Compartilhar

    

Com a rotina cada vez mais corrida, a frase somos o que comemos, nunca fez tanto sentido para muitas pessoas. Desta forma, especialistas apontam a reeducação alimentar, como a principal maneira de reaver bons costumes em busca de uma vida saudável.

Uma das grandes e mais comuns características de boa parte da sociedade atual, é obter resultados imediatos. Sendo assim, os principais investimentos são feitos através de meios que obtém mais rápido a conquista do objetivo.

Dietas mirabolantes, shakes e cosméticos em geral, são a prova de que as pessoas estão dispostas a alcançar a meta a qualquer preço, principalmente quando o assunto se trata do emagrecimento.

Isto posto, iremos abordar no texto a seguir, os diversos pilares da reeducação alimentar. Tal método, é considerado o mais indicado para quem busca melhorar condicionamentos através da alimentação. Leia mais!

     

O QUE É REEDUCAÇÃO ALIMENTAR?

     

Reeducação Alimentar | Fitmoda

    

Reeducação alimentar nada mais é do que a modificação de hábitos alimentares e comportamentos com relação à alimentação. Ou seja, é como tomar consciência e equilibrar a maneira com que se ingere comida.

Por isso, a reeducação alimentar propõe mudanças de atitudes, ao invés de permanecer com a oscilação de comportamentos entre a tentativa de realizar diversas dietas e o ato de comer em excesso. Elas visam solucionar doenças, emagrecer ou a manutenção da saúde.

A reeducação alimentar consiste exatamente no processo em que visa suprir as necessidades do nosso corpo. As finalidades podem ser diversas entre ganhar ou perder peso, mas o importante está na maneira em que nos acostumamos a comer corretamente.

Sua principal proposta é garantir uma vida saudável, sem restrições. Você pode comer o que quiser, desde que nas quantidades dosadas, sem exageros.

     

REEDUCAÇÃO ALIMENTAR X DIETA

     

Reeducação Alimentar | Fitmoda

    

Você sabe qual é a diferença entre reeducação alimentar e a dieta? A distinção entre os dois é que a dieta propõe uma restrição de algumas coisas, já a reeducação te ensina como comer corretamente.

A exemplo disso, muitas dietas proíbem o consumo de carboidratos, para focar nos shakes proteicos, insistindo no consumo excessivo de líquidos, como prevê também muitas dietas a base chás.

Tais estratégias buscam uma única finalidade, a perda de perda de peso, é quando não orientadas por um profissional especializado, durante apenas um curto período e podem sofrer a perda de músculos e a deficiência em vários micronutrientes.

Além disso, o corpo humano não é adaptado à certos tipos de dietas. Após de alguns dias, começa a sensação de uma vontade incontrolável de consumir massas e açúcares, chamada compulsão alimentar.

Já a reeducação alimentar é um método feito para a vida toda. Você se conscientiza da sua alimentação, aprendendo a fornecer os suprimentos que o corpo precisa para viver saudável, sem ter que restringir qualquer tipo de alimento do seu cardápio.

Assim é a reeducação alimentar, uma mudança de comportamento para que se leve uma vida saudável, que te afasta da compulsão alimentar e diminui a vontade que antes era incontrolável de comer alimentos que não te beneficiam nem nada além do desejo de consumir.

     

CONSCIÊNCIA E DISTÚRBIOS ALIMENTARES

     

Reeducação Alimentar | Fitmoda

    

Muitas das vezes, os maus hábitos alimentares estão associados à condições mentais e outros distúrbios, como ansiedade, depressão e o estresse, que geram comportamentos nocivos ao indivíduo, que busca através da alimentação compensar tais incômodos.

Cada pessoa, em particular, está sujeita a fatores genéticos na escolha do tipo e da quantidade de alimentos a consumir. Quando em desequilíbrio, o sistema pode desencadear alguns transtornos alimentares, como anorexia, bulimia, vigorexia e obesidade.

Sendo assim, é muito importante saber a reconhecer a origem dos comportamentos para em primeiro passo alterar hábitos alimentares. Mente e corpo são um complemento um do outro principalmente na hora de influenciar a esses comportamentos.

Por isso é tão importante recorrer à ajuda nutricionista com um psicólogo para a mudança de comportamento.

Estes profissionais auxiliarão não só no conhecimento dos alimentos adequados para cada pessoa, mas também a reconhecer a importância de adotar uma nova postura com relação à alimentação, com o objetivo de cuidar da saúde acima de tudo.

Uma pessoa que se alimenta corretamente possui mais qualidade de vida, tornando a o modo de viver mais agradável.

