Compartilhar

Seja em dias em que a temperatura cai ou até mesmo quando os termômetros aumentam, o chá é uma bebida que, aos poucos, anda ganhando um espaço especial no gosto de muitas pessoas.

Muito tradicional para os ingleses, o chá é a nova descoberta inserida na rotina dos brasileiros, devido aos grandes benefícios que a infusão das ervas, flores e frutas proporciona à saúde.

Saboroso, com baixo teor calórico e acessível a diversos sabores, a bebida é uma excelente companhia para leitura, proporciona agradáveis encontros ente velhos amigos, além de ser um auxílio em dietas ou até mesmo às doenças que necessitam cura através de remédios naturais.

Neste artigo, iremos mostrar tudo o que você precisa saber sobre essa poderosa fonte de nutrientes para a saúde e para o funcionamento do corpo, que sempre busca assegurar paz, equilíbrio e relaxamento ao estado físico e mental quando consumidos.

Continue a leitura e confira as dicas a seguir, para escolher o chá de sua preferência e poder se deliciar nas virtudes que cada característica apresenta.

 

Principais benefícios

Frequentemente, estudiosos apontam diversos princípios da bebida que revelam proveitos nas propriedades de seus componentes.

Sendo assim, já existe a possibilidade de afirmar que o chá possui benefícios importantíssimos. Veja a seguir quais são eles.

 

Rico em antioxidante

Antioxidantes são substâncias que inibem a oxidação de outras moléculas de substrato.

Sendo assim, sua função é garantir a proteção de células sadias do organismo contra a ação oxidante de radicais livres.

Os radicais livres podem causar doenças degenerativas como Parkinson Alzheimer, câncer e envelhecimento precoce.

Além disso, graças a esses antioxidantes - os polifenóis - os chás garantem inúmeras vantagens para a saúde:

  • Estimulante do bem-estar em geral;
  • Ajudam a prevenir e no tratamento de aterosclerose;
  • Melhora o metabolismo lipídico;
  • Tem um efeito antibacteriano significativo;
  • Contribui para a diminuição dos níveis do “mau colesterol” LDL.

 

Regulam o fígado

O fígado é considerado um dos órgãos mais importantes para o bom funcionamento de nosso corpo.

Isto porque, sua principal função está relacionada à limpeza do organismo, para filtrar e excluir as toxinas.

Quando o fígado não desempenha esse papel corretamente, acumulam-se nele substâncias tóxicas que são capazes de desenvolver doenças provenientes da má eliminação das toxinas.

O chá pode implicar positivamente no corpo, uma vez que seu consumo opera na manutenção do fígado reduzindo as chances de desenvolvimento de câncer de fígado, esteatose hepática (gordura no fígado), cirrose e doença hepática crônica.

Ricos em cafeína

Os chás pretos, mate e verde possuem cafeína, entretanto, em doses menores do que o café e que são muito mais benéficos à saúde.

Com maior facilidade de absorção, a teína, cafeína do chá, é transportada rapidamente para o cérebro proporcionando valor energético, entretanto ela não fica acumulada no sangue, logo é eliminada do organismo através da urina.

Contudo, o café propicia disposição, estímulo as atividades e empolgação de maneira explosiva e instantânea, o que pode atrapalhar o sono, além de aumentar a pressão arterial, por permanecer na corrente sanguínea por muito mais tempo.

Ajuda no emagrecimento

Alguns chás têm propriedades que favorecem a ação anti-inflamatória e diurética.

Desta forma, eles funcionam como uma espécie de detergente que limpa o organismo garantindo um emagrecimento mais natural e saudável.

Sem contar que uns possuem um composto termogênico que ajuda a acelerar as reações do metabolismo, eliminando as gorduras localizadas e contribuindo para que não haja efeito sanfona e, consequentemente, evitando estrias e celulites.

Assim, é muito comum que praticantes de esporte introduzam em suas dietas rotineiras, o consumo do chá, pois ele é um grande amigo quando o assunto é tonificar os treinos em busca do objetivo.

Confira aqui na Fitmoda looks maravilhosos!

 

Contribui na saúde mental

Através de um estudo comprobatório, pesquisadores afirmam que os chás preto e verde auxiliam na melhora da atividade cerebral.

A memória e os processos de decisão ficam melhores, além de diminuir os riscos de depressão.

Há estudos que afirmam que o consumo do chá 10 minutos antes de se exercitar, contribui para promover maior oxidação da massa de gordura do corpo e, além disso, ajuda na minimização dos triglicérides e no ganho de força muscular.

