Compartilhar

    

Mudar os hábitos e ter uma vida saudável exige dedicação. Além de priorizar boas escolhas de exercícios, você ainda precisa saber o que comer antes e depois do treino. Afinal, nosso organismo precisa de fontes de energia aliadas às atividades físicas, com foco em manter a disciplina.

Uma boa sugestão é montar cardápios separados para cada estágio do dia. Logo, torna-se muito mais simples compreender que alimentação saudável e uma rotina de treinos bem elaborada é o único caminho para resultados em longo prazo.

Quer saber mais? Vamos mostrar o que comer antes e depois do treino e evitar deslizes que comprometem a dieta. Acompanhe!

    

O que consumir antes do treino?

Antes de encarar uma atividade física, é importante que o seu organismo tenha os nutrientes necessários para apresentar os resultados desejados e garantir energia. Na prática, de nada adianta dar o seu melhor na acadêmia, se o cardápio não for um importante aliado dos exercícios praticados.

Por esse motivo, monte uma dieta saudável que se encaixe com suas preferências e ajude a melhorar seu desempenho. Veja, a seguir, o que comer antes de se exercitar!

    

Carboidratos de fácil digestão

Quando se trata de dieta, muitas pessoas fogem a todo custo desse consumo. Saiba que nem todos eles são vilões no processo de emagrecimento. Isso porque, quando optamos pelos carboidratos considerados "bons", acontece a perda de peso aliada a perda de gordura que é tão desejada para evitar o efeito sanfona. Entre os principais exemplos estão a batata doce, a mandioca e as frutas.

    

O que comer antes e depois do treino

    

Proteínas

O benefício de comer proteínas antes do exercício físico é que seus aminoácidos contribuem para evitar a perda de massa muscular. Agora, quando consumidas depois dos treinos, ajudam na recuperação dos músculos. Na prática, esse tipo de escolha depende dos seus objetivos na acadêmia.

Os alimentos mais indicados antes do treino são ovos, atum, peito de peru e frango em diversos formatos. O leite e seus derivados também são aliados que ajudam a garantir energia e o funcionamento adequado do organismo ao longo do dia.

   

O que comer antes e depois do treino

   

Menos fibras

Apesar de serem figuras frequentes na dieta para redução de peso, antes dos treinos não é o momento certo para o consumo de fibras. O motivo é bem simples: elas atrapalham a absorvição dos carboidratos que são fundamentais na hora de garantir mais energia. Além disso, quando você come, por exemplo, aveia em excesso, pode ter problemas gastrointestinais durante o período na acadêmia e prejudicar o rendimento.

    

Alimentos sem gordura

Claro que o excesso de gordura deve ser evitado de maneira geral durante o processo de emagrecimento, porém, isso deve ser reforçado antes do treino. Além de prejudicar o funcionamento do organismo, alimentos muito gordurosos podem deixar você com uma sensação pesada e sem motivação para uma simples caminhada.

Logo, caso precise fazer uma refeição mais completa antes de se exercitar, o mais indicado é realizar substituições no processo de cozimento com óleo de coco. Assim, além de ter a refeição facilmente digerida, você ainda consegue um bom efeito termogênico no treino como resultado das escolhas.

    

Água

Manter-se hidratado durante todo o dia é indispensável na busca por um estilo de vida mais saudável. Entretanto, esse hábito deve ser reforçado antes de praticar uma atividade física. Ao iniciar o treino com o organismo bem hidratado, seja por águas, seja por chás, sua taxa de perda de líquido por transpiração evita prejuízos ao desempenho, como aumento do pulso e da temperatura corporal, queda de pressão e formigamentos nos membros.

    

O que comer antes e depois do treino

    

Sucos integrais

Os sucos integrais de laranja ou uva entram na mesma estratégia de hidratação citadas anteriormente. Eles são uma excelente forma de garantir energia imediata para quem não tem muito tempo de se alimentar antes de iniciar o exercício. Por serem carboidratos líquidos, eles são absorvidos rapidamente pelo organismo, que logo responde com uma boa carga de energia.

    

O que comer depois do treino?

    

Assim como no pré-treino, também existe dúvida sobre a alimentação depois da atividade física. Muitas pessoas relatam sentir o dobro de fome depois de suar bastante na acadêmia, e isso tem relação direta com a energia queimada pelo corpo.

Por esse motivo, quem tem como foco principal o emagrecimento, precisa ter cuidado redobrado para não cair em tentação. Acompanhe, a seguir, o que comer após o treino!

    

Fontes de proteína

A proteína é figura frequente em qualquer dieta tanto antes quanto depois das atividades físicas. Seus benefícios, aqui, são diretamente relacionados à recuperação das fibras musculares com o aumento da massa magra.

    

O que comer antes e depois do treino

    

Além disso, coloque no prato fontes boas de carboidrato para que o glicogênico muscular previna perdas de massa. Entre os alimentos recomendados, podemos citar frango, carne, peixe, ovos, iogurtes desnatados, queijo brando, castanha-do-pará, castanha de caju e amendoim.

    

Gorduras consideradas "boas"

Durante muito tempo, acreditou-se que era desnecessário consumidor qualquer tipo de gordura no pós-treino. No entanto, gorduras consideradas "boas" são necessárias para o funcionamento correto do organismo quando consumidas de maneira moderada. Dessa maneira, elas ajudam na perda de peso e na hipertrofia muscular.

    

O que comer antes e depois do treino

    

Caso você escolha montar a sua refeição pós-treino baseada nessa máxima, o melhor caminho é criar um prato com bastante variedade de cores e que mantenha a saciedade por mais tempo. Em função disso, as principais sugestões de cardápio são peixes, abacate, azeite de oliva como tempero e óleo de coco no preparo.

    

Alimentos reguladores

Fazer uma refeição com ingredientes ricos em vitaminas e sais minerais é fundamental para uma alimentação saudável. Além disso, eles fortalecem o sistema imunológico, diminuem a fadiga e previnem doenças crônicas.

Aqui entram as frutas, as verduras e os legumes de maneira geral, que devem ser encaixadas com o horário do treino. Logo, a quantidade das porções faz muita diferença se for em um lanche ou no almoço.

    

O que comer antes e depois do treino

    

O que comer antes e depois do treino é uma decisão fundamental no processo de emagrecimento. O mais importante, nesse caso, é montar um cardápio relacionado ao seu objetivo. Assim, perder peso de maneira definitiva se transforma em uma tarefa mais fácil, sem deixar de lado a saúde.

Gostou das informações do artigo? Então, leia também nossas dicas essenciais que ajudarão você a emagrecer sem dietas malucas.

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Artigos Relacionados
Recomendamos para você
Glossário
Segurança
  • Norton Secured
Formas de Pagamento
Credibilidade
Baixe o APP grátis!
Não vai ocupar espaço no seu telefone.
Abrir Whatsapp