Musculação: [Manual Completo]

25/07/2020 05:27

    

Todo ano é muito comum colocarmos entre as nossas metas o foco em mudar a estética do corpo, mas sabemos que para alcançarmos esse objetivo, precisamos entender como funciona a musculação e o aeróbico, os principais treinos que focam nesse propósito.

Ao se matricular em uma academia, as pessoas conservam um hábito de apenas focar na musculação, entretanto o que poucos sabem, é que apesar de terem alvos distintos, a musculação e o aeróbico são considerados por muitos como treinos complementares.

Criamos esse artigo, para ajudar a você compreender cada estilo de exercício e suas funcionalidades.

    

Quais as diferenças entre musculação e aeróbico?

    

Um equívoco muito comum entre as pessoas que procuraram estabelecer algumas metas, é praticar qualquer tipo de exercício sem o auxílio de um profissional especializado.

Pela falta de conhecimento das particularidades de cada treino, muita das vezes os resultados desejados não são obtidos de forma correta e consequentemente a prática se torna desestimuladora.

Existe uma grande diferença entre o aeróbico e a musculação uma vez que, o nosso corpo possui dois tipos de metabolismos energéticos, que fisiologicamente solicitam um tipo de fibra muscular diferente.

O exercício anaeróbico proporciona um metabolismo independente, que não utiliza o oxigênio como fonte de energia. Tal metabolismo é estimulado quando realizado atividades com alta intensidade e curta duração.

O treino anaeróbico envolve um esforço mais intenso, por ser operado com um número limitado de músculos.

Esses exercícios acabam por produzirem ácido lático, que em oxidação geram energia às células cardíacas e fibras musculares, sendo o ácido a fonte preferencial de energia do corpo.

Em contrapartida, quando falamos de exercício aeróbico, basicamente estamos mencionando a oxigenação como fator principal.

Isso porque, o oxigênio opera como uma espécie de agente que queima os substratos que produzem a energia transportada para o músculo que está em funcionamento, ou seja, as células musculares consomem mais oxigênio para fornecerem energia para o corpo.

Sobretudo, estes são exercícios de longa duração, atuam de forma contínua em baixa ou moderada intensidade.

São considerados como um estimulador das funções dos sistemas cardiorrespiratórios e vascular e também do metabolismo, por aumentar a capacidade de suprir as energias consumidas pelo músculo através da troca de oxigênio.

Cada um dos exercícios solicita uma fibra diferenciada. Proveniente dos exercícios de força, as fibras brancas, lidam com a energia oriunda da creatina e glicose, contudo as fibras vermelhas, mobilizadas pelos aeróbicos, consomem lipídeos ou gordura para gerar toda energia.

Sendo assim, entendemos que a principal diferença entre os dois treinos, são os feedbacks resultantes.

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Baseado nesse conceito, vamos entender os principais objetivos da musculação e dos treinos aeróbicos:

     

Musculação | Fitmoda

    

Musculação

    

A musculação está entre as atividades mais praticadas nas academias. Os treinos podem potencializar diversos aspectos relacionados à saúde, estética, bem-estar e até mesmo associações em vista de força.

Este treinamento de força é um tipo de exercício que testa a resistência dos músculos, forçando-os de maneira controlada para aumento de força e volume dos mesmos.

Em suma, a prática é feita a partir de aparelhos e equipamentos que obrigam a realizar uma força reversa ao que os músculos estão habituados, condicionando o corpo a executar contrações musculares conhecidas por concêntricas, excêntricas e isométricas.

  • Contração concêntrica – é o tipo de contração no qual os músculos encurtam durante a geração de força;
  • Contração excêntrica – ocorre quando o músculo alonga enquanto está sob tensão devido a uma força externa maior que a força gerada pelo músculo. O músculo age desacelerando o movimento de forma controlada;
  • Contração isométricas – nesta contração o músculo gera força sem alterar o comprimento muscular, mas com uma tensão maior do que o tônus muscular (estado de tensão elástica).

Logo, a dica para quem deseja ganhar massa muscular magra, melhorar a postura e a flex, acelerar o metabolismo e auxiliar no emagrecimento modelando o corpo, é a musculação por ser exercício ideal para conquistar com sucesso esses objetivos.

     

Musculação | Fitmoda

    

Aeróbico

    

Em contrapartida, o aeróbico cada vez mais vem ganhando espaço quando o assunto é melhorar o condicionamento, emagrecer e ainda por cima obter uma regularidade na saúde.

Dado que durante um treino cardiorrespiratório, a circulação de oxigênio pelo corpo é intensa e a principal fonte de energia do organismo provém da oxidação de gorduras e carboidratos.