 

Ajuda na diabetes

Existem chás que são eficazes no controle glicêmico, ou seja, conseguem equilibrar os níveis de açúcar no sangue, com isso a opção se torna muito interessante para integrar a alimentação de pessoas diabéticas.

 

Tipos de chá: verde, branco ou preto?

Derivados da mesma planta, o chá se difere no momento da oxidação que modifica a cor das folhas, os aromas, o sabor e a quantidade polifenóis.

 

Chá verde

Benefícios dos chás

O consumo do chá verde favorece o emagrecimento, uma vez que aumenta, de forma regular e segura, o metabolismo.

Com isso, propicia uma maior queima de gordura no corpo, sem que se corra riscos ou danos à saúde e também evitando que essas gorduras se acumulem no organismo.

Estudos realizados com o chá, mostraram que, ele não só emagrece, como também diminui os níveis de colesterol.

O consumo de chá verde aumenta a oxidação de gorduras, além de possuir baixo teor de calorias pela isenção de gorduras e açúcar.

Deste modo, os carboidratos são liberados lentamente prevenindo o aumento acentuado de insulina no corpo.

O chá também pode deixar a pessoa mais disposta, uma vez que aumenta seus graus de energia.

 

Chá branco

Benefícios dos chás

Assim como o chá verde, o chá branco também é extraído da planta Camellia Sinesis.

A diferença se apresenta no momento da colheita.

As folhas do chá branco são colhidas ainda jovens e passam pelo processo de oxidação.

As pesquisas indicam que esse chá possui mais resultados benéficos do que o Chá Verde.

Isso se deve ao fato de que não sofre quase nenhum processamento, resultando em uma maior quantidade de antioxidantes, além de possuir um sabor mais suave.

Esse sabor suave é levemente adocicado, o que torna desnecessário a adição de açúcar quando for ingerido.

O chá branco ajuda a acelerar o metabolismo, é diurético, desintoxicante, bloqueia e evita a absorção e o armazenamento de gordura além de regular a glicose no organismo o que favorece na perda de peso.

Além disso, ele possui altos níveis de cafeína e EGCG (galato de epigalocatequina), compostos que comprovadamente auxiliam na perda de peso.

Efeitos anti-virais e anti-bacterianos também são benefícios do chá.

O chá branco é uma bebida que pode ser consumida em qualquer momento do dia.

Isso faz com que sinta menos vontade de consumir outras bebidas e alimentos com muito açúcar, o que também torna mais fácil manter a disciplina da dieta.

Chá preto

Benefícios dos chás

O mais famoso e super poderoso chá preto não contém praticamente nenhuma quantidade de gorduras ou calorias, quando ingerido sem adição de outros ingredientes.

Isso faz dele uma ferramenta muito útil para o emagrecimento, uma vez que estimula o organismo em diversos processos na redução de calorias.

De acordo com nutricionistas, o efeito do chá preto pode não ser muito grande, mas é significativo para a perda de peso, já que funciona como um supressor do apetite minimizando as chances de comer por compulsão e/ou em excesso.

A bebida também aumenta a taxa metabólica temporariamente, de modo que a queima de calorias nos alimentos seja acelerada em nosso organismo.

Além disso, o chá preto tem a capacidade de desintoxicar o corpo ajudando a eliminar radicais livres possuindo um teor mais medicinal do que o chá verde e o chá branco.

Sabores naturais e saudáveis

Benefícios dos chás

Conforme já visto, a infusão de ervas, raízes, flores e frutas possibilita um leque de opções e probabilidades de combinações.

As infusões, que variam entre si, vão além do bom paladar e podem ser soluções saudáveis para problemas específicos. É o exemplo desses chás:

Camomila

Famosa por ter ação calmante, a camomila tranquiliza o sistema nervoso e é usada para combater sintomas de ansiedade, insônia, enxaqueca, além de aliviar problemas de estômago.

Essa opção é muito indicada para períodos de TPM, pois, além de aliviar as tensões ela ajuda a amenizar as cólicas menstruais.


Cidreira

Grande aliada do sistema digestivo, a erva cidreira ajuda a aliviar gases, sendo uma excelente bebida para ser tomada após as refeições para as pessoas que possuem problemas de digestão.

A erva também apresenta poder sedativo natural, por atuar como um calmante.

Por isso, seu consumo pode ser benéfico para pessoas que não conseguem dormir bem.


Gengibre

Uma das melhores fontes anti-inflamatórias, o gengibre atua como um calmante do sistema digestivo contra cólicas e gases.

É muito utilizado por gestantes por conta da restrição do uso de alopatias, para o combate de náuseas e enjoos.

Essa raiz pode ser bem eficaz quando o assunto é ter poder energético.

Outra vantagem é que o gengibre colabora para o combate às tão indesejadas e terríveis celulites.


Hortelã / Menta

Muito conhecida por ser utilizada como tempero de comida e de drinks, as folhinhas refrescantes ajudam a manter as bactérias ruins no intestino incentivando o funcionamento regular.

Além disso, a erva de aroma revigorante auxilia na manutenção de órgãos como o estômago, melhorando a digestão, combatendo azias e a complicação de gases.


Dente-de-leão

Esse chá é perfeito para quem busca desintoxicar o fígado e estimular o seu funcionamento de maneira saudável.


Maçã

A maçã é uma fruta completa por conter diversas propriedades benéficas à saúde e quando se trata de chá, não poderia ser diferente.

A infusão da fruta é considerada como um excelente antidiarreico.

O chá também se faz importante ao auxiliar o processo de digestão e por conter propriedades sedativas.


Valeriana

O chá de Valeriana é o substituto natural dos comprimidos utilizados para dormir.


Alecrim

Excelente digestivo, o alecrim é considerado mais eficiente do que a hortelã.

O chá ainda apresenta ações antipasmódica, anti-inflamatória e desintoxicante.


Hibisco

O novo queridinho de quem segue dieta com regularidade, apresenta mais benefícios do que possamos imaginar.

Com alto poder diurético, o hibisco também ajuda no controle do colesterol.

A bebida ajuda a diminuir a inflamação da obesidade, por isso, é considerada um grande aliado do combate ao excesso de peso, além de ser uma boa opção para hipertensos, por conter menos cafeína do que o chá verde, mas benefícios semelhantes.


Limão

Riquíssimo em vitamina C, o limão tem alta ação quando falamos em alcalinizar o corpo, ou seja, ele funciona auxiliando o equilíbrio do PH do sangue dentro do nível alcalino.

Desta forma, não há perda de nutrientes e todos os sistemas permanecem estabilizados em perfeito funcionamento.

A dica também vale para que a casca seja preservada afim de ter uma ação muito forte de desintoxicação.


Maracujá

O maracujá é o calmante natural mais conhecido.

Os nutricionistas indicam o seu consumo para quem busca combater problemas de ansiedade, estresse, insônia, irritação e agitação.


Alfazema

Muitas mulheres que sofrem com as cólicas mensais, podem adotar o chá de alfazema para aliviar essas dores.

A planta que tem propriedade calmante e bactericida e é muito utilizada para minimizar dores de cabeça.


Canela

A canela, além de apresentar um aroma muito agradável, é uma ótima aliada no controle da diabetes.

Ela ajuda na redução da glicemia, regulando o açúcar do sangue e também favorece a circulação sanguínea.


Mate

Com maior preferencia do público, o chá mate é termogênico e antioxidante, perfeito para acelerar o metabolismo e evitar o envelhecimento precoce.

Entretanto, pessoas com hipertensão e gastrite devem evitar o seu consumo em excesso, por conter excesso de cafeína que aumenta a circulação e irrita a parede do estômago.

 

Conclusão

Benefícios dos chás 

Historicamente, o chá já era consumido com intuito medicinal desde a China antiga.

Desde então, ele vem sendo apreciado por diversos povos e, ao longo do tempo, passou a ser usado como bebida social. 

Conforme já visto, a bebida que possui diversos benefícios à saúde, anda adentrando aos costumes atuais de diversos públicos, em variados ambientes e sob a circunstância de qualquer adequação climática.

O chá é uma bebida acessível e muito fácil de se fazer.

A melhor forma de preparo é por meio da infusão, pois desta forma, as propriedades são conservadas e suas vantagens melhores aproveitadas.

Experimente aderir esse hábito saboroso e natural no seu dia a dia.

Conte a com a Fitmoda para fazermos uma parceria em prol da saúde!

Mas lembre-se, o consumo em excesso pode ser prejudicial à saúde.

Se cuide, procure um nutricionista e opte por alimentos mais naturais, que irão favorecer a sua qualidade de vida!

Quer mais dicas imperdíveis? Continue aqui no Blog Fitmoda conferindo outros conteúdos:

A importância de manter hidratado

Mastigar faz perder peso? [invista tempo durante as refeições]

Dicas para emagrecer corretamente [GUIA COMPLETO]

Benefícios de Uma Boa Noite de Sono

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Artigos Relacionados
Recomendamos para você
Glossário
Segurança
  • Norton Secured
Formas de Pagamento
Credibilidade
Baixe o APP grátis!
Não vai ocupar espaço no seu telefone.
Abrir Whatsapp