     

A IMPORTÂNCIA DA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

     

Você deve estar se perguntando, mas por que devo reeducar minha alimentação? A resposta é bem simples, além da perda de peso que é um dos principais objetivos de quem adota a conduta, o processo garante benefícios que melhoram o seu dia a dia. Veja a seguir:

     

QUALIDADE DE VIDA

     

Reeducação Alimentar | Fitmoda

    

Que a alimentação é um dos fatores primordiais para se ter uma vida que te proporciona bem-estar, não é novidade para ninguém. Por isso, está no topo da lista das vantagens de se realizar a reeducação alimentar. Afinal, quem não gosta de viver bem?

Alimentar-se corretamente é a base que seu corpo precisa para produzir elementos necessários como músculos, hormônios e neurotransmissores. Sem os nutrientes adequados o corpo está sujeito a ficar cansados o dia todo, deprimido e com baixa concentração.

Além disso, existe a maior chance de prevenção de várias doenças por meio de uma alimentação saudável, balanceada e adequada ao seu corpo e idade. Até mesmo estados psíquicos, como o estresse e a ansiedade, podem ser amenizados quando nos alimentamos direito.

     

BOAS NOITES DE SONO

     

Reeducação Alimentar | Fitmoda

    

Entre as vantagens da melhoria da qualidade de vida, o sono é uma das mais vigorosas, ao mudar o cardápio das refeições.

As mudanças e efeitos positivos durante o processo fisiológico são perceptíveis, ao se deitar na cama sem sentir dores, estar bem com seu corpo e poder descansar e relaxar.

Assim, acordamos mais dispostos e descansados, pois o ciclo de sono fica regulado, temos energia para realizar as tarefas diárias.

     

REDUÇÃO DOS RISCOS DE DOENÇAS

     

Reeducação Alimentar | Fitmoda

    

Um corpo saudável, apresenta regularidade e taxas equilibradas que favorecem a prevenção de muitas doenças decorrentes da má alimentação. Sendo assim, boa alimentação permite que você tenha uma vida mais longa e de boa qualidade.

     

CONTROLE DA GORDURA CORPORAL

     

Reeducação Alimentar | Fitmoda

    

Uma das principais buscas pela reeducação alimentar é a preocupação com a estética, pois com a reeducação alimentar, são consumidos os alimentos que são necessários para manter seu corpo saudável, sempre tomando cuidado com os excessos o que facilitará a perda de gordura com o tempo.

     

COMO COMEÇAR A REEDUCAÇÃO ALIMENTAR?

     

PROCURE UM PROFISSIONAL DA SAÚDE

     

Reeducação Alimentar | Fitmoda

    

É muito importante e necessário o acompanhamento com um profissional da saúde, que garantirá que a orientação será focada em você.

Um nutricionista vai ajudar a organizar a sua rotina e indicando os alimentos que não podem ficar de fora da sua alimentação, fazendo com que não haja nenhuma deficiência de nutrientes, que desencadeiam em outras complicações.

     

MANTENHA-SE HIDRATADO

     

Reeducação Alimentar | Fitmoda

    

Sabemos que a maioria do nosso compor é composto por água. Deste modo, o ideal é beber pelo menos 2 litros de por dia, pois a água não tem calorias e limpa as toxinas do corpo facilitando a desintoxicação.

Este hábito deve ser criado afim de melhorar o metabolismo e sistemas como intestinal e evitar a retenção de líquido.

 Bebidas como refrigerantes e sucos de caixinha, devem ser evitados, pois são cheios de açúcar e conservantes. Priorize bebidas como chás, café, leite, sucos naturais, água de coco.

     

INCLUA ALIMENTOS COLORIDOS NO PRATO

     

Reeducação Alimentar | Fitmoda

    

O recomendável, é conter pelo menos 5 cores no prato, principalmente o verde. Quanto maior a variedade, melhor! Essa é a hora de ser criativo na cozinha e dar vez sempre aos alimentos frescos.

     

MUITAS FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES

     

Reeducação Alimentar | Fitmoda

    

A variedade se extende a todos esses tipos de alimentos, pois são neles que encontramos fibras, vitaminas, minerais, antioxidantes e muito mais.

 Procure comer de 3 a 5 frutas por dia, variando pelo menos em 2 opções e prepare um prato colorido com muitos legumes e verduras.

     

ORGANIZE SUAS COMPRAS

     

Reeducação Alimentar | Fitmoda

    

Os ingredientes que não podem faltar na sua lista são carnes magras, ovos, frutas, verduras, legumes, fontes de carboidratos complexos (arroz ou macarrão integral, batata doce, pão integral).

 Desta forma você poderá se preparar melhor para lanches e refeições que devem ser feitos de 3 em 3 horas, sem ter que se preocupar em pular a ordem delas ou substituí-las por alimentos que não contribuem com nenhum valor nutricional.