A prática de qualquer um desses exercícios é bem simples, possibilitando acessibilidade à diferenciados públicos, de modo que todas as células, órgãos e sistemas são beneficiados com sua execução.

Basicamente, essas atividades possuem uma estrutura rítmica e muitas vezes veloz que envolvem grandes grupos musculares, então qualquer forma de exercício que aumente seus batimentos cardíacos é aeróbico.

Considerando esses fatores, os principais objetivos de que realiza o aeróbico está no foco de perda calórica, através do aumento do metabolismo e assim, melhorando a capacidade cardiorrespiratória junto a ampliação do fluxo sanguíneo dentro dos músculos.

Além disso o cardio ajuda a prevenir uma série de problemas de saúde relacionados à diabetes, pressão alta, trombose entre outras. A atividade conta também com o fortalecimento dos músculos e melhoramento do humor e da autoestima.

     

Musculação | Fitmoda

    

Por que fazer musculação e exercícios aeróbicos?  

    

É de conhecimento comum que a prática de exercícios físicos envolve muitos outros fatores do que apenas a estética.

Os benefícios propostos por cada atividade são inúmeros e com a musculação e o aeróbico não são diferentes!

O primeiro passo é definir qual o objetivo que deseja oportunizar a si próprio; A perda de peso ou o ganho de massa magra, para depois dar início e praticar com regularidade até surtirem os primeiros efeitos.

    

Quais os benefícios da musculação dos exercícios aeróbicos?

    

Alguns profissionais da área afirmam que certos benefícios já são perceptíveis ainda na primeira semana de exercícios, pois a qualidade de sono e disposição para realizar outras atividades melhoram de maneira significativa pós prática.

Para os fins estéticos, não há um prazo determinado, uma vez que cada organismo corresponde de uma forma, além de conter outros fatores que influenciam diretamente para tal resultado, como a genética e a alimentação.

    

Musculação

    

  • Movimentação de grandes grupos de músculos;
  • Aumento da flexibilidade e da massa corpórea;
  • Melhor funcionamento cardíaco;
  • Acelera o metabolismo, favorecendo a queima de gordura;
  • Proteção da camada óssea;
  • O corpo aparente ser mais jovem.

    

Aeróbico

     

  • Previne inúmeras doenças, principalmente as que estão relacionadas com problemas de má circulação;
  • Melhora na qualidade do sono e consequentemente no humor e autoestima;
  • Fortalece os músculos;
  • Auxilia o sistema respiratório e cardíaco;
  • Melhor fonte de perda de gordura corporal.

    

Combinando aeróbico e musculação em uma só sessão:

     

Musculação | Fitmoda

    

Para combinar esses dois exercícios em uma só sessão, seria ideal que os treinos fossem separados de acordo com a prioridade de quem executa.

Lembrando que, para muitos especialistas, essa seria a forma ideal de conciliar ambos, já que são considerados como atividades complementares.

     

Afinal qual deve ser executado primeiro?

     

Novamente, alertamos para que a prioridade seja estabelecida afim de que o foco seja mantido de acordo com os resultados que se almeja ter.

  • Aeróbico antes da musculação – seria a ordem mais indicada para quem tem como foco o ganho de resistência, uma vez que se inicia as atividades que dependem de maior oxigenação com o corpo descansado e com a intensidade correta.
  • Aeróbico intercalado com a musculação – excelente opção se seu foco é a perda de peso. O tempo e a intensidade intercalados fazem com que a sua frequência cardíaca acelere o metabolismo em momentos de pico gerando grande gasto calórico.
  • Aeróbico após a musculação – se o objetivo é ganhar foça e aumentar a massa muscular, essa é a ordem ideal, isto porque o corpo está descansado e consegue se dedicar com mais excelência a esta função.

    

Quantas vezes praticar os exercícios durante a semana?

    

Mas uma vez vai depender dos teus objetivos e agora também entra um outro fator determinante, que é a disponibilidade!

É claro que quanto mais vezes se exerce a prática, torna-se mais propício a conseguir atingir as metas. Entretanto, num consenso geral, o indicado é praticar pelo menos 3 vezes na semana em dias variados, para que os resultados sejam satisfatórios.

Contudo, vale ressaltar, que o descanso é um agente primordial para condicionar essas metas!

     

Musculação | Fitmoda

    

Cuidados na hora de praticar musculação e aeróbico

    

Agora que já se tem o conhecimento de diversos assuntos relacionados às modalidades, principalmente as formas de como alinhar os dois no mesmo treino, é preciso se atentar para outro ponto em questão.

