 20 segundos de exercício ultra intenso, seguidos de 10 segundos de descanso. Esses rounds são feitos por quatro vezes cada, totalizando 4 minutos de treino. É o método mais usado em variações do treino HIIT.

    

PROTOCOLO GIBALTA

    

Neste são feitos 3 minutos de aquecimento, seguidos de ciclos de 60 segundos de exercício intenso e 75 segundos de descanso. Podem ser feitos entre 8 e 12 ciclos repetindo essas duas fases.

Anos após ao seu surgimento, um segundo método foi proposto para pessoas sedentárias, em que é feito um aquecimento de 3 minutos, 10 ciclos de 60 segundos em alta intensidade e 60 de descanso e, por fim, 5 minutos de desaquecimento.

    

PROTOCOLO TIMMONS

    

O programa Timmons é feito com três séries de 2 minutos pedalando suavemente na bicicleta ergométrica, seguidos de 10 segundos de esforço máximo.

HIIT 20

    

Desenvolvido no Brasil, o HIIT20, oferece um circuito de alta intensidade trabalhado em 20 minutos, aliando também a queima de gordura a um trabalho de força muscular.

Conte com os melhores looks Fitmoda para os seus exercícios de alta intensidade!

Conclusão

    

Treino Hiit | Fitmoda

    

Atingir metas que favorecem a perda de peso e o fortalecimento dos músculos estão cada vez mais possíveis. Após todas as dicas reveladas sobre o treino HIIT, sabemos que muito será exigido de uma rotina disciplinada e da força de vontade para alcançar os objetivos.

Se organize, busque a orientação de um profissional especializado que irá melhor guiar o treino HIIt. A boa alimentação também é imprescindível, uma vez que os exercícios exigem muito preparo físico do atleta.

Mas lembre-se sempre de respeitar os limites do corpo!

O treino HIIT é ideal para quem deseja começar a se exercitar afim de perder peso e fortalecer os músculos, uma vez que diante da correria do dia a dia, esse método de treino não consome muito tempo e através da sua intensidade apontam resultados incríveis e um curto tempo.

A Fitmoda é a sua principal aliada por proporcionar looks com modelagens extraordinárias que favorecem o melhor desempenho durante as atividades físicas.

Siga aqui no nosso blog outras dicas sobre os benefícios das práticas dos exercícios e como melhorar seu desempenho para alcançar os objetivos. Confira nesses outros artigos que separamos para você:

MASSA MAGRA [MANUAL COMPLETO]

TREINO CARDIO: GUIA COMPLETO E DICAS DE EXERCÍCIOS

ROUPAS DE ACADEMIA

SHAKE PROTEICO

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Artigos Relacionados
Recomendamos para você
Glossário
Segurança
  • Norton Secured
Formas de Pagamento
Credibilidade
Abrir Whatsapp