Priorize carboidratos integrais, pois eles possuem a digestão mais lenta e assim, liberam menos açúcar o sangue e são ricos em fibras, que contribuem para o melhor funcionamento do intestino além de garantirem maior saciedade por mais tempo.

     

COMA DE 3 EM 3 HORAS

     

Reeducação Alimentar | Fitmoda

    

Comer devagar a cada 3 horas é essencial, porque desta forma o nível de glicose no sangue é mais estável fazendo com que você sinta menos fome.

Entretanto, deve-se ingerir menor quantidade de alimentos em cada refeição, respeitando sempre cada uma delas com suas composições feitas pelo café da manhã, lanche do meio da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.

     

SE MOVIMENTE

     

Reeducação Alimentar | Fitmoda

    

A prática de exercícios físicos garantes inúmeras vantagens ao corpo humano e uma delas é ao interferir na sua reeducação alimentar.

A alimentação saudável e equilibrada já é capaz de proporcionar uma grande melhora no estilo de vida, quando aliada à prática de exercícios, os desempenhos podem ser ainda mais superiores.

 Os benefícios potencializados através das atividades regulares vão te ajudar a realizar a queima de gordura ruim e tonificar ainda mais os seus músculos.

Aqui na Fitmoda você encontra os melhores looks para elevar os seus treinos!

     

EVITE DE INDUSTRIALIZADOS

     

Reeducação Alimentar | Fitmoda

    

Reeducação alimentar e produtos industrializados não combinam! Porém, isso não significa que nunca mais poderá consumi-los, mas lembramos que é sempre bom evitá-los.

Isso porque, os alimentos industrializados são cheios de sal, gordura e açúcar adicionados. Esses ingredientes interferem diretamente processo de transformação para uma vida saudável. Priorize alimentos que saíram da terra ou que foram minimante processados.

     

COMO MANTER A REEDUCAÇÃO ALIMENTAR?

     

Reeducação Alimentar | Fitmoda

    

A disciplina é uma das palavras chaves de quem deseja ter sucesso durante esse processo. Todas as regras vistas acima são válidas, principalmente as que informam que a orientação de um profissional de saúde é muito importante para que tudo dê certo.

Ainda assim, o fator determinante para se atingir as metas é você mesmo, uma vez que terá que se organizar para cuidar de si, cumprindo com as orientações destinadas ao seu biotipo.

Siga a dieta proposta pela nutricionista, faça consultas com o psicólogo para analisar a sua mente e com médicos que avaliam com frequência o seu estado físico. Evite passar longos períodos sem comer e beba sempre muito líquido.

A reeducação alimentar, não consiste apenas em organização alimentícia, é preciso estar atento à alguns fatores que atuam diretamente no processo.

Por isso mantenha-se atento as poucas horas dormidas, pois a falta de sono está relacionada à muitas doenças que incluem o aumento de peso e a obesidade.

Além disso, o estresse também é outro fator que aumentam o apetite, devido aos níveis do hormônio cortisol que quando elevados gastam a reserva de glicose e causam os desejos por consumir doces e salgados.

Por isso, não se esqueça também de se exercitar. As atividades físicas são fundamentais para manter mente e corpo são. Elas são uma forma não só de queimar calorias, mas também de desviar o pensamento da vontade de comer produtos sem valor nutricional.

     

CONCLUSÃO

     

Reeducação Alimentar | Fitmoda

    

A partir deste artigo, conseguimos aprender um pouco mais sobre os processos de uma reeducação alimentar e entender que ela não significa necessariamente restringir alimentos.

A reeducação busca organizar melhor a ingestão das porções de alimentos que são favoráveis à saúde de uma maneira mais saudável, realizando mudanças no estilo da alimentação que inicialmente podem ser vistos como difíceis, mas que com o tempo se transformam em hábitos naturais.

Sendo assim, um individuo equilibrado nutricionalmente, tem menos chances de desenvolver doenças mentais e físicas.

Que tal começar a pensar no processo de reeducação alimentar para sua vida?

Conte com a Fitmoda investir neste novo projeto que irá transformar a sua rotina, melhorando a sua qualidade de vida!

Quer mais dicas imperdíveis? Continue aqui no Blog Fitmoda conferindo outros conteúdos:

Como Não Desistir da Dieta: Dicas, Atitudes e Passo a Passo

Benefícios de Uma Boa Noite de Sono

Erros Constantes De Quem Começa A Fazer Dieta

Parecem saudáveis, mas não são!

     

Reeducação Alimentar | Fitmoda

    

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Artigos Relacionados
Recomendamos para você
Glossário
Segurança
  • Norton Secured
Formas de Pagamento
Credibilidade
Baixe o APP grátis!
Não vai ocupar espaço no seu telefone.
Abrir Whatsapp