Devemos sempre respeitar os limites do nosso corpo, sobretudo realizar qualquer exercício sobre supervisão de um profissional, que além de levar em conta seu objetivo através da experiência, ele montará seu treino de acordo com as suas características.

O mesmo deve seguir com um acompanhamento constante a fim de realizar avaliações periódicas para observação dos resultados e prevenção de possíveis lesões, aumentando a eficácia dos treinos e o estímulo dos mesmos.

Desta forma, evita-se o uso de medicamentos como relaxantes musculares a fim de inibir as dores musculares decorrentes de exercícios executados incorretamente ou de modo excessivo.

    

 Entenda as diferenças entre atrofia, distrofia e hipertrofia?

    

Para saber o que as difere, é necessário entender o que significa cada uma das alterações celulares a seguir no sistema muscular:

Atrofia, também conhecida como hipotrofia, é a diminuição do tamanho da célula. Uma vez que um número de células passa por adaptação, ou redução de tamanho, todo o órgão ou tecido também diminui de tamanho.

 Um bom exemplo para o caso de atrofia é após retirar o gesso. O membro fica "mais fino" devido à redução do volume muscular.

    

Causas para a atrofia

    

  • Compressão do órgão ou tecido afetado.
  • Envelhecimento;
  • Perda de estímulos hormonais;
  • Má nutrição;
  • Redução do aporte sanguíneo;
  • Perda da inervação;
  • Diminuição da carga de trabalho, ou de exercícios;

Seguindo por essa premissa, a hipertrofia é o aumento do tamanho das células e consequentemente. o aumento do órgão ou tecido. Trata-se de uma resposta adaptativa da célula a estímulos mecânicos ou hormonais.

    

Exemplos

    

Hipertrofia muscular: Aumento do tamanho do músculo, cujas células tiveram que se adaptar para poderem suportar uma maior carga de trabalho;

Hipertrofia do miocárdio (músculo cardíaco): Pode ocorrer em pessoas com pressão alta, pois o coração bombeia o sangue com mais força para a artéria aorta;

Hipertrofia de hepatócitos (células do fígado): O uso de medicamentos barbitúricos pode provocar um aumento das células hepáticas.

    

Causas para a hipertrofia:

  • Maior demanda funcional;
  • Estimulação hormonal (por exemplo, uso de testosterona na forma de anabolizantes para ganhar massa muscular).

Já a distrofia, significa qualquer distúrbio na formação da célula que afeta o seu desenvolvimento e crescimento.

    

Exemplo

    

Distrofia muscular. O termo refere-se a várias doenças genéticas que provocam perda de força progressiva e degeneração dos músculos esqueléticos. Todos os tipos de distrofia muscular pioram progressivamente, à medida que os músculos se degeneram e enfraquecem;

    

Causa para a distrofia

    

  • Grande parte das distrofias tem origem genética.

Pratique exercícios com estilo usando Fitmoda!

Para que as atividades fiquem ainda mais prazerosas, não devemos esquecer do uso adequado das roupas enquanto a exercemos.

E nada melhor do que a Fitmoda para ser a sua parceira de treino e te dar uma super dica apropriada para você ter conforto e estilo!

É preciso ficar bem atento ao material fabricado nas escolhas de suas roupas de academia. Verificar se ele tem boa elasticidade para realizar qualquer tipo de movimento ou até mesmo na hora de absorver o suor. Todos esses fatores influenciam para um desempenho diferenciado em cada performance.

Você pode conferir mais informações sobre esses tecidos em outro artigo, aqui no site da Fitmoda!

Outro ponto muito importante a se avaliar, são os tipos de roupa que melhor garantem segurança sejam:

O conforto é indispensável, mas não menos relevante, que o estilo que garante o bem-estar, a autoestima e o bom astral na hora de se exercitar.

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  Conclusão

     

Musculação | Fitmoda

    

Como já visto, tanto a musculação quanto o aeróbio, podem fornecer ao praticante diversos benefícios, de modo que os rendimentos sejam surpreendentes em cada objetivo.

Entretanto, é válido reforçar a ideia de que um treino pode ser completar do outro, sendo bastante interessante o resultado ao final de cada processo.

Desta forma, para a execução de uma performance harmoniosa, é de extrema importância presença de um profissional especializado, que possa preparar todas as séries de acordo com as particularidades de cada um a fim de evitar possíveis lesões.

E para permanecer focado, a dica é separar um tempo que favoreça a sua rotina para que os treinos sejam regulares, além de mudar hábitos alimentares e investir em roupas adequadas que garantem o conforto e a estabilidade nas atividades.

Acabe com a preguiça! Aeróbico e musculação são ótimas formas de garantir uma boa saúde, ter um corpo mais tonificado e ainda por cima melhorar humor